TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio

Artigo: Portfolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

Respostas

.............................................................................................................

As três formas da alienação social: Na qual os humanos não se reconhecem como produtores das instituições sociopolíticas e ficam indecisos entre duas atitudes: ou aceitam passivamente tudo o que existe, por ser natural, divino ou racional, ou se rebelam individualmente, julgando por sua própria vontade e inteligência, podem mais do que a realidade que os condiciona..

A alienação econômica, na qual os produtores não se reconhecem como produtores, nem se reconhecem nos objetos produzidos por seu trabalho. Em nossas sociedades modernas,a alienação econômica dupla:

Em primeiro lugar, os trabalhadores, como classe social, vendem sua força de trabalho aos proprietários do capital. Vendendo sua força de trabalho no mercado da compra e venda de trabalho, os trabalhadores são mercadorias e, como toda mercadoria, recebem um preço, isto é, o salário.

Entretanto, os trabalhadores não percebem que foram reduzidas à condição de

coisas que produzem coisas; não percebem que foram desumanizados e coisificados.

O trabalhador olha os preços e sabe que não poderá adquirir quase nada do que está exposto no comércio, mas não lhe passa pela cabeça que foi ele, não enquanto indivíduo e sim como classe social, quem produziu tudo aquilo com seu trabalho e que não pode ter os produtos porque o preço deles é muito mais alto, trabalhador, isto é, o seu salário.A alienação intelectual, resultante da separação social entre trabalho material (que produz mercadorias) e trabalho intelectual (que produz idéias). A divisão social entre as duas modalidades de trabalho leva a crer que o trabalho material é uma tarefa que não exige conhecimentos, mas apenas habilidades manuais, enquanto o trabalho intelectual é responsável exclusivo pelos conhecimentos. Sua alienação é tripla: Primeiro, esquecem ou ignoram que suas idéias estão ligadas às opiniões e pontos de vista da classe a que pertencem, isto é, a classe dominante, e imaginam, ao contrário, que são idéias universais, válidas para todos, em todos os tempos e lugares.Segundo, esquecem ou ignoram que as idéias são produzidas por eles para explicar a realidade e passam a crer que elas se encontram gravadas na própria realidade e que eles apenas as descobrem e descrevem sob a forma de teorias gerais. Pouco a pouco, passam a acreditar que as idéias se produzem umas às outras, são causas e efeitos umas das outras e que somos apenas receptáculos delas ou instrumentos delas. As três grandes formas da alienação (social, econômica e intelectual) são a causa do surgimento, da implantação e do fortalecimento da ideologia.

O problema do consumo na infância

Esse documentário remete a uma preocupação: a que as crianças estão cada vez mais afastadas de um convívio familiar ou até mesmo com seus amigos para buscar no consumo algo que ele jamais poderá oferecer. Porque comprar tal produto parece te realizar de certa maneira? Existe sim um caráter emocional em volta desse consumo desenfreado, porém esse desejo de comprar não é verdadeiro e sim implantado pela mídia, fazendo parecer que possuir aquele produto é algo necessário a toda criança.A melhor solução para que essa influência da mídia, tão negativa e imparcial chegasse ao fim, seria a adoção de medidas drásticas tais como interferência por parte do governo em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com