TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL

Dissertações: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO PEDAGOGIA

CARLA SOARES PASSOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL

Cidade

Teófilo Otoni

2013

CARLA SOARES PASSOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL

Atividade apresentada à Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a realização de uma atividade da disciplina: Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem. Educação, Sociedade e práxis Educativa. Políticas Públicas na Educação Básica. Teoria e práticas do currículo. Prática Pedagógica interdisciplinar: Escola e Sociedade. Seminário Interdisciplinar II. Sob a orientação dos professores: Carlos Eduardo Gonçalves, Lisnéia Rampazzo, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, Edilaine Vagula, Vilze Vidotti, Rosely Montagnini, Bernadete Strang e Fabio Luiz da Silva.

Teófilo Otoni

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL

Memórias de infância e das experiências vivenciadas na escola.

Desde os tempos de criança, a educação era latente na minha vida: Ela se manifestava no modo de me vestir e nas brincadeiras. Aos domingos reunia os amigos no quintal da minha casa e brincava de ‘aulinha’ criava um cenário que reproduzia o ambiente da sala de aula, mas ainda era pouco. Pedi a minha mãe um presente especial de natal: uma mesinha com cadeiras e um quadro de giz para eu dar aula. Chegou o mês de Dezembro e para a minha surpresa, quando cheguei a minha casa lá estava pendurado na parede do quartinho, o meu quadro de giz com o apagador e dispersas no quartinho duas mesinhas com quatro cadeiras cada uma. Naquele mesmo dia, eu me vestir especialmente para a ocasião e convoquei os meus ‘alunos’ para uma ‘aula extra’ não consegui esperar o domingo chegar para viver aquela emoção. E assim foi, a cada domingo, em brincadeira de criança, que eu, no meu inconsciente vivi a vocação como para educar.

Nasci em Lufa, Município de Novo Cruzeiro - MG, e lá passei bons momentos na primeira série do Ensino Fundamental, depois meus pais mudaram para Teófilo Otoni - MG , onde terminei o ensino primário.

Agora vou citar uma pequena trajetória do ensino na minha infância: Na 1° Série estudei na Escola Estadual em Lufa, e a professora chamava Marina, que por sinal era muito tranquila, aprendi a ler e escrever rápido, pois eu amava a turma e a educadora. Na 2° Série estudei na Escola Estadual Manoel Esteves em Teófilo Otoni, minha professora era Dalva, falava muito em Deus e na importância da família. Na 3° Série estudava com a professora Josina que era muito brava e não aproximava dos alunos. Foi na 4° série que realmente entendi de modo significativo o desejo de ser educadora, pois a professora me encantava, ela se chamava: Maria Auxiliadora, brincalhona, e envolvia a turma nas suas aulas de tal maneira, que às vezes eu queria até ficar na escola o dia inteiro.

Nas carteiras da sala da 4° Série, eu viajava a cada descoberta, momentos mágicos na voz suave da minha querida Maria Auxiliadora. Das minhas memórias do período de alfabetização, um momento especial que recordo com muito carinho até hoje: Era mês de agosto e nosso grupo ficou responsável por desenvolver o tema folclórico: comidas típicas e escolhemos receita de bolo de fubá. Por sermos crianças, e preocupada com a nossa segurança, Maria Auxiliadora se ofereceu para nos ajudar a preparar a receita do bolo e nos convidou a passar à tarde na casa dela para que pudesse supervisionar o preparo da receita. E assim o fizemos. Fomos para a casa de Maria Auxiliadora, para literalmente por a ‘mão na massa’. E ali naquele momento mágico construíamos de maneira significativa a aquisição do conhecimento.

Maria Auxiliadora era uma professora à frente do seu tempo. Tínhamos prazer em estudar, pois ela conseguia fazer com que o tempo reservado às tarefas acontecesse de maneira lúdica e agradável.

E hoje, posso afirmar com toda convicção, que a minha querida professora deixou marcas profundas ao longo da minha vida, e no meu processo de formação.

Outra professora que fez a diferença na minha formação, também professora de português, da 5° Série do Ensino Fundamental, Dona Arminda, que mesclava na sua metodologia de trabalho tradicionalismo, conciliado a práticas modernas de ensino. As aulas de composição (como era chamada na época as aulas de produção de textos) era feito um trabalho prévio de articulação entre a disciplina de Língua Portuguesa e uma música de sucesso do momento. Era feito um trabalho explorando a música e sempre havia culminância com uma apresentação em sala de aula, e a partir da letra da música era escolhido um título para que fizéssemos a dissertação do tema proposto.

As Minhas Expectativas Quanto à Passagem do Ensino Médio para a Educação Superior no Curso de Pedagogia.

Estudei o Ensino Médio na Escola Estadual Alfredo Sá – Teófilo Otoni _ MG. A Escola nos orientava sobre como fazer algumas escolhas de cursos para o Ensino Superior, Mas mesmo assim as minhas expectativas quanto à passagem do Ensino Médio para a Educação Superior eram de dúvidas constantes, desde o 1° ano do Ensino Médio que eu analisava várias possibilidades de carreiras profissionais, mas não tirava da minha cabeça, a área educacional.

Já pensei em fazer medicina e até engenharia, mas logo foi saindo da minha cabeça, pois os custos eram altos e eu e nem minha família não tinha condições para manter, porque os cursos só existiam em outras Universidades, fora da minha cidade.

Então, diante de várias dúvidas, minha família me orientou a fazer o curso de Direito, mas não deixei de pensar na educação, por causa da minha história da infância onde eu adorava brincar de aulinha com os colegas, e a minha mãe incentivava comprando materiais para a concretização de minhas brincadeiras, então, por isso que resolvi optar pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com