TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogo - Em Busca De Identidade

Casos: Pedagogo - Em Busca De Identidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2014  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ÉDLA MARIA DOS REIS MARINHO SODRÉ

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Título: Título: Pedagogo – Em busca de Identidade

Goiânia

2014

ÉDLA MARIA DOS REIS MARINHO SODRÉ

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Título: Pedagogo – Em busca de Identidade

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação a Distância, Comunicação e Linguagem, Metodologia Científica, Fundam. do Processo Educativo no Contexto Histórico-Filosófico, Seminário Interdisicplinar I.

Profs.Melina Claus, Juliana Fogaça, Okçana Battini, Márcia Bastos, Bernadete Strang e Edilaine.

Tutora eletrônica: Gisele Vidotti

Tutor(a) de sala: Maria Elena Pereira de Souza

Goiânia

2014

Introdução

O Brasil na atual conjuntura, marcado pelo processo de globalização, vem interferindo nas políticas educativas de maneira profunda e significativa, acarretando uma série de consequências que colocam em questão o conceito de Pedagogia e o papel do pedagogo na atual contexto. Diante disso, a identidade da Pedagogia vem sendo construída em meio a incoerências e conflitos existentes no estatuto teórico e epistemológico da pedagogia.

Com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96) foram implantadas novas políticas de formação dos professores principalmente pelo fato de ter sido solicitado o acesso ao nível superior para todos os docentes, diante desse contexto muito se discutiu sobre a valorização do magistério e a qualidade do profissional que vinha sendo formado.

Quando é colocada a necessidade de adequação da identidade do profissional da educação o Estado tende a lançar uma contrapartida, esse posicionamento é justificado em Lawn.

As tentativas do Estado para criar novos tipos de professores para as novas orientações da política educativa, originadas em diferentes períodos deste século, têm sido as principais formas pelas quais a identidade do professor tem sido construída e mantida. O problema em decidir acerca dos objetivos e sistemas educativos nunca esteve afastado da construção de novas identidades do professor. Lawn (2001, p. 120)

Nessa linha de raciocínio é objetivo deste trabalho expressar meu pensamento a respeito do que é ser pedagogo no atual contexto.

A Metodologia é descrita de maneira significativa, mas sintética, as características que considero fazer parte do papel do pedagogo e qual a sua função social.

Por fim são feitas as Considerações Finais em função do que foi objetivado a partir da problemática evidenciada neste documento.

Desenvolvimento

Quando se ingressa no curso de Pedagogia, um dos livros sugeridos para leitura é intitulado “Pedagogia e Pedagogos, para quê?”, escrito por José Carlos Libâneo.

Diante desse questionamento do autor é comum que se faça uma análise criteriosa sobre a atuação do pedagogo na sociedade em que está inserido. Que profissional é esse? Qual sua função social? Que importância ele tem na formação das pessoas?

Identificar a identidade desse profissional tem sido o desafio de muitos educadores há décadas e não tem sido uma tarefa fácil, devido aos ínúmeros desafios da educação contemporânea. Recentemente, o profissional da educação tem sido alvo de muitas inovações em seu campo de atuação decorrentes do processo de globalização que atinge vários campos entre eles o econômico e o tecnológico. Nessa perspectiva cabe ao pedagogos ir em busca de novos conhecimentos, pois somente assim ele terá condições de lidar com esses desafios que o forçam a sair para além dos muros da escola atuando em parceria com os alunos alunos na busca de uma educação de qualidade.

Verificamos, assim, uma ação pedagógica múltipla na sociedade, em que o pedagógico perpassa toda a sociedade, extrapolando o âmbito escolar formal, abrangendo esferas mais amplas da educação informal e não formal, criando formas de educação paralela, desfazendo praticamente todos os nós que separavam escola e sociedade. (LIBÂNEO, 2001, p. 5).

Nessa perspectiva de contemporaneidade, o pedagogo enquanto especialista em educação, precisa conhecer e intervir no processo de mudanças sociais , partindo do princípio da formação. É necessário pensar que o profissional que se forma e vai trabalhar em uma sociedade onde as mudanças são contínuas e que ele precisa estar preparado para entender a educação como um fenômeno de muitas faces, deste modo, é interessante abordar alguns assuntos referentes ao campo de estudo da Pedagogia, à identidade profissional e ao sistema de formação de pedagogos no decorrer do curso.

Não é novidade que com as transformações sociais, o mercado de trabalho exija um profissional que atenda as novas demandas. Portanto a presença do pedagogo em organizações empresariais, emana da necessidade de um profissional que seja capaz de interagir com as pessoas, que entenda de gestão e que saiba reconhecer a importância do trabalho em equipe. Entretanto, o que se houve falar a respeito de grande parte dos cursos de pedagogia, é que o pedagogo não tem recebido a formação necessária para atuar nessa nova sociedade, tornando-se indispensável uma adaptação de saberes.

Pedagogia é, então,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com