TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula

Casos: Plano De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Historicamente todo o processo que envolve a prática leitura em nosso país, sofre influências da própria condição a que dê acesso ao livro.

Primeiro a história se constrói a fim de aproximar a sociedade à prática da escrita, além do tempo relevante a essa ser reconhecido como meio de transmissão de comunicação. Posteriormente vem a condição imediata de tornar públicas as obras literárias.

A escola faz se responsável pela função de letrar e alfabetizar. Todo processo de alfabetização tem como base nos dias de hoje o processo de letrar, ou seja, aproximar o aluno de palavras, frases, textos, livros enfim, caminhos que se bem estimulados com certeza, deixará de alfabetizar de maneira funcional, e passará alfabetizar de maneira significativa, mostrando ao aluno o quanto a prática da leitura permitirá desenvolver-se integralmente.

As estruturas do sistema educacional, ao qual estão desenvolvidos os planejamentos de ensinos aplicados em nossas escolas, em sua maioria, estão pautadas em métodos e projetos que até tão poucos anos, atrás pouco se oferecia em questão de leitura. Atualmente fica evidente a preocupação em tornar educando em leitores e vezes aplicação de muitos governos municipais desenvolverem projetos que objetivam essa preocupação.

É importante compreendermos que para que uma criança se tornar um leitor, deve ter uma relação próxima e frequente com os livros, conviver com contos, romances, poesias, textos de teatro, obras populares, obras clássicas da literatura nacional e internacional, sempre ajustados à sua faixa etária. O contato com os livros facilita o incentivo do hábito de ler.

A prática da leitura leva a uma melhor escrita; quanto mais se lê, mais domínio se tem sobre o texto escrito; leva a um raciocínio significante, a um mais alto nível de inteligência, a uma habilidade expressiva aprimorada.

A qualidade do ensino passa pelo hábito da leitura e a escola não pode mais deixar o estímulo à leitura por conta da família, de sua herança cultural. Os alunos nos dias de hoje teem um nível sociocultural empobrecido e compete a ela encaminhar a criança, e até mesmo sua família, à leitura.

A escola, tem como papel fundamental aproximar o aluno da possibilidade de se tornar um leitor, gerando projetos que façam parte do curriculum escoar desde as series iniciais.

Projetos como a hora do conto podem ser uma das medidas adotadas pelas escolas, atividade que pode ser diversificada contando com a participação dos pais e da comunidade local. Convidar autores, escritores e até fornecedores de livros que possam ir até as escolas.

Dicas para incentivar a leitura junto aos brasileiros:

- 1ª Intensificar e baratear os custos para acesso a feiras, exposições e bienais do livro;

- 2ª Manter de fácil acesso livros de diferentes tipos de leituras em ambientes de atendimento público;

- 3º Investir no sistema educacional afim de que escolas públicas desde creches até ao ensino médio, tenham maiores condições de investimentos em suas bibliotecas;

- 4º Propor em curriculum nacional, programas e projetos de incentivo a leitura, do qual envolva a comunidade local, pais, alunos e profissionais da educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com