TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Economia

Dissertações: Portfolio Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 3

1 - O que é concorrência perfeita e quais são suas principais características?

Em Econômia, concorrência é a situação de um mercado em que os diferentes produtores ou vendedores de um bem ou serviço atuam de forma independente de frente aos compradores ou consumidores, é uma estrutura de mercado onde existe um grande número de produtores e consumidores, com vista a alcançar um objetivo para seu negócio, utilizando diferentes instrumentos, como preços, qualidade e os serviços.

Numa estrutura de concorrência perfeita, devem prevalecer as seguintes premissas: mercado atomizado, produtos homogêneos e transparência de mercado.

As principais características de concorrência perfeita, é o grande números de empresas ofertando produtos substituíveis; inexistência de economia de escala, nenhuma empresa ou consumidor é suficientemente grande para impor preço, qualidade, tipo e outras condições.

2 - Por que uma empresa em concorrência perfeita é uma tomadora de preços?

Cada empresa é tomadora de preço, isto é, não consegue influenciar o preço e pode vender a quantidade que quiser ao preço de mercado.

As empresas de concorrência perfeita são tomadoras de preços, isto é, uma empresa que não tem como influenciar o preço de mercado, determinado seu próprio preço ao nível daquele de mercado.

O preço praticado pelas empresas é homogéneo, as empresas praticam o preço de mercado na totalidade dos casos, toda empresa é tomadora de preço, isto é, não consegue influenciar o preço e pode vender a quantidade que quiser ao preço de mercado.

3 - Como são os lucros no mercado de concorrência perfeita?

O objetivo de cada empresa é a maximização do seu lucro, sendo assim, uma vez que o preço é fixo, a questão que se coloca é a de saber qual a quantidade a produzir para maximizar o lucro.

A meta de uma empresa é maximizar o lucro econômico, que é igual á receita total menos o custo total. O custo total é normal, o retorno que o empresário pode esperar receber em média em um negócio alternativo. Essa é uma característica desse mercado, no longo prazo a indústria terá lucro nulo. Dada a livre entrada e saída da indústria, no longo prazo a empresa irá adaptar-se à procura e atingirão o número ótimo, e a dimensão ótima para a produção otimizada, no curto prazo é possível uma dada indústria ter lucro positivo, superior à melhor aplicação alternativa de maneira a atingir o mínimo custo médio possível.

Não existem lucros extras ou extraordinários, mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário.

4 - Na concorrência perfeita, qual é a relação entre a demanda pela produção da empresa e a demanda do mercado?

Na concorrência perfeita, a procura e a oferta de mercado geram um preço de equilíbrio de mercado e cada empresa toma esse preço como um dado, determinando a quantidade a produzir.

A ligação entre preço de mercado e a quantidade produzida por cada empresa é a curva da oferta de curto prazo dessa empresa. As empresas também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com