TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte De Macarrão

Ensaios: Ponte De Macarrão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.900 Palavras (12 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 12

SUMARIO

1.Introdução ................................................................... 3

2.Objetivos do Trabalho ............................................... 4

3.Passos para a construção da PONTE DE MACARRÃO 5

3.1. Material Utilizado ............................................. 5

3.2. Ilustrações ....................................................... 6 á 10

3.3. Esboço do projeto da Ponte de Macarrão ... 11

3.4 Calculos ............................................................ 12 e 13

4. Conclusão .................................................................. 14

5. Referencias Bibliográficas ....................................... 15

1.Introdução

Com base no que foi prescrito no manual de instruções da Atividade Pratica do 2º semestre, iremos desenvolver um projeto de uma ponte feita com macarrões. Na engenharia, a resistência dos materiais significa a capacidade do material resistir a uma força a ele aplicada. A resistência de um material é dada em função de seu processo de fabricação.

Este trabalho foi desenvolvido com base nos conhecimentos básicos adquiridosnas aulas de Tópico Geral de Física e Mecânica da Partícula. Sendo assim pesquisamos e fizemos diversos cálculos até acharmos a ponte que se adequaria perfeitamente aos nossos requisitos.

2. Objetivos do trabalho

Realizar a construção de uma "Ponte composta de Macarrão", com espaguetes e cola de acordo com um conjunto de regras prescritas no manual da APS , e medidas pré-estabelecidas pelo órgão julgador da disciplina. A ponte passará por um teste e esse teste determinará a ponte mais resistente e qual será a vencedora da competição. Esse trabalho tem como finalidade relacionar os conhecimentos adquiridos em aula com a pratica.Para se determinar a resistência de cada material usamos como base das nossas pesquisas os esforços mecânicos que são o principal foco da disciplina resistência dos materiais, e é com a resistencia de materias que iremos consiguir dimensionar e ter uma base de como uma peça ou elemento qualquer possa suportar os efeitos que os esforços mecânicos gerados por uma estrutura geral ou específica estarão atuando sobre a mesma.

3.Passo a Passo para a construção da “Ponte de Macarrão”.

3.1. Material Utilizado: 1 Caixa e 1/2 de EspaguetiBarilla Nª7

8 Caixas de Cola Epoxi ARALDITE

300 gramas de Cola DUPEPOXI

•Colagem e Contagem dos Fios

•Colagem das treliças

....

3.4. Calculos:

Cálculos utilizados para as treliças da ponte:

A partir do conhecimento das propriedades do macarrão foi possível definir equações que serão as ferramentas para a construção da ponte.As barras de uma treliça podem estar submetidas a apenas dois tipos de esforços: Tração e Compressão

Quando se faz os cálculos as respostas obtidas já nos dizem se é tração ou compressão dependendo do sentido que adotamos.

•Tração:

Para barras submetidas à tração utilizamos a seguinte equação:

Assim definimos quantos fios de macarrão deve conter na barra. Então como visto no exemplo a barra AC sofre uma carga de 29,43 N (tração):

É claro que é inviável utilizar 0,7 de um fio de macarrão, então para isso utiliza-se um número mínimo demacarrão para manter a estabilidade da ponte, este número mínimo fica a critério de cada grupo.

• Compressão:

Para barras submetidas à compressão utilizaremos a seguinte equação:

OBS: (l = Comprimento da barra, r = Raio do macarrão (0.9mm))

4.Conclusão

Concluímos que esse projeto tem importância significativa no aprendizado de física, pois através dele colocamos em prática aquilo que aprendemos em sala de aula. Nesse projeto é aplicado diretamente as leis de física e podemos ver que as vezes materiais de pequena capacidade física podem se agrupados de forma adequada e aguentar várias vezes a sua própria massa.Entretanto podemos concluir também que as ponte de forma de Reta c/Treliças, possuem uma menor tensão de cargas comparadas as pontes Arcadas , sendo que estas possuem uma maior divisão da tensão entre as treliças , pois as próprias treliças da ponte se subdividem nas treliças a tensão. Podemos observar também que o início da ruptura da ponte, quase sempre foi no seu ponto médio, isto demonstra que as principais atuam nesse ponto. Esse projeto é muito importante para o nosso desenvolvimento.

Modelo 2:

As pontes são uma das estruturas mais antigas inventadas pelo homem. Foram criadas pela necessidade de se atravessar obstáculos, como rios ou vales, na tentativa de encontrar alimentos ou abrigos. Ganharam grande notoriedade na arquitetura após a revolução industrial, pois construir pontes se tornou essencial para fazer a economia acelerar, significando rapidez e economia de tempo e dinheiro.

Nos tempos atuais, com toda infraestrutura tecnológica, comunicação digital e equipamentos pesados que temos a disposição, é fácil chamar as pontes mais antigas de “primitivas”, mas não se pode esquecer das reais circunstâncias que essas pontes foram construídas. Mesmos sem os cálculos de engenharia e os testes de materiais usados atualmente, o raciocínio lógico das estruturas esteve presente na mente dos antigos construtores de pontes. Através do teste e do erro, construíram estruturas tão bem projetadas e sólidas que sobrevivem por séculos, até os dias atuais.

A competição para construção e teste de cargas em pontes feitas de macarrão é uma proposta que algumas Universidades do Brasil e do mundo fazem aos seus alunos de Engenharia, com o intuito de motiva-los a empregar os conhecimentos obtidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com