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Periodo Pre-socratico

Artigo: Periodo Pre-socratico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  377 Visualizações

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Universidade Federal da Paraíba

Centro de Ciências Humanas Letras e Artes

Serviço Social noite 2013.2

Departamento de Filosofia

Disciplina: Introdução a Filosofia

Docente: Severino Dutra

Discente: Josiene de Vasconcelos SilvaMatrícula:11326907

Período Pré-Socrático

O período Pré-Socrático inicia-se por volta do século VI a.C.quando aparecem os primeiros filósofos nas colônias gregas da Jônia e na Magna Grécia.

Podemos dividi-los em várias escolas:

Escola Jônica: fazem parte os seguintes filósofos: Tales, Anaxímenes, Heráclito e Empédocles;

Escola Itálica: Pitágoras;

Escola Eleática:Xenófones, Parmênides e Zenão;

Escola Atomista:Gencipo e Demócrito.

Esse período tem como característica principal o uso da razão filosófica na busca de esclarecimento, sobretudo da origem do mundo, mas, não deixa totalmente de lado o ponto de vista mítico. Seu objetivo principal é explicar a origem do mundo a partir do (“arché”).

Tales:a origem é a água;

Anaxímenes: a origem é o ar;

Anaximandro: a origem está no movimento eterno resulta na separação dos contrários (quente e frio, seco e úmido) eetc.;

Heráclito:tudo muda,tudo flui, a origem reside num constante “devir”;

Parmênides: a origem está na essência: o que é, é e não pode ser ao mesmo tempo.

Parmênides de Eléia 530 a.C a 460 a.C (atualNovivélia-Itália).

É considerado o fundador da escola de pensamento de Eléia, colônia grega que ficava no litoral da região da Campânia, no sul da Itália.

Em sua doutrina se destacam o mobilismoeo imobilismo. Ele propôs que tudo o que existe é termo imutável, indestrutível, indivisível e, portanto imóvel. Parmênides considera que o pensamento humano pode atingir o conhecimento genuíno e a compreensão. Essa percepção do domínio do “SER” corresponde ás coisas, que são percebidas pela mente. O que é percebido pelas sensações, por outro lado,é segundoele enganoso e falso e pertence ao domínio do não-ser.

Sua poesia é dividia em três partes:

PROÊMIO:Em que ele descreve a experiência de ascese e de revelação; primeira parte, a via da verdade; e segunda, a via da opinião.

O SER É: Parmênides indicaque na via da verdade o homem se deixa conduzir apenas pela razão. Nessa primeira parte, ele afirma o principio lógico-ontológico da identidade. Este principio pode assumir a formulação: O Ser é, o não ser não é. Só por meio da razão épossível desvelar a verdade e a certeza.

PENSAR x PERCEBER: Para

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