TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial

Tese: Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Tese  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Aprendemos nessa ATPS qual é o significado da palavra Administração, como surgiu, porque precisamos dela em nossa vida e em nosso trabalho. O porquê ela e tão importante, e com todo esse conteúdo conseguimos aprender mais e termos mais informações como surgiu a Administração.

Mostrando que para sabermos ser o bom Administrador temos que ter um objetivo em primeiro lugar, e que para administrar temos que saber Planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar organizações ou tarefas, e ter como objetivo produtividade e lucratividade.

Pode-se dizer que ainda vivemos uma revolução industrial? Por quê?

Sim, porque a revolução industrial é responsável por várias mudanças que são avaliadas por características positivas e negativas.

O lado positivo da revolução industrial foi surgimento das tecnologias avançadas trazendo mais conforto á nossa vida.

A mesma trouxe também inovações como máquinas automatizadas, com estas inovações transformava-se matéria-prima em produto acabado mais rápido do se fazia antes.

Antes da revolução industrial os trabalhadores tinham ciência do valor de sua riqueza produzida, pois tinham que trabalhar com as mãos, moldando a matéria prima artesanalmente e hoje passaram a ter uma alta na produção deixando de ter tanto contato com que se produz.

O lado negativo foi que com isso se deu as más condições de trabalho, baixos salários etc. Então apareceu o movimento sindical que luta pelo direito do trabalhador, para que os trabalhadores tenham condições melhores de trabalho.

Outro lado negativo também da revolução industrial e a questão ambiental (o aquecimento global) que traz a tona para repensarmos em nosso planeta, e a nossa forma de se viver em relação a natureza, devemos tentar melhorar o nosso meio ambiente e poluirmos menos.

Realmente a revolução teve suas consequências, porém através dela podemos hoje utilizar de recursos que tornam o trabalho mais facilitado e menos desgastante, o surgimento de máquinas proporcionou uma grande mudança que ate hoje se reflete, e possibilitou o crescimento econômico. E analisando podemos perceber que na sociedade atual temos aspecto da revolução industrial, pois cada vez os produtos são inovados para influenciar o consumismo, a grande massa a procura de emprego etc.

O significado da palavra administração e suas variáveis

A palavra administração vem do latim ad (direção, tendência para) e minis ter (subordinação ou obediência). Administrar significa planejar, coordenar, dirigir e controlar organizações ou tarefas, e ter como objetivo produtividade e lucratividade.

No Brasil, o dia 9 de setembro e comemorado o dia do administrador. O patrono dos administradores brasileiros é o Adm. Belmiro Siqueira.

Na história da administração Henri Fayol foi o primeiro a definir as funções simples do administrador: como organizar, coordenar, prever, comandar e controlar (POCCC). Além dele, tem também Frederick Taylor, Henry Ford e Max weber todos eles contribuíram para as teorias no inicio da administração.

Peter Ferdinand Drucker e um dos maiores administrador da administração Moderna, um dos seus princípios são reconhecidos como: planejar, organizar, dirigir e controlar (PODC).

Dessas funções as únicas que sofreram transformações foram “coordenar e comandar “ que hoje são chamadas de “ dirigir “ ou liderança.

Mas Henri Mintzberg pensa diferente, em sua visão de administrador, ele acha que tem vários papéis sendo interpessoais, informacionais e descensionais.

As principais escolas da administração

. Científica

.Clássica

.Humanística

.Burocracia

Científica – Frederick Taylor

Engenheiro norte-americano (1856 – 1915).

Taylor se baseia no método científico na administração com intenção de garantir um bom custo e benefício aos sistemas produtivos.

Taylor achou que deveria ter uma padronização do método e das ferramentas. Para que os operários trabalhassem organizados, cada um fazendo suas tarefas (tendo divisão de trabalhos) sendo treinados para executarem as tarefas da melhor forma possível em menos tempo, e que os trabalhadores deveriam ter sempre uma remuneração no salário com base na produção alcançada, pois dessa forma os trabalhadores teriam um incentivo para poder produzir mais.

Os principais princípios fundamentais da administração científica são:

. Princípio de planejamento

. Princípio de preparo dos trabalhadores

. Princípio de controle

. Princípio da execução

Clássica – Henri Fayol, engenheiro francês (1910)

Henri Fayol busca a máxima eficiência, pela visão de homem econômico.

Henri Fayol fez 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma parecida com o de Taylor:

Divisão do trabalho;

Autoridade e responsabilidade;

Unidade de comando;

Unidade de direção;

Disciplina;

Prevalência dos interesses gerais;

Remuneração;

Centralização;

Hierarquia;

Ordem;

Equidade;

Estabilidade dos funcionários;

Iniciativa;

Espírito de equipe.

Fayol também definiu cinco funções que são:

- Prever e planejar

- Organizar

- Comandar

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com