TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panejamento Estrategico Financeiro

Pesquisas Acadêmicas: Panejamento Estrategico Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 7

ANALISE DE CREDITO E CONDICOES DE RISCO

ETAPA 4

A concessão de crédito envolve partes significativas de capital em condições de risco, por isso requer um cuidado minucioso que leve em conta as condições do mercado bem como os princípios de administração financeira. Ao conceder crédito ao cliente, a empresa procura primeiramente realizar uma referencia comercial, com o intuito de descobrir a probabilidade do cliente de estar pagando ou não. Á empresa que ira disponibilizar o crédito, utiliza varias fontes de informações disponíveis, para chegar a conclusão e determinar o valor merecido para o cliente. Umas das ferramentas utilizadas são as demonstrações financeiras, relatórios de crédito com o histórico de pagamento do cliente junto a outras empresas, pesquisas em Bancos, pois geralmente os bancos fornecem alguma assistência a seus clientes em termos de aquisição de informação sobre o credito merecido por outras empresas e a experiência de pagamento do cliente com a própria empresa. O credito possui grande relação com a política de cobrança, que é o ato de obtenção de pagamento de contas vencidas. O administrador de credito acompanha a experiência de pagamento com cada cliente de sua instituição financeira. Com o objetivo de avaliar, estudar e aprender sobre tais analise e disponibilidades oferecidas por algumas empresas apresentarão o artigo que demonstre tais riscos e importância no ato de no primeiro. momento conceder o credito e posteriormente se necessário realizar a cobrança.

Palavras - chave: análise crédito, cobrança, riscos, consultas.

1- Introdução

Basicamente, existem duas modalidades de créditos: o crédito interempresarial, envolvendo empresas e clientes, e o crédito pessoal, administrado por instituições financeiras.

Os investimentos em valores a receber representam uma parte significativa de seus ativos circulantes, exercendo, em consequências importantes influencias em suas rentabilidades. Os níveis desses investimentos dependem do comportamento das vendas e das formulações da política de crédito para a empresa, a qual engloba, Ao conceder crédito ao cliente, a empresa procura primeiramente realizar uma referencia comercial, com o intuito de descobrir a probabilidade do cliente de estar pagando ou não. Á empresa que ira disponibilizar o crédito, utiliza varias fontes de informações disponíveis, para chegar a conclusão e determinar o valor merecido para o cliente. Umas das ferramentas utilizadas são as demonstrações financeiras, relatórios de crédito com o histórico de pagamento do cliente junto a outras empresas, pesquisas em Bancos, pois geralmente os bancos fornecem alguma assistência a seus clientes em termos de aquisição de informação sobre o credito merecido por outras empresas e a experiência de pagamento do cliente com a própria empresa. O credito possui grande relação com a política de cobrança, que é o ato de obtenção de pagamento de contas vencidas. O administrador de credito acompanha a experiência de pagamento com cada cliente de sua instituição financeira. Com o objetivo de avaliar, estudar e aprender sobre tais analise e disponibilidades oferecidas por algumas empresas apresentarão o artigo que fundamentalmente, os seguintes elementos: Analise dos Padrões de Crédito, Prazo de Concessão de Crédito, Descontos Financeiros por Pagamentos Antecipados e Política de Cobranças.

Talvez o principal insumo a ser estudado na definição á analise do risco das vendas a prazo, ou seja, a de decisões a definição dos prazos e os critérios de cobrança dos clientes. Como conseqüência dessas decisões deve a empresa definir os principais parâmetros de risco que estaria disposta a assumir.

Nas analises de risco são levados em contas diversos critérios e métodos, é desenvolvido pelo estudo de cinco fatores definidos na proposição original de Brighan e Weston, como os cincos Cs do crédito, ou seja: caráter, capacidade, capital, garantias (collateral) e condições.

O caráter indica a disposição do cliente em pagar corretamente seu crédito; a capacidade procura medir o potencial de geração de recursos do cliente visando a liquidação conforme pactuada; a variável capital esta mais voltada para mediação dos investimentos da firma cliente, dando atenção especial a seu patrimônio liquido; as garantias jugam os ativos que o cliente pode oferecer como forma de garantir seu credito; o fator condições envolve as influencias do comportamento da conjuntura econômica sobre a capacidade de pagamento do cliente.

Ainda dentro desse enfoque tradicional de avaliação do crédito pode ser enumeradas algumas importantes fontes de informações.

A primeira refere-se a uma avaliação de retrospectiva das demonstrações contábeis do solicitantede credito, as quais poderão vir suplementadas diversas informações adicionais, tais como fluxos de caixa, descrição das garantias potenciais etc.

Outra importante fonte para o processo é fornecida por empresas prestadores de serviços em acessórias as decisões de crédito. Esses serviços podem ser fornecidos pelo Serasa, Serviço de Proteção ao Crédito, Associações Comercias e Industrias, etc.

Com relação ao uso de indicadores- padrão, muitas empresas necessitam desenvolver para seu processo de avaliação de crédito, determinados índices - padrão específicos. É indispensável que essas empresas suplemente também seus processos de analises mediante a fixação de valores obtidos do universo exclusivo de seus clientes.

Finalmente dentre de um enfoque menos convencional, deve se ressaltar a crescente introdução de modelos quantitativos nas condições de concessão do crédito, dos quais se processam, principalmente, pelo uso de medidas estatísticas, analises discriminantes e arvores de decisão.

A partir da liberação do crédito é necessário monitorar continuamente o comportamento de pagamento do cliente, fazendo averiguações (internas no mercado) com o intuito de verificar se ocorreram registros de restrições (como por exemplo, atrasos, cheques devolvidos, Serasa, protestos, etc.) que comprometem sua capacidade de pagamento Isso por que eventos inesperados que apresentam alerta de riscos, principalmente o de natureza sistemática, podem acontecer e conseqüentemente reverter a classificação de clientes idôneos a condição de inadimplentes

Processo de análise de crédito para pessoa física

O processo de análise de crédito para pessoa física visa a identificar os riscos para a organização que está concedendo o crédito, evidenciar conclusões quanto à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com