TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque Os Planejamentos Falham

Artigo: Porque Os Planejamentos Falham. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

Por que os planejamentos falham

Infelizmente nem todos os planejamentos funcionam bem do início ao fim. Como eles são orientados para o futuro, a maioria sofre revezes no meio do caminho que, se não bem administrados e direcionados, podem resultar no fracasso do plano. Listo abaixo, 10 motivos muito comuns dos fracassos dos planejamentos.

1. O planejamento corporativo não está integrado com a estratégia da organização

Não havendo este alinhamento é grande a possibilidade do gestor estar levando o projeto para o lado errado, comparado com o direcionamento que a estratégia dá à organização. Neste conjunto de situações, é importante que todo planejamento tenha sempre uma fonte direcionadora que é a estratégia corporativa.

2. Falta entendimento das diferentes etapas do processo de planejamento

As falhas de comunicação são um dos principais problemas na consecução de planos. Como a maioria dos planos é executada por grupos de pessoas, estas precisam saber se comunicar para garantir que estejam todos caminhando juntos na mesma direção proposta pelo plano e que todos tenham condições de tomar decisões sob-bases de conhecimento comuns. Normalmente, cada etapa é conduzida por uma pessoa ou um grupo de pessoas e as falhas mais comuns acontecem na ‘passagem de bastão’, ou seja, ao transferir as tarefas de um grupo para outro, normalmente de um departamento para outro, dentro do ambiente corporativo. Hoje existem excelentes sistemas conhecidos como ‘workflow’ que minimizam estes problemas e permitem uma aderência melhor na comunicabilidade de dados e informações entre as áreas.

3. Gerentes de diferentes níveis da organização não se engajaram adequadamente nas atividades de planejamento ou não contribuíram para elas

Não apenas gerentes, mas membros da equipe que, muitas vezes, desempenham papéis-chave dentro do planejamento estabelecido acabam não se comprometendo como deviam e deixam a desejar nos momentos que são mais requeridos. Comprometimento e motivação são os elementos que mobilizam as pessoas em torno dos ideais do projeto. Na maioria das vezes, uma comunicação clara e transparente sobre os objetivos a serem atingidos e, sobretudo, dos benefícios que serão obtidos na consecução do plano é suficiente para garantir o mínimo de engajamento das pessoas responsáveis por suas tarefas. Pode-se também, em outras instâncias, tentar demonstrar o significado do papel de cada um no plano e os impactos de sua falta. Na pior das hipóteses a troca dos elementos, quando possível, costuma ser a medida de resultados mais imediatos.

4. Responsabilidade pelo planejamento é concedida somente ao departamento de planejamento, o que é um equívoco

A responsabilidade pelo planejamento é coletiva. Quem planeja determina os passos, a metodologia, as ferramentas necessárias para um bom planejamento. Nenhum deles serve para nada se o conteúdo não for adequado. Este conteúdo é fornecido pela área cliente, que deverá determinar os prazos, os recursos, os objetivos, os riscos, as pessoas, o espaço e todos os outros recursos e informações necessárias para fazer um bom planejamento. Neste processo envolve-se o cliente que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com