TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EM PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho acadêmico: PROJETO EM PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.221 Palavras (21 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

WAUDÉLIA GONÇALVES DOS SANTOS SILVA, RA: 330519

JOCILENE ALVES DA SILVA, RA: 326947

MARIA DO PERPETUO SOCORRO ARRAES DE CARVALHO MARTINS, RA: 326949

MARIA CONCEIÇÃO LEITE, RA: 299519

MARIA DA CRUZ RIBEIRO, RA: 288077

PROJETO EM PROJETOS DE PESQUISA

EM SERVIÇO SOCIAL

TERESINA

2013

WAUDÉLIA GONÇALVES DOS SANTOS SILVA, RA: 330519

JOCILENE ALVES DA SILVA, RA: 326947

MARIA DO PERPETUO SOCORRO ARRAES DE CARVALHO MARTINS, RA: 326949

MARIA CONCEIÇÃO LEITE, RA: 299519

MARIA DA CRUZ RIBEIRO, RA: 288077

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS

Atividade Prática Supervisionada apresentado à Disciplina de, Projetos de Pesquisa em Serviço Social ministrada pela ProfºªMaria Cloltides Bastos do 6º Período do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera Uniderp como requisito parcial para a obtenção de note

Tutora Presencial: professora Jairane E. S. Aquino

TERESINA

2013

SUMÁRIO

1- APRESENTAÇÃO 04

2- PROBLEMÁTICA 05

3- HIPOTESE 05

4- DESENVOLVIMENTO 06

5- JUSTIFICATIVA 07

6- OBJETIVOS 07

6.1-Objetivo Geral 07

6.2-Objetivos Específicos 07

7- METODOLOGIA 08

8- REFERÊNCIAL TEÓRICO 09

9- AVALIAÇÃO 10

10- CRONOGRAMA 10

11- REFERENCIAS 11

APRESENTAÇÃO

Segundo Gil, o conhecimento científico permite verificar a veracidade do objeto pesquisado, confirmando a legitimidade ou negatividade dos fatos, neste estudo faz-se necessário uma leitura minuciosa de uma série de implicações que envolve as questões filosóficas, a ciência, a política, a economia e a ética entre outros.É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática, mas quando falamos em pesquisa científica, imaginamos pessoas nos laboratórios bem equipados, nos experimentos com ratos, na manipulação de plantas, nos microscópios, nos engenheiros criando tecnologias. Esse termo pesquisa científica traduz, pra nós está estudar os fenômenos sociais e as aplicações das novas tecnologias, tarefas que ficam a cargo das Ciências Humanas, da Educação, e das Ciências da Informática, quando tem no homem seu objeto de estudo.

Abarca as ciências naturais, exatas e sociais. E como em todas essas áreas, homens e mulheres estimados por enigmas que precisam ser decifrar e embrenha-se na busca de respostas .Essa busca acontece desde que o mundo é mundo, pois o ser humano traz consigo a curiosidade e a necessidade de transformar o ambiente em que vive. Por isso mesmo, se olharmos par a trás, veremos que nossos antepassados sempre estiveram em busca de respostas para seus problemas, tentando entender como os fenômenos aconteciam, movimentando o fazer científico. A ciência, por tanto, busca respostas, as respostas, por sua vez resultam em novos conhecimentos, pois respondem a muitas de nossas muitas indagações. Para chegar a essa etapa, no entanto, o cientista precisa passar por outras duas: refletir sobre o fenômeno estudado e saber como ele acontece, para, finalmenteexolicar como ela acontece.

O Serviço Social no seu processo de desenvolvimento se utilizou de diversas correntes teórico-metodológicas a fim de analisar e intervir na realidade, todavia, somente com a tradição marxista que o trabalho do assistente social obteve intervenção crítica na realidade social. Do mesmo modo, ocorreu com a produção do conhecimento; antes da tradição marxista o Serviço Social não possuía “maioridade intelectual”, com a inserção da tradição marxista nasce um novo Serviço Social, crítico e combativo. Dado o reconhecimento da incorporação da tradição marxista na prática profissional e na produção do conhecimento, surgem as agências de fomento à profissão, como forma de incentivo à prática da pesquisa em todos os estágios, desde a formação ao exercício profissional, sendo de suma importância para produção e consolidação do conhecimento.

PROJETO

TEMA: EVASÃO ESCOLAR

TÍTULO: EVASÃO ESCOLAR NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PROBLEMA:

Os alunos do 3° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Albino, localizada no povoado Buriti Grande município de Dom Expedito Lopes -PI, estavam preocupando o corpo docente da referida escola, vários fatores levavam os alunos a se evadirem. A necessidade de trabalhar para ajudar os pais em casa, ou no trabalho no campo, a falta de interesse provocada pela falta de estrutura na escola, de professor, de material didático e também por considerarem que a formação que recebem na escola não é significativa para eles.

HIPÓTESE:

Para diminuir o índice de evasão escolar, a escola deverá criar ações que estimulem o aluno a permanecer em sala de aula e aproximar família da escola. A participação e o envolvimento da família com a vida escolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com