TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição da Água Resenha

Por:   •  15/12/2019  •  Resenha  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

No que diz respeito à divisão da água no planeta, estima-se que: 97,5% da água no mundo é salgada e não é adequada pra consumo, e apenas 2,5% é água doce. Desta parcela, 69% está concentrada nas geleiras, 30% é subterrânea (em aquíferos e lençóis freáticos) e 1% encontra-se nos rios.

A maior parte da água doce no mundo (cerca de 70%) é utilizada para irrigação e outros fins no setor de agricultura. A indústria utiliza cerca de 22% da água e o uso doméstico cerca de 8%. Em países industrializados, há mais água alocada na indústria e menos na agricultura. No Brasil, utilizamos 72% da água para a agricultura; 9% para a dessedentação animal (pecuária); 6% na indústria; e 10% para fins domésticos, segundo relatório da Agência Nacional de Águas em 2015.

É um recurso natural essencial, como componente bioquímico de seres vivos, sendo reagente ou meio de reações químicas, fonte de sais minerais para animais e plantas. Funciona como principal meio de transporte de nutrientes dentro dos organismos (sangue e seiva).

É meio de vida de várias espécies da fauna e flora aquática.

Na maioria das religiões e culturas, a água é vista como símbolo de purificação. Sociedades como a egípcia tiveram seu crescimento e avanço graças às águas do rio Nilo, desenvolvendo técnicas de irrigação e aproveitando das cheias. Não só a sociedade egípcia, mas muitas populações ribeirinhas dependem da vazante dos rios.

A água também está relacionada a questões políticas. Ela não está limitada às fronteiras políticas dos países, razão pela qual quase metade da superfície terrestre é conformada por bacias hidrográficas de rios compartilhados por dois ou mais países. O Brasil compartilha cerca de 82 rios com os países vizinhos, incluindo importantes bacias como a do Amazonas e a do Prata, além de compartilhar os sistemas de aquíferos Guarani e Amazonas. Esse cenário se traduz em diferentes e oportunas possibilidades para a cooperação e acordos e o bom relacionamento entre os países. Mas também é motivo de desavenças quando é muito escassa, como acontece entre países africanos numa disputa pelas águas do rio Nilo.

Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Como pesca, o transporte de mercadorias e de pessoas dentro dos países e entre o mundo, além do turismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (212.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com