TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Mercado

Casos: Pesquisa De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Maxxi Móveis 4

2.1.1 Identificação 4

2.1.2 Análise das Informações Coletadas 4

2.1.3 Identificação de Problemas 5

2.1.4 Plano de Ação 5

2.2 HZ Informática 6

2.2.1 Identificação 6

2.2.2 Análises das Informações Coletadas 6

2.2.3 Identificação de Problemas 7

2.2.4 Plano de Ação 7

3 Conclusão 9

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade aprimorar o conhecimento aprendido nas disciplinas do terceiro semestre, aplicando o conhecimento à prática por meio da resolução de um estudo de caso em duas empresas. Tendo como função auxiliar os futuros administradores compreender qual a importância de analise gerencial nas áreas contidas pelas empresas Maxxi Móveis e HZ Informática.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MAXXI MÓVEIS

2.1.1 Identificação

Microempresa contando com 15 funcionários, a empresa Götz e Debastiani LTDA-ME, de nome fantasia Maxxi Móveis, atua no ramo de revenda de moveis, eletrodomésticos e utilidades domésticas, situada na Rua Guarita nº 206 no Centro de Canarana MT.

2.1.2 Análise das Informações Coletadas

A empresa em questão possui um banco de dados com cadastros de seus clientes, que é feito através de um programa de gerenciamento de dados, sendo atualizado sempre que necessário. A comunicação da empresa com seus clientes é feita pessoalmente, por telefone, através de rádio, propaganda volante e internet. A mesma, procura também saber o nível de satisfação de seus clientes, porém isso é feito de forma indireta e assistemática, através do próprio dialogo da empresa com seus clientes, isso geralmente ocorre quando o cliente volta a loja ou entra em contato por telefone após uma negociação, o monitoramento de seus concorrentes também é feito dessa forma, indiretamente, através de diálogos com clientes que estiveram em algum concorrente e acabam comentando sobre o mesmo. Devido a esse diálogo entre empresa e cliente e ao fato de a empresa estar situada em um pequeno município não é realizada sistematicamente uma pesquisa de mercado, poucas informações são obtidas através de clientes que acabaram por optar por uma pesquisa de preço nas empresas locais e chegaram até a empresa em questão e dialogaram sobre preços e ofertas. Quanto aos preços, são definidos somando os custos, os impostos e a margem de lucro, que varia de um produto para outro.

Um ponto fraco da empresa é a entrega de mercadoria para os clientes. A empresa nos relatou que está perdendo muito tempo tendo que voltar várias vezes para a casa do cliente, pelo fato de os entregadores quererem realizar o serviço rápido, mas acabam por não o fazerem corretamente, tendo assim que retornar a casa do mesmo cliente várias vezes para finalizar a entrega. Outro ponto relatado sobre o mesmo problema é a falta de comunicação dos vendedores com os entregadores, fazendo com que algumas entregas atrasem, deixando clientes insatisfeitos. Isso tudo ocorre pela falta de comunicação entre os funcionários da empresa. Esse problema pode ser resolvido com mais diálogo entre os funcionários e dirigentes. A empresa também deve fazer reuniões mais constantes, apontando o que deve mudar e auxiliando nesta mudança. Procurar realizar treinamentos com os funcionários, principalmente nesse setor de entregas, buscando agilidade e satisfação dos clientes. Também deve sempre estar cobrando isso de seus funcionários.

Em toda negociação surgem conflitos que devemos administrar de forma que as duas partes sejam privilegiadas e fiquem satisfeitas. Utilizando de diálogos para procurar entender os motivos de cada parte, buscando a conciliação e resolução do conflito.

2.1.3 Identificação de Problemas

Outro ponto fraco percebido foi a falta de pesquisa de mercado. A empresa deveria realizar pesquisa de mercado para saber a preferência dos clientes, produtos desejados para atender com eficácia e manter e/ou conquistar o cliente.

Fazendo esta pesquisa de mercado a empresa em questão deixaria de gastar com produtos que não tem tanta procura, podendo obter lucro através de produtos que os clientes desejam e com produtos novos.

2.1.4 Plano de Ação

Algumas medidas podem ser tomadas para resolução dos problemas da empresa, tais como, realizar reuniões periódicas, buscando a união da equipe resolvendo pequenos conflitos entre os funcionários. Buscar também treinar de forma mais eficaz seus funcionários e colaboradores. Buscar estar sempre atualizado sobre produtos novos e de preferência de seus clientes.

2.2 HZ INFORMÁTICA

2.2.1 Identificação

Microempresa, contando com 12 funcionários, a empresa Heinen e Zatti LTDA-ME, de nome fantasia HZ Informática, tem como ramo de atividade a vendas de computadores, equipamentos eletrônicos, assistência técnica e desenvolvimento de software. Está situada na Rua Guarita, nº 176 no Centro de Canarana MT.

2.2.2 Análises das Informações Coletadas

A empresa em questão possui um banco e dados com cadastros de seus clientes, feito através de um programa de gerenciamento de dados, sendo atualizado sempre que necessário. A comunicação da empresa com seus clientes é feita tanto pessoalmente quanto por telefone, através de rádio, propaganda volante e também através da internet via e-mail e Facebook. A mesma, procura também saber o nível de satisfação de seus clientes, feito de forma sistemática através de um formulário visando saber a satisfação do cliente para com a empresa, que é entregue ao cliente quando o mesmo visita a loja, e também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com