TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento E Controle De Produção

Monografias: Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Flow Shop: Tipo de unidade fabril com focalização no produto, em que grandes lotes de produtos padronizados são produzidos no mesmo sistema de produção.

Just In Time: Significa “na hora certa”. É um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa.

Kaizen: É uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contínua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho). Pode ser visto como um processo diário, cujo propósito vai além de aumento da produtividade. Em geral, o processo sugere uma relação humanizada com os trabalhadores e com aumento de produção.

Kanban: Palavra japonesa que significa “cartão visual”, foi desenvolvido a partir do conceito simples de aplicação da gestão visual no controle de produção e estoques com a função primordial de viabilizar a produção "Just in Time".

Lean Manufacturing ou Produção Enxuta: Conhecido por Sistema Toyota de Produção, é uma filosofia de gestão focada na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem. As ferramentas "lean" incluem processos contínuos de análise (kaizen), produção "pull" (kanban) e elementos/processos à prova de falhas (Poka-Yoke).

Poka-Yoke: Palavra japonesa, em que Yokeru significa “Prevenir” e Poka, “erros por desatenção”. Um dispositivo ou sistema Poka-Yoke tem por função prevenir que falhas humanas por desatenção se tornem defeitos dos produtos.

Produção em Processo ou Automatizada: Caracteriza-se pela fraca necessidade de recursos humanos, uma vez que os processos de produção são totalmente ou parcialmente automatizados.

Produção Unitária ou Oficina: Produção realizada por unidades ou por pequenas quantidades, produção menos padronizada e menos automatizada. Geralmente, cada produto a seu tempo é modificado à medida que é produzido.

Produção em Massa ou Mecanizada: o termo que designa a produção em larga escala de produtos padronizados por meio de linhas de montagem. Esse modo de produção foi popularizado por Henry Ford no início do século 20, particularmente na produção do modelo Ford T. Permite altas taxas de produção por trabalhador e ao mesmo tempo disponibiliza produtos a preços baixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com