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Planejamento E Controle De Produção

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Por:   •  20/5/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

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A interface gráfica de um sistema computacional é o dispositivo que serve de agente de comunicaçãoentre duas entidades comunicantes, que se exprimem através de uma linguagem específica. (SOUZA,2004, p. 17). Com os avanços tecnológicos vigentes, surgiram interfaces de softwares, websites, desktops,com novas formas de se pensar um projeto de interface levando-se em conta a melhor forma de como ousuário poderia interagir com a máquina.Segundo Anamaria de Moraes, em seu mini-curso oferecido no último

Congresso de Pesquisa eDesenvolvimento em Design 2004

, São Paulo, para se alcançar sucesso em um projeto de interfaces énecessário que haja a gestão de áreas como a psicologia e a engenharia. Todavia a psicologia não sepreocupa com a tecnologia, e a engenharia não se preocupa com o usuário e desta forma, só a ergonomiapoderia unir as duas escolas, desenvolvendo projetos mais eficazes.As interfaces colaborativas são aquelas que visam atender multi-usuários, grupos de usuários específicos,com objetivos específicos. Visa promover a comunicação entre comunidades através dos recursos ebenefícios da informática. (SANTOS, 2004).Um exemplo bastante solidificado destas interfaces está no uso destas para o desenvolvimento de projetosde interfaces em realidade virtual. São aquelas onde usuários, em diferentes localizações geográficas,utilizam-se da mesma interface como imersão no sistema de realidade virtual. Através de seus avatares,que é a sua forma de presença na realidade virtual (personagem), interagem com outros avatares, assimcomo com atores virtuais e todo o ambiente virtual. (HAMIT, 1993).As interfaces adaptativas, entretanto, visam reconhecer o perfil do usuário através de alguma característicapara assim moldar-se a ele. Estas características são armazenadas num banco de dados e, assim nopróximo acesso à interface que o usuário fizer, já apresentará padrões reconhecíveis ao usuárioidentificado.

Interfaces Adaptativas é quando uma interface permite ao usuário prover um modelodele mesmo para o sistema. Sistemas adaptáveis permitem ao usuário adaptar seu próprio ambiente às suas preferências. Quando um sistema muda automaticamenteem resposta para sua experiência com usuários, isto é conhecido como interfaceauto-adaptativa.

(GUSMÃO, 2000, p. 1).A nomenclatura

Human Computer Interation (HCI)

, ou Interação Humano-Computador (IHC) foi criada nadécada de 80 visando uma maneira de entender um novo campo de pesquisas e estudos onde apreocupação existente era como o uso de computadores poderia afetar a vida de seus usuários.(PADOVANI, 1998).Os projeto de design em IHC ganha espaço à medida que novas interfaces vão se tornado sucesso depúblico, mercado, e medida que geram legiões de fãs. Isto tem ocorrido com freqüência principalmente noprojeto de

websites

, onde estes tornam-se alvos de milhões de acessos e por isso a evidência do designdestas interfaces tornou-se endêmica. O designer de interfaces, assim como qualquer outro designer, temo seu foco primordial no usuário. A partir dele, asseguram-se dados fundamentais para que o projetoalcance seu nível máximo de satisfação.Nielsen (1993) define usabilidade como sendo

uma medida de qualidade da experiência do usuário aointeragir

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