TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de função de gerenciamento

Tese: Pesquisa de função de gerenciamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 7

CONTROLE - Caso:

Estudo sobre a função Controle

Análise do processo de controle na organização.

Breve estudo sobre a função Controle

A Função Controle

Significados da palavra controle em administração:

Controle como função restritiva e coercitiva: coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos - caráter negativo e limitativo. Por exemplo: acesso não permitido, etc.

Controle como um sistema automático de regulação: manter automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema - detecta desvios e proporciona automaticamente ação

corretiva para voltar à normalidade. Exemplo: calibrador de pneu, etc.

Controle como função administrativa: última etapa do processo

administrativo, destacando-se como a quarta função, após o planejamento, a organização e a direção – nosso estudo se baseia neste sentido da palavra.

Função administrativa de controle

Relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização, para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo.

monitorar, acompanhar, avaliar, medir e assegurar que a organização esteja no rumo certo, produzindo os resultados esperados e alcançando os objetivos propostos.

Controle - processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.

Essência do controle - verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados (conhecidos e previstos), o que significa que o conceito de controle não pode existir sem o conceito de planejamento.

O controle é o outro lado da moeda do planejamento.

(colocar a figura aqui...)

Finalidade do controle - assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos no planejamento.

Tipos de Controle

Controle prévio (a priori) – Controle preventivo, pois busca impedir erros ao final do processo administrativo, analisando previamente a situação da empresa.

Controle concomitante (simultâneo) – Exercido ao mesmo tempo em que se realiza a atividade;

Controle posterior – Busca reexaminar atos já praticados, para corrigi-los, desfazê-los ou apenas confirmá-los.

O controle é um processo cíclico composto por quatro fases, a saber:

Estabelecimento de padrões ou critérios:

- Os padrões representam o desempenho desejado;

- Os critérios representam normas que guiam as decisões;

- Os padrões são expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou de índices. Exemplo: Custo padrão, padrões de qualidade, padrões de volume, padrões de desempenho, unidade de medida, de produção ou de venda...

Observação do desempenho:

- Obter informação precisa, rápida e clara a respeito daquilo que está sendo controlado, para permitir a tomada de ação corretiva na ocorrência de um desvio.

Comparação do desempenho com o padrão estabelecido:

-Determinar os limites dentro dos quais essa variação será aceita como normal. O controle separa o que é excepcional do que é normal, para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou nos desvios.

- O desempenho deve ser comparado ao padrão fixado para verificar eventuais desvios.

- Comparar o desempenho com o padrão estabelecido por meio de gráficos, fluxos, relatórios, índices, porcentagens, medidas estatísticas etc. (técnicas)

- Permitir a elaboração de resultados futuros, reafirmando a visão de longo prazo do administrador, no sentido de ampliação dos próprios objetivos da organização.

Ação corretiva

- Assegurar que aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer, trabalhando-se sempre com eficiência, subsidiando ainda mais a função planejamento.

Abrangência do controle

A abrangência do controle acontece a nível global, departamental ou operacional, respectivamente, dentro dos planos estratégico, tático e operacional.

Controle Interno na Organização

Ação de Controle

Complexo de atividades relacionadas com o acompanhamento dos atos e fatos da administração, organizadas para assegurar sucesso na realização de seus fins.

Administração e Controle

A Administração de uma entidade deve estar estruturada e organizada de acordo com princípios científicos aplicáveis às funções básicas que a compõem, para melhor realizar os seus planos e alcançar os objetivos que constituem a razão da sua existência.

O CONTROLE constitui uma das funções do processo administrativo, de tal forma que a inexistência dessa função ou as deficiências que apresentar, têm reflexos diretos e negativos com a mesma intensidade nas demais funções, decretando invariavelmente a frustração parcial ou total dos seus objetivos.

Controle Interno na Organização

Controle Interno

processamento de informações que retroalimentem a função de DIREÇÃO, concorrendo para a correta tomada de decisões

coexiste com as demais funções da Administração

expressão funcional

ORGANIZAÇÃO (administrativa, jurídica e técnica)

PROCEDIMENTOS E MÉTODOS

INFORMAÇÕES ( planejamento, orçamentação, contabilidade, estatística e informatização) RECURSOS HUMANOS

AUTO-AVALIAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com