TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque Estudar História Na Educação Fisica?

Trabalho Escolar: Porque Estudar História Na Educação Fisica?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  4.550 Visualizações

Página 1 de 2

Porque devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação?

Segundo o texto lido, essa pergunta já vem sendo questionada por vários alunos e professores de Educação Física, pergunta-se ainda se há espaço e necessidade de alguma transformação metodológica nessa disciplina, visto que é pouca a preocupação e questionamento das propostas que não passam de projetos e a mínima importância dada pelos alunos nessa área e assim optam por outras vertentes que não seja a docência. A disciplina História da Educação Física nos possibilita informações importantes da cidade de Roma, da Grécia antiga entre outras, que colaboram com avanços das pesquisas históricas da área. Salientando que a pratica é importante para a atuação do profissional, mas é necessário conceder condições por meio de uma comparação teórica aprofundada para que o estudante sempre possa inovar em suas atuações. Tendo em vista que seus estudos estão voltados mais para a área teórica do que a prática, isso dificulta muito o crescimento do professor dentro da grade curricular na Escola Nacional de Educação Física e Desportos (EEFD) , onde foi dedicada uma cadeira ao estudo da história, porém essa cadeira tinha um prestígio menor sendo comparada a cadeira de medicina que era maior,tinha mais status, mais valor e mais credibilidade.

Resta-nos agora discutir a importância da História dentro da Educação Física na graduação, pois é nessa primeira que se estuda o avanço ao longo dos anos, sendo assim confuso, pois, o professor não será tão claro na sua metodologia, já que não conhece o passado da qual ela originou e quais foram os passos dados, os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, além do homem transformar a sociedade e o mundo em que vive esses estudos históricos dentro da referida disciplina permite que se aprimore as metodologias pedagógicas para que aluno e professor dê mais importância e valorize mais esse curso que é Educação Física. Pensamos que não seja possível responder adequadamente a pergunta do texto, e aprofundando mais a leitura veremos uma afirmação de Karl Marx que podem contribuir para a reflexão sobre alguns sentidos e significados do estudo da História.

Ele afirma: "Os homens fazem sua própria história, mas não fazem como querem, não a fazem sob a circunstância de sua escolha e sim sob aquelas que se defrontam diretamente, ligadas e transmitidas pelo passado”. Então, como se nota, temos, através desse filósofo uma resposta,e um motivo para o estudo da História na Educação Física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com