TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama Mundial E Nacional - Ecossistemas

Artigo: Panorama Mundial E Nacional - Ecossistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 7

Aula-tema 01: Panorama Mundial e Nacional – Ecossistemas

1) Em que condições podem ocorrer desiquilíbrio nos ecossistemas localizados no Brasil..

O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.

Causas

A ação do homem é a principal causa de desequilíbrio ecológico na atualidade. Entre estas ações, podemos citar o desmatamento, a caça e a pesca sem controle e a urbanização em áreas de matas e florestas.

Exemplo e consequências

Homens começam a caçar cobras numa determinada área ecologicamente equilibrada. Com a diminuição no número de cobras aumenta consideravelmente o número de sapos (alimento destas cobras). Com isso, a quantidade de insetos começa a reduzir significativamente, podendo faltar para outras espécies que também se alimentam de insetos. Isso pode até provocar a extinção de certas espécies, caso elas sejam encontradas apenas naquela área. Com a diminuição das cobras, pode também aumentar o número de roedores (ratos, por exemplo) que podem invadir áreas residenciais próximas em busca de alimentos.

2) Poluição ambiental

O homem é o maior causador de tais desequilíbrios. Dentre eles, o de importância maior, que é a poluição do ambiente. Podendo ocorrer:

• Na água com lançamento de esgoto, resíduos industriais (como produtos químicos), vazamento de petróleo.

• Poluição atmosférica, com o crescimento da frota de carros o lançamento de dióxido de carbono que afeta diretamente a camada de ozônio.

Passo 1

• Conceito do ecossistema.

É o conjunto dos relacionamentos que a fauna, flora, microorganismos e o ambiente, composto pelos elementos solo, água e atmosfera mantém entre si. Todos os elementos que compõem o ecossistema se relacionam com equilíbrio e harmonia e estão ligados entre si.

• Importância de sua conservação

A alteração de um único elemento causa modificações em todo o sistema podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente.

Sem a preservação por exemplo da mata ciliar ocorre desmoronamento, assoreamento, destruição do ecossistema do leito de rios, das margens. Aumento da temperatura da água e diminuição do oxigênio. Fim dos alimentos para ictiofauna.

• Passo 2

Floresta Amazônica - Como outros ecossistemas brasileiros, a floresta Amazônica tem sido vítima de grande devastação, por conta de desmatamentos, queimadas, extração de recursos minerais, construção de estradas, etc. Estima-se que a floresta perca a cada cinco segundos uma área equivalente a um campo de futebol.

Zona dos cocais - Nos últimos anos, a zona dos Cocais tem sido devastada para o aumento das áreas de pastagens. Isso não ocorreria, entretanto, se fosse feito um reflorestamento, uma vez que as espécies vegetais aí encontradas são capazes de se reproduzir com grande velocidade.

Caatinga - Predominam árvores e arbustos baixos e um grande número de cactáceas. Entre as espécies encontradas na região destacam-se a barriguda, a catingueira, a umburana, o juazeiro e o mandacaru, planta que se vê na foto abaixo.

Campos Serrados - Uma peculiaridade observada nas árvores do cerrado são os sinais de queimadas que seus troncos apresentam.

De fato, as queimadas são comuns na região, geralmente resultantes de descargas elétricas. O fogo é importante para a vegetação local, uma vez que algumas plantas só florescem após os incêndios. E o interessante é que a maioria das plantas do cerrado possui adaptações que as protegem contra o fogo, como, por exemplo, casca grossa no tronco. Entre as espécies vegetais encontradas no cerrado, podemos citar: angico, caviúna, sucupira, barbatimão, jacarandá-do-campo, capim-flecha, ipê etc.

A partir de 1975, a área do cerrado começou a ser usada para a agricultura. Para isso, é necessária a correção química do solo, para torná-lo próprio para o plantio. Atualmente, desenvolvem-se no cerrado culturas como arroz, trigo, soja e feijão. Entretanto, o uso de agrotóxicos, o desmatamento indiscriminado, a inadequada utilização do arado e outros processos têm colocado esse ecossistema em risco.

Pantanal - O Pantanal ocupa uma área de aproximadamente 220.000 quilômetros quadrados, estendendo-se pelos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.O Pantanal tem uma altitude média de pouco mais de 100 metros, sendo cercado por terras mais altas. Isso faz com que a grande quantidade de rios que o circundam entrem em seu interior, formando-se um ambiente alagado muito rico em nutrientes, que são trazidos pelas águas.

Mata Atlântica - A mata Atlântica é, atualmente, um dos ecossistemas brasileiros mais devastados. Na época do descobrimento do Brasil, sua área era de 350.000 quilômetros quadrados. Estendia-se desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, acompanhando a cadeia de montanhas que existe ao longo da costa brasileira.

Hoje restam dessa mata apenas cerca de 5% da área primitiva, fragmentadas pelo território do país. Esses 5% restantes são alguns parques e reservas florestais que, infelizmente, continuam ameaçados.

Atualmente, a maior área preservada da mata Atlântica é o Parque Nacional da Serra do Mar, localiza do no Estado de São Paulo, entre as cidades de Ubatuba e Peruíbe. Entretanto, esse parque está ameaçado de destruição por queimadas e cortes de árvores. Na região de Cubatão, a floresta sofreu os efeitos da poluição gerada pelo complexo industrial que ali opera. A morte das árvores e o desmatamento das encostas têm sido causa de deslizamentos de terra, que ameaçam as populações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com