TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimônio Liquido

Pesquisas Acadêmicas: Patrimônio Liquido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  3.843 Palavras (16 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 16

1. Patrimônio

Estão compreendidas no campo de atuação do contabilista as atividades de estudo, controle, exposição e análise do patrimônio, de maneira a poder informar a situação patrimonial em determinado momento, as variações ocorridas e a natureza das operações que afetaram o patrimônio, estudando seus aspectos qualitativos e quantitativos; sendo esse o objetivo da contabilidade. O objeto das contabilidade é o patrimônio das entidades econômico-administrativas que reúne elementos como pessoas, patrimônio, titular, capital, ação administrativa e fim determinado.

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa, física ou jurídica, que possam ser avaliados em dinheiro; Do ponto de vista contábil, não são considerados os bens, direitos e obrigações que não têm valor econômico, quer dizer, que não podem ser avaliados em moeda. O patrimônio é composto de elementos positivos e negativos; Os bens e direitos representam o aspecto positivo patrimonial já as obrigações, o aspecto negativo. Ainda que as dívidas superem os bens e direitos, o patrimônio existe. Os bens e direitos, formam o que chamamos de Ativo de uma entidade econômico-administrativa, e as obrigações  representa o lado passivo exigível, Ou apenas o lado passivo. O excesso do ativo sobre o passivo é o capital,conhecido como patrimônio líquido que aparece no passivo, para completar a igualdade entre o total do ativo e o do passivo, resultando na equação patrimonial A = P+PL.

O patrimônio pode ser considerado do ponto de vista estático ou dinâmico, ou seja, do ponto de vista estático, a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa os elementos que compõem o patrimônio já do ponto de vista dinâmico, a Contabilidade estuda, controla, expõe e analisa as modificações ocorridas no patrimônio, em razão das atividades desempenhadas na sua gestão. 

2 Ativo

Representa a parte dos valores positivos do patrimônio, tudo aquilo que a entidade possui ou que ela tem a receber de terceiros. Abrange o conjunto de bens e direitos da entidade.Os elementos que compõe o ativo são revestidos de algumas características especiais, tais como: devem apresentar a potencialidade de gerar benefícios econômicos para a entidade, devem ser um recurso econômico, devem ser de propriedade ou estar na posse de alguma entidade contábil e devem ser mensuráveis monetariamente.Assim, todo o elemento ativo que não seja mais útil à entidade e, portanto tenha perdido sua capacidade de gerar fluxo de caixa, não deve ser classificado como um elemento ativo. Existem entidades que apresentam de 10 a 15% do seu ativo totalmente obsoleto, não tendo nenhuma utilidade, devendo ser excluído do patrimônio. Representa o lado devedor do patrimônio.

2.1 Bens 

Contabilmente, só nos interessam os bens de natureza patrimonial (avaliáveis em moeda). Bens são todos os elementos materiais e imateriais que integram o patrimônio. Segundo a Economia, bens são coisas que servem para satisfazer uma necessidade humana. Por definição jurídica, bem é tudo aquilo que pode ser objeto de direito e é suscetível de ser utilizado e apropriado. Quando dizemos que algo é um bem patrimonial, isto significa que ele pode ser avaliado em dinheiro e que integra o patrimônio de alguém, vale dizer, que é de propriedade de uma pessoa.  

Existe dois grupos de bens, os bens materiais e os imatérias. Bens matérias, corpóreos ou tangíveis, são os objetos que a empresa tem pra uso (armários, prateleiras, computadores, automóveis , vitrinas, etc) Troca (mercadorias e dinheiro) ou consumo (material de limpeza, de expediente e de embalagem). Bens imatérias incorpóreos ou intangíveis correspondem a determinados gastos efetuados pela empresa, que por sua natureza, devem fazer pate do patrimônio. Exemplos: Fundo de comercio (Valor que se paga a maior por ocasião da compra  total ou parcial de uma empresa); marcas patentes de invenção, programas de computador, etc.

2.2 Direitos

Em sentido contábil são valores a receber ou a recuperar nas transações com terceiros. Em regra, os direitos são representados por títulos e documentos como: Nota fiscal, fatura, duplicatas, Ordem de Emissão dos Documentos, Nota Promissória, Cheque.

2.3 Estruturação e Classificação dos Grupos do Ativo

De acordo com a Lei nº 6.404/76 que regulamenta as sociedades por ações(S.A.), as contas do ativo devem ser alocadas em ordem decrescente do grau de liquidez(capacidade de pagamento), enquanto as contas do passivo devem ser alocadas de acordo com o prazo das exigibilidades. Podemos visualizar esta obrigação no balanço patrimonial que é um instrumento contábil que indica em um determinado momento a situação financeira, econômica e patrimonial de uma entidade e no qual as contas são classificadas nos seguintes grupos:

2.3.1 Ativo Circulante

Composto pelos bens e direitos que irão ser convertidos em dinheiro,no prazo de até 12 (doze) meses. Divide-se nos subgrupos: disponível, realizável a curto prazo, estoques e despesas antecipadas.

2.3.1.1 Disponível

Composto pelas exigibilidades imediatas, representadas pelas contas de caixa, bancos conta movimento, cheques para cobrança e aplicações no mercado aberto.Ex: caixa, bancos e fundo de aplicação financeira.

2.3.1.2 Realizável a Curto Prazo

Alocam os direitos a receber no prazo de até 12 (doze) meses. Ex: impostos a recuperar, duplicatas a receber ou clientes, (-) duplicatas descontadas, (-) provisão para devedores duvidosos. Estas duas últimas contas representam contas retificadoras da conta duplicatas a receber ou clientes e são classificadas no ativo, tendo saldos credores, por isso são demonstradas com o sinal (-).

2.3.1.3 Estoques

Representam os bens destinados à venda e que variam de acordo com a atividade da entidade. Ex: produtos acabados, produtos em elaboração, matérias-prima se mercadorias.

2.3.1.4 Despesas Antecipadas

Compreende as despesas pagas antecipadamente que serão consideradas como custos ou despesas no decorrer do exercício seguinte.Ex: seguros a vencer, alugueis a vencer e encargos a apropriar.

2.3.2 Ativo Não Circulante

 Este foi um grupo criado pela Lei 11.638/07. Fazem parte dele as contas que dizem respeito aos direitos realizáveis após o término do exercício seguinte e aquelas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com