TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porquê Gerenciar Riscos ?

Por:   •  16/7/2020  •  Projeto de pesquisa  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

Bom dia, Professor.

É essencial gerenciar riscos em um projeto, traduzindo, essa etapa nos conduza a planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar ou aproveitar os riscos e incertezas sobre essa organização. Gerenciando corretamente os riscos, o valor é maximizado quando estabelecemos no projeto estratégias e objetivos para alcançar o equilíbrio ideal entre as metas de crescimento e de retorno de investimentos e os riscos a elas associados, e para explorar os seus recursos com eficácia e eficiência na busca dos objetivos do mesmo.

Quando não há investimento no gerenciamento de riscos, as empresas deixam de capturar possíveis ganhos e não administram os gap's que podem causar grandes prejuízos financeiros, temporais, quantitativos e qualitativos, entre outros.

Ressalto que é de suma importância, fazer o Gerenciamento do Risco com uma análise técnica/critica coerente e coesa, nem sempre a melhor alternativa é implantar e ou custear uma solução, com a finalidade de mitigar 100% dos riscos, temos que avaliar variantes como impacto x probabilidade x investimento x esforço.

Já trabalhei em projetos dentro da minha empresa, onde definimos como melhor estratégia conviver com o risco, pois, financeiramente e qualitativamente , foi mais relevante do que trata-lo por completo, nesse caso foi adotado um constante monitoramento e elaborado plano de contingência caso a possibilidade se confirmasse.

Por fim, definição do que é gestão de riscos: Gestão de riscos empresariais é a coordenação de todas as atividades relacionadas a evitar que uma organização seja afetada de forna negativas (ou deixe de aproveitar de forma positiva) uma conjuntura ou cenário futuro, ou mesmo um incidente interno ou externo com potencial de acontecimento recorrente.

Assim, a gestão de riscos não trata apenas das ameaças ao seu negócio, mas também de oportunidades que não devem ser desperdiçadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com