TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER INICIAL GESTÃO PUBLICA PREVIDENCIÁRIO

Por:   •  11/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDERP - PÓLO NAVIRAI/MS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: ESTADO E PODER LOCAL, FINANCIAMENTOS PÚBLICOS, GESTÃO URBANA E DE SERVIÇOS PÚBLICOS, LICITAÇÕES,CONTRATOS E CONVÊNIOS, POLÍTICAS PÚBLICAS.

ADRIANO PASSARELLI

5359697116

TUTOR A DISTÂNCIA: Altemar Pereira

PROINTER IV – RELATÓRIO PARCIAL – POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

NAVIRAI/MS

2018-2

ADRIANO PASSARELLI

5359697116

TUTOR A DISTÂNCIA: Altemar Pereira

PROINTER IV – RELATÓRIO PARCIAL – POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

Prointer IV (parcial – N1) – requisito no Curso Superior de Tecnologia Gestão Pública - para obtenção de notas nas disciplinas ESTADO E PODER LOCAL, FINANCIAMENTOS PÚBLICOS, GESTÃO URBANA E DE SERVIÇOS PÚBLICOS, LICITAÇÕES,CONTRATOS E CONVÊNIOS, POLÍTICAS PÚBLICAS  da Universidade Anhanguera Uniderp, 4º semestre, Polo Naviraí/MS (4114), sob a orientação dos Professores a Distancia e o Tutor EAD Altemar Pereira.

NAVIRAI/MS

2018-2


SUMÁRIO

a) INTRODUÇÃO - DIAGNÓSTICO DA EMPRESA: E. A. O. E. IMÓVEIS & LOCAÇÃO …………………………….…………………………………...................

b) PESQUISA BIBLIOGRÁFICA: CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS..................

     b1) Levantamento  de  campo:  entrevista  com  profissional  da  área  de  recursos

           Humanos - E. A. O. E. Imóveis & Locação........................................................

c) CONSIDERAÇÕES .................................................................................................

d) REFERENCIAS........................................................................................................

ANEXO...........................................................................................................................

4

5

11

15

16

17

 


a) INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar alguns levantamentos obtidos através das pesquisas realizadas, relacionadas as políticas públicas de Previdência Social e os benefícios que podem ser oferecidos aos cidadãos segurados e identificar de alguma maneira sugestões que futuramente possam possibilitar a melhorias nos procedimentos realizados, minimizando assim as burocracias existentes nessa modalidade, contribuindo de forma direta para o cidadão e a própria previdência, buscando equacionar a relação entre ambos.

A Previdência Social, impacta diretamente no âmbito das políticas públicas e nos gastos do país, atingindo grande parte das famílias e a sociedade como um todo. Com base nestes dados, diversos estudo vem sendo desenvolvidos e dedicados as análises previdenciárias.

 


POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL

A Previdência Social no Brasil se destaca como uma das principais políticas públicas na área social e tem como objetivo assegurar a renda dos trabalhadores e seus dependentes em casos de perda de suas capacidades de desenvolvimento de trabalho. Podemos definir que a Previdência Social é uma ponte entre os beneficiários e o Estado, sendo dividas em três categorias sendo elas: trabalhadores, empregadores e o governo, em uma ampla análise conclui-se que esse instrumento acaba sendo um mecanismo de proteção social para a população. De maneira geral definimos que a Previdência Social tem como objetivo contribuir com recursos financeiros para toda a classe de trabalhadores formais ou informais, de forma provisória ou permanente. Com base a essas informações podemos enquadrar a Previdência Social como uma política pública, em virtude de seus objetivos e sua forma de aplicação.

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PREVIDÊNCIA SOCIAL

A Previdência Social é um seguro social destinado a pessoas que contribuem ou contribuíram (em muitos casos estendidos a seus dependentes) e que por alguma razão perderam a capacidade temporária ou permanente de trabalho. Isso pode acontecer por motivos de doença, invalidez, perda de emprego, velhice, morte, reclusão e maternidade. Além disso, trabalhadores autônomos que trabalham sem carteira assinada (pedreiros, vendedores ambulantes, artistas de rua, etc.), podem contribuir mensalmente de maneira voluntária e, assim, garantir seus direitos junto à Previdência Social. Todo trabalhador que contribui mensalmente para a Previdência Social é chamado de segurado e tem direito aos benefícios e serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Na Previdência Social brasileira podemos destacar os seguintes benefícios:

- Aposentadoria por tempo de contribuição;

- Aposentadoria especial;

- Salário Família;

- Salário Maternidade;

- Auxílio Doença

- Pensão por morte;

- Auxílio acidente;

- Auxílio  reclusão;

- Aposentadoria por invalidez.

A Previdência Social brasileira divide – se em duas classes : regime geral que destinado aos trabalhadores do setor privado , e o  regime próprio que é destinado aos servidores públicos.

FRAGILIDADES QUE DÃO MARGEM À BUROCRACIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com