TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque Os Bebes Choram

Trabalho Universitário: Porque Os Bebes Choram. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  8.279 Palavras (34 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 34

POR QUE OS BEBÊS CHORAM?

O choro é a primeira linguagem natural e a primeira comunicação com o outro. Nossa prioridade enquanto educadoras, está em aprender a interpretar os vários tipos de choro que os bebês expressam, dando-lhes significado. Isto é possível, a partir da construção do vínculo afetivo entre a professora e a criança e ela e seus pares. O choro dos pequenos é a linguagem de seus sentimentos, e a nós, cabe auxiliá-los a ampliar esta linguagem, substituindo o choro pelas palavras, conquistando assim sua autonomia oral.

Todo bebê chora. Bebês completamente saudáveis são capazes de chorar entre uma e três horas por dia no total, sem que haja nada de anormal. Como não podem fazer nada sozinhos, os bebês precisam dos outros para conseguir a comida, o calor e o conforto de que precisam.

Chorar é o único jeito que o bebê tem de comunicar essas necessidades. Com o tempo, começamos a distinguir o que cada choro quer dizer.

À medida que vão crescendo, os bebês aprendem outros meios de se comunicar. Aperfeiçoam o contato visual, fazem barulhinhos e até sorriem. A partir do segundo mês de vida, os bebês emitem sons que chamamos de arrulhos, fazendo somente o som de vogais, o som das consoantes vão aparecendo aos poucos. A partir do quarto mês, dão início aos balbucios, que são sons longos que combinam as vogais e consoantes, dando espaço para a emissão de sílabas e sons mais complexos por volta dos oito meses.

12 MOTIVOS POR QUE OS BEBÊS CHORAM TANTO...

1. PRECISO COMER

A fome é o motivo mais comum para um recém-nascido chorar. Quanto mais novo for o bebê, maior é a probabilidade de ele estar chorando de fome. O recém-nascido tem o estômago pequeno, que não aguenta uma quantidade muito grande de leite, por isso vamos introduzindo os alimentos aos poucos e em pequenas quantidades, no entanto, oferecendo mais vezes.

Professoras atentas, identificam os primeiros sinais da fome antes do choro: quando o bebê coloca a mão na boca, fica "procurando" algo, mostrando-se inquieto. Nestes momentos, é importante que o adulto responsável converse com este serzinho, questionando o que lhe incomoda, mostrando a mamadeira, fazendo movimentos com a boca, comunicando ao bebê que está conseguindo comunicar-se com a educadora. Pode ser que ele não pare de chorar na hora que o leite lhe é oferecido, mas deixe-o mamar. Conforme o estômago dele for se enchendo, ele deve se acalmar.

2. ESTOU COM A FRALDA SUJA

Há bebês que não se incomodam com a fralda suja, e há outros que querem ser trocados na hora, principalmente se estiverem com a pele irritada. Verifique a fralda do bebê e troque-a, sempre que necessário. Lembre-se que às vezes a fralda pode estar muito apertada!

3. ESTOU COM SONO

Quanto mais cansado o bebê está, mais irritado e agitado se apresenta, ficando mais difícil conseguir relaxar e dormir. Procure colocá-lo para dormir aos primeiros sinais de sono: olheiras, irritabilidade, olhar caído, esfregação de olhos ou orelha. Acalente com a chupeta, o cheirinho, o colo ou carrinho, respeitando as orientações dadas pela família no ato da entrevista.

4. PRECISO ARROTAR

Quando o bebê chora depois de mamar, principalmente se estiver deitado, pode ser que esteja com necessidade de arrotar. O ar entra até o estômago do bebê que é mais leve que o leite e por isso tende a voltar. Quando o ar volta, é o que conhecemos por arroto, que pode vir acompanhado de uma pequena quantidade de leite, a regurgitação. O bebê que estiver deitado de costas ou de bruços no berço pode aspirar o leite que voltou e se asfixiar. Outra conseqüência do bebê que engole ar e não arrota, são as cólicas. Com o estômago cheio de ar e o sistema digestivo ainda imaturo, aparecem as terríveis cólicas. Os bebês choram muito e nada os consolam devido ao desconforto e a dor.

5. ESTOU COM DOR DE BARRIGA

Como o sistema digestivo do bebê ainda é imaturo, ele pode estar chorando de cólica, devido a gases ou porque está com dificuldade de fazer cocô.

Em alguns casos, o bebê chora porque sofre de refluxo, ou seja, o leite fica voltando mais do que o normal e provoca dor e desconforto.

Normalmente, quando o choro é ocasionado pela dor de barriga, o bebê fica vermelho, ou chora logo depois de mamar.

Podemos fazer uma massagem, colocar bolsa de água quente na barriguinha do bebê, fazer movimentos de bicicleta com a perninha ou dar alguma coisa para ele sugar (a chupeta), pois o movimento de sucção relaxa e alivia a dor.

6. PRECISO DE COLO

Há bebês que precisam de mais colo para se sentirem seguros. Crianças um pouco mais velhas, se acalmam ao ver a professora, ao ouvir uma voz conhecida, mas os pequenininhos precisam do contato físico. Se a sua criança está alimentada, de fralda trocada, e continua chorando, pode ser que só esteja querendo colo mesmo. Este contato físico se faz necessário para que o vínculo afetivo aconteça e para que o bebê perceba que se precisar, poderá contar contigo. No entanto, lembre-se que você é responsável por todo o grupo, assim sendo, procure dar este colo quando sua parceira de sala estiver junto, ou o tempo suficiente para acalmar a criança, mantendo-se atenta à todos os outros. Muitas vezes, só o colo não é o suficiente, você precisa conversar, segurar na mão da criança, dar um abraço, expressar que entende seus sentimentos. Evite dizer “pare de chorar!”, sem saber qual o motivo, nossas crianças pequenas expressam seus sentimentos através do choro, lembram? Cabe aos adultos ensinar-lhe a codificar seus sentimentos e expressá-los através da fala.

7. ESTOU COM FRIO! ESTOU COM CALOR!

Certos recém-nascidos detestam ficar pelados para a troca ou para o banho. Não estão acostumados a sentir o contato do ar com a pele e preferem ficar de roupa. Neste caso nos cabe agilidade e bom senso para aprender a trocar a fralda em velocidade recorde, acabando com as reclamações.

Por outro lado, tome cuidado para não exagerar nas roupas, senão a criança vai ficar com calor. Um bom jeito de verificar a temperatura do bebê é sentir a barriga dele. Se ela estiver quente e suando, tire um pouco de roupa. Se ela estiver fria, agasalhe-o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.9 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com