TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL: "A Netshoes Ruma Em Direção A Nasdaq"

Pesquisas Acadêmicas: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL: "A Netshoes Ruma Em Direção A Nasdaq". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

Fundamentos de Marketing

1- Resposta:

• Elaborar um bom plano de Marketing. Nesse ponto o fundador e dono foi muito bem visto que a Netshoes é hoje uma das maiores lojas de vendas pela internet do país. Tudo isso graças a colaboração de um bom plano de marketing.

• Montar bons grupos de trabalho. Essa característica também ficou evidente no caso da Netshoes, pois a empresa investiu em contratar pessoas qualificadas para trabalhar na parte de “Call Center” por exemplo, era formada por professores de educação física.

• Realizar testes de mercado com os produtos. A Netshoes também soube fazer isto visto que na época de sua fundação não se havia nenhuma loja online voltada exclusivamente para parte de artigos esportivos.

Ao perceber isso seu fundador e gerente de produtos exploraram esse mercado promissor.

2- Resposta

Existem os seguintes tipos de clientes:

• Cliente eventual: Compram sem fidelidade, com um ou mais produtos em situações de necessidade ou necessidade ocasional.

• Cliente regular: próximos da fidelidade compram determinado produto periodicamente;

• Defensor: Seja por satisfação ou insatisfação, divulgam a marca da empresa e sua experiência com o produto para terceiros.

O cliente externo é aquele que está na sociedade de consumo, detentor de determinado poder de compra. O cliente interno é muito referido nas ações de endomarketing das empresas, pois são os funcionários, equipes de trabalhos e demais colaboradores internos da empresa.

No cenário atual, todo empreendimento deve encantar o seu cliente oferecendo produtos de alta qualidade a preço acessível, serviço eficaz, resposta imediata e as devidas soluções para os problemas e dúvidas proveniente do uso da mercadoria.

Diagnóstico Organizacional

1- Resposta:

Pontos fortes:

• Inovação: Visto que a Netshoes foi a primeira do ramo. No caso de venda pela internet exclusivamente de artigos esportivos.

• Publicidade: A Netshoes, como vimos, investiu em investe muito em propaganda inclusive permaneceu por algum tempo como a empresa que mais investiu em propaganda e publicidade na internet e outros meios de comunicação em massa.

• Criatividade: Conforme observado na leitura do texto a Netshoes também é criativa em tudo que faz visto que usa recursos que tem a sua disposição para chamar a atenção do cliente.

Pontos Fracos:

• Formas de pagamento: Nesse quesito a Netshoes não apresenta nenhum diferencial das outras do mesmo ramo. Isso acaba equiparando ela com suas concorrentes.

• Falta de lojas físicas: Talvez se houvesse ao menos uma loja física em sua estrutura favoreceria seu crescimento.

• Diminuição de propaganda: A Netshoes vem aos poucos deixando de investir nessa parte, o que pode prejudicar seu faturamento.

Ameaça:

• Surgimento de grandes concorrentes: Centauro, Daffiti e Kanui são exemplos dessa forte concorrência.

Gestão de Custos

1- Resposta:

Existem duas formas para fazer o cálculo do preço de venda de um produto: ou com base nos custos ou analisando o mercado e os preços dos concorrentes. Qual é o melhor método? Os dois. Isso porque adotar o preço de venda de um produto pelo simples cálculo de seus valores pode fazer com que este produto deixe de ser condizente com o praticado no mercado.

Por outro lado, adotar o valor somente pelo mercado também é um grande erro, pois, se não houver o cálculo dos custos, o produto pode ser vendido a preço abaixo do necessário para se pagar, gerando prejuízo para a empresa.Se o empresário tiver dificuldades para estruturar os cálculos do preço dos seus produtos, recomendo recorrer a sites e/ou treinamentos de formação de preços para aprofundar seus conhecimentos e adquirir mais segurança nesta tarefa, que é chave para o sucesso financeiro de uma empresa.

Calculado o preço de venda, agora é hora de compará-lo ao mercado. Se o custo calculado estiver abaixo do valor de mercado, isto permitirá ao empresário decidir se o venderá no valor calculado ou se aumentará segundo o valor de mercado, podendo obter boas margens de lucro.

No caso do preço calculado ficar acima do valor de mercado, vale a análise para redução dos gastos – ou mesmo da margem de lucro pretendida – com intuito de chegar a um preço competitivo para o produto. Pode-se ainda optar pelo número acima do mercado, sabendo-se que precisará desenvolver outros diferenciais, como atendimento, marca ou entrega.

Algumas empresas usam como estratégia a redução de percentuais de lucro em alguns produtos (ou lucro zero e até prejuízo), com intuito de torná-los “iscas” para atrair clientes ou mesmo complementando um mix de compra. Assim, o empresário terá prejuízo sobre alguns produtos (mas isso será consciente) e lucro em outros. O sucesso financeiro se dará pela composição de vendas de todos os produtos vendidos.

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »