TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos De Cortes Paralelos E Concorrentes

Monografias: Planos De Cortes Paralelos E Concorrentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade de Engenharia.

Curso de Engenharia Mecânica

Trabalho de Nanotecnologia

Aluno: Waldir Sales Miranda

RA: 8499230455

Santa Bárbara d’Oeste - SP

Abril de 2014

Faculdade de Engenharia.

Curso de Engenharia Mecânica

Trabalho de Nanotecnologia

Aula – estão Ambiental.

Santa Bárbara D’Oeste

Abril de 2014

INDICE

1- INTRODUÇÃO

2- O QUE SIGNIFICA NANOTENOLOGIA

3 - A IMPORTÂNCIAS DA NANOTECNOLOGIA

4 - AREA RELACIONADAS A NANOTECNOLOGIA

5-EXEMPLO DE EMPRESA QUE TENTARAM UTILIZAR A NANOTECNOLOGIA NO BRASIL

6- CONCLUSÕES

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA

1. Introdução

O mercado mundial tem, atualmente, cerca de 800 produtos de consumo que utilizam nanotecnologia. São tecidas impermeáveis, tintas resistentes a riscos, cosméticos anti-idade com efeitos estéticos quase milagrosos que resultam da manipulação de partículas 100 000 vezes mais finas que um fio de cabelo. Pode parecer mais uma evolução no excitante mundo da tecnologia. Mas é mais que isso. A indústria vê na nanotecnologia o futuro do desenvolvimento de muitos de seus novos produtos.

Hoje, 80 empresas instaladas no Brasil desenvolvem algum tipo de projeto que utiliza a nanotecnologia. Mas pouquíssimas delas já conseguiram colocar seus produtos no mercado interno. Isso acontece simplesmente porque os órgãos reguladores do governo não conseguem decidir o que é bom ou não para o consumidor.

Quem produz não consegue transformar sua inovação em riqueza. Entre os vários produtos derivados da nanotecnologia na fila de avaliação da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), um dos órgãos reguladores da área, está uma embalagem revestida de partículas de prata que elimina odores e pode elevar o tempo de conservação de alimentos de uma semana para até 20 dias. O material, que pode ser aplicado de pacotes de salgadinhos a potes plásticos, foi criado pela petroquímica Quatro há dois anos -- e até agora não foi liberado. Ao mesmo tempo, produtos semelhantes desenvolvidos na Ásia são vendidos ilegalmente em lojas de produtos importados. "A falta de leis para produtos nano já compromete a competitividade da indústria brasileira", diz Mário Baibich, diretor de políticas e programas temáticos do Ministério da Ciência e Tecnologia.

2. O que Significa Nanotecnologia

A nanotecnologia é o estudo de manipulação da matéria numa escala atômica e molecular. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão, e incluí o desenvolvimento de materiais ou componentes e está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica). O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma melhor vida ao homem, o prefixo “nano” indica extrema pequenez. Tão pequeno, de fato, que uma estrutura nanodimensionada tem de ser ampliada mais de 10 milhões de vezes para a podermos facilmente apreciar em pormenor a olho nu, a nanotecnologia refere-se a tecnologias em que a matéria é manipulada à escala atômica e molecular para criar novos materiais e processos com características funcionais diferentes dos materiais comuns.

3 A importancia da Nanotecnologia

As nanociências são frequentemente designadas como ciências transversais ou horizontais, dado poderem permear virtualmente todos os sectores tecnológicos. Reúnem frequentemente diferentes domínios da ciência e beneficiam com uma abordagem indisciplinar,

ou “convergente”, esperando-se que resultem em inovações que possam contribuir para a resolução de muitos dos problemas que a sociedade enfrenta atualmente, sendo de destacar as seguintes:

As aplicações médicas incluem, por exemplo, meios de diagnóstico miniaturizados que possam ser implantados para um diagnóstico precoce de doenças. Os revestimentos de base nanotecnológica podem melhorar a bioatividade e biocompatibilidade dos implantes. Estruturas de apoio (scaffolds) com capacidade de organização autônoma abrem o caminho para novas gerações de materiais biomiméticos e de engenharia tecidular, com potencial a longo prazo para a síntese de órgãos de substituição. Estão a ser desenvolvidos sistemas inovadores para administração orientada de medicamentos e recentemente foi possível canalizar nano partículas para o interior de células tumorais, como forma de tratamento, por exemplo, térmico.

As tecnologias da informação incluem meios de armazenamento de dados com densidades de gravação muito elevadas (por exemplo, 1 Terabit/ /polegada 2) e novas tecnologias de visores plásticos flexíveis. Em longo prazo, as atividades da nanoelectrónica molecular ou biomolecular, da spintrónica e da computação quântica poderão abrir novas vias que ultrapassam as atuais tecnologias de informação e telecomunicações;

A produção e armazenamento de energia podem tirar benefícios de, por exemplo, novas células de combustível ou de sólidos ano estruturados leves com potencial para um armazenamento eficiente de hidrogênio. Estão também a ser desenvolvidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com