TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula Com Uma Abordagem Interdisciplinar.

Casos: Plano De Aula Com Uma Abordagem Interdisciplinar.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------04

2. DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------------------04

3. CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------------05

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS --------------------------------------------------05

ANEXO--------------------------------------------------------------------------------------------06

04

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade nos levar a refletir sobre a avaliação no plano de aula com uma abordagem interdisciplinar.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PLANO DE AULA

O plano de aula é uma ferramenta muito importante para o professor. Por meio dele, o educador pode fazer a previsão dos conteúdos que serão dados, as atividades que serão desenvolvidas, os objetivos que pretende alcançar, e as formas de avaliação.

O plano de aula consiste na especificação e na operacionalização do trabalho docente cotidiano. Ele traduz a ação concreta, efetuada em sala de aula na materialização do conteúdo disciplinar no curso do processo do ensino e da aprendizagem na construção do saber. Uma ação que se compreende de modo mais adequado a partir dos elementos que o constituem. O plano de aula apresenta os seguintes elementos: a) identificação; b) objetivo ou objetivos operacionais; c) conteúdo; d) procedimentos metodológicos de abordagem; e) recursos que serão utilizados; f) atividades docentes e discentes; g) a avaliação; h) o cronograma; e i) as referências básica e complementar. A identificação apresenta o assunto que será trabalhado numa aula. O objetivo geral e os objetivos particulares expressam as habilidades que se pretende trabalhar e o que se busca alcançar com o conteúdo disciplinar objeto da aula. O conteúdo consiste no material que constitui o assunto ou tema a ser tratado. Os procedimentos metodológicos constituem as formas como o conteúdo será ministrado, se na forma de exposição, de leitura individual ou em grupo, demonstração gráfica, dentre outras modalidades possíveis. Os recursos são os meios utilizados para se executar o conteúdo, ou seja, data‐show, fotografias, modelos de estudo, e assim por diante. A avaliação consiste na averiguação do proposto no plano de aula, observando a participação discente e docente quanto aos aspectos teóricos e práticos, de acordo com a previsão dos objetivos planejados previamente. As referências indicam as fontes bibliográficas principais e complementares, e delimitam a localização específica do conteúdo a ser trabalhado numa aula.

05

2.2 AVALIAÇÃO

A avaliação importa para uma educação libertadora, desde que seu papel não seja de apresentar verdades autoritárias, mas de investigar e problematizar e ampliar perspectivas. Atualmente a avaliação da aprendizagem está sendo voltada para a preparação de exames. Isso acontece porque os sistemas de ensino estão interessados nos percentuais de aprovação e reprovação dos alunos. Com isso, os procedimentos de avaliação se tornam elementos motivadores em busca de resultados. A forma como a avaliação da aprendizagem está sendo empregada faz com que os alunos tenham uma atenção centrada no processo de promoção ao final do ano letivo e não na aquisição de conhecimentos. Já os professores utilizam as provas como forma de pressionar os alunos a alcançar os resultados esperados pela escola. Na medida em que a avaliação se centra em provas e exames, não há uma melhoria na qualidade da aprendizagem. Caso seja necessária a utilização de provas, é preciso deixar claro que ela é apenas uma formalidade do sistema escolar. Uma avaliação que busca a transformação social deve ter como objetivo o avanço e o crescimento do seu educando e não estagnar o conhecimento através de práticas disciplinadoras. Ela consiste em verificar o que o aluno aprendeu e se os objetivos propostos foram atingidos e se o programa foi conduzido de forma adequada. Deve representar um instrumento indispensável na verificação do aprendizado continuo dos alunos, destacando as dificuldades em determina disciplina e direcionando os professores na busca de abordagens que contemplem métodos didáticos adequados para as disciplinas.

3. CONCLUSÂO

Nessa produção pude perceber o quão é importante o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos, sabendo que a avaliação deve estar em consonância com os objetivos elencados no planejamento pedagógico.

REFERENCIAS:

MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

ANEXO

PLANO DE AULA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA E PORTUGUES.

TURMA: 2º Ano

CONTEÚDO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com