TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ANIMAIS

Artigo: PROJETO ANIMAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  1.681 Palavras (7 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETOS

Uma temática trabalhada em formas de projeto pode trazer muitos benefícios para o aprendizado, uma vez que pode contemplar diversas áreas de conhecimentos de forma articulada entre si.

A pedagogia de projetos é uma possibilidade interessante em termos de organização pedagógica porque, entre outros fatores, contempla uma visão multifacetada dos conhecimentos e das informações. Todo projeto é um processo criativo para alunos e professores, possibilitando o estabelecimento de ricas relações entre o ensino e aprendizagem... (BARBOSA; HORN, 2007, P.53)

A escolha da temática pode advir de problematizações geradas na sala de aula, dúvidas dos alunos ou dando sequência a outros projetos. Deve colocar os alunos em uma postura participativa, investigativa e que vise alcançar os objetivos. É possível planejar os temas dos projetos a partir de situações geradas no próprio cotidiano escolar, ou no coletivo escolar. A coleta das informações pode contar com a participação da família

PROJETO CONHECENDO OS ANIMAIS

Justificativa: este projeto tem como meta desenvolver o raciocínio logico das crianças priorizando o conhecimento sobre os tipos de animais, hábitos e suas diferenças.

Objetivo geral: Este projeto tem como objetivo primordial, proporcionar para as crianças o conhecimento do mundo animal, sua alimentação, habitat, reprodução, também promover a possibilidade de conhecer as particularidades de cada um, ou seja, origem, classe, tamanho; se são domésticos ou não, e quando não, mostrar o porque não pode ser criados em convívio social.

Objetivos específicos:

• Conhecer os tipos de animais

• Seus hábitos e características

• Sua alimentação

• Classificação dos animais em mamíferos, aquáticos e terrestres

• E Reprodução

Faixa etária: 5 anos.

Duração: 4 semanas

Neste projeto é possível explorar várias atividades que englobam diferentes eixos. Em seguida, há alguns exemplos de como isso é possível:

• NATUREZA E SOCIEDADE:

Para trabalhar este eixo com as crianças é interessante proporcionar passeios, onde é possível a criança conhecer o habitat de cada animal, como é feita sua alimentação, reprodução, convívio afim de que a criança possa ver e explorar o que aprendeu na escola, proporcionando seu maior entendimento.

• MÚSICA

Cantar e representar com as crianças diversas canções que contenham animais, por exemplo: “Dona Aranha”, “O sapo não lava o pé”, “Borboletinha”. Entretanto, o professor pode deixar essa atividade mais visual, mostrando vídeos, como o da musica “Gosto de elefante”, do DVD “Xuxa só para baixinhos 10” e animais dos Zôo do Barney.

• ARTES

Nas Artes as possibilidades são muitas, é possível fazer teatro de fantoches, dedoches, proporcionar passeios para peças de teatro relacionadas ao tema, elaborar feiras de construção de animais feitos pelas crianças de sucata, pinturas, gravuras, desenhos livre, etc.

• MOVIMENTO

O professor pode, juntamente com as crianças, fazer imitações e adivinhações de gestos e sons de animais, trabalhar teatro de luz e sombra, danças.

• LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

Promover roda de conversa,imitações, contação de histórias, troca de experiências, recorte e colagem, etc.

• MATEMATICA

Mostrar quantidade as crianças, por exemplo, verificar quantas patinhas tem determinado animal, noção de maior e menor, de dentro e fora. Entra aqui também as classificações desses animais.

Musica “ELEFANTINHO”, “OS TRES CARNEIRINHOS”- XUXA

Desenvolvimento do projeto:

1ª SEMANA: CONHECENDO OS ANIMAIS

O professor poderá conduzir este início de atividade com os conhecimentos prévios dos alunos, iniciando com uma roda de conversa e perguntando o que sabem sobre o tema.

ATIVIDADE 1: RODA DE CONVERSA:

Eixos: Natureza e sociedade e Linguagem oral

Desenvolvimento: O professor deve começar essa roda perguntando para as crianças quem tem animais de estimação, que tipo de animal é esse, suas características e como é sua alimentação. Logo após, ele falará que existem outros tipos de animais além desses citados, perguntando quais outros animais eles conhecem e o que sabem deles. O professor falará de outros que não forem comentados.

ATIVIDADE 2: TEATRO DE LUZ E SOMBRA

Eixo: Linguagem oral e escrita

Desenvolvimento: fazer e ensinar as crianças a fazerem sombras de animais com as mãos. O professor deve estudar e saber como direcionar esta atividade. Ele deve elaborar a sombra de determinados animais e pedir que as crianças os reconheçam através dela e através de sons por ele emitidos. Pode-se deixar que a criança faça a sombra do seu próprio animal para que os outros reconheçam. Depois pode ser anotado em papel o que elas descobriram e quais as diferenças entre as sombras.

ATIVIDADE 3: MUSICALIZAÇÃO

Eixos: Música e movimento

Desenvolvimento: CD ou DVD Xuxa SPB10, música “Gosto de elefante” e Barney Zoo. Para esta atividade o professor pode deixar a criança explorar o que sabe de cada animal e reproduzir, como também a canção pode ser interpretada pelo professor a fim das crianças cantarem juntas .

ATIVIDADE 4: HORA DO CONTO

Eixo: Linguagem oral e escrita e Artes

Desenvolvimento: Contar história para depois desenharem. Antes de ser iniciado a contação da historia deve-se estimular a curiosidade da criança pelo assunto que ira ser tratado e observado os conhecimentos prévios que ela já possui. Logo após pede-se a criança que reconte a historia registrando em forma de desenhos e ela mesma desenhará o que mais gostou e o que entendeu.

ATIVIDADE 5: HORA DO FILME

Eixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com