TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Textuais

Monografias: Portfolio Textuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  1.250 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado um estudo de Gêneros Textuais do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal. O agrupamento do Narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, que estão a serviço do imaginário humano e que se valem, para serem produzidos, da subjetividade e da ficção. É nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradição celta, o conto maravilhoso da tradição oriental, o conto de ensinamento, a fábula, a lenda, o mito, a paródia, os contos de animais e outros. Sabemos que a humanidade não para de evoluir e que com sua evolução, evolui também a linguagem por ela usada, tanto a oral quanto a escrita.

O texto aborda basicamente sobre a representação simbólica da linguagem corporal, onde o movimento do corpo remete a uma condição motriz, como instrumento relacional do indivíduo. Logo a utilização do movimento do corpo no contexto escolar, favorece na construção conhecimentos dos educando, tornando-os mais interessados nos conteúdos que lhe são apresentados pelos professores.

A linguagem corporal tem o papel essencial no processo ensino-aprendizado porque toda em qualquer instrumento que venha somar com método do ensino docente irão de fato oferecer ótimos resultados futuros na educação em geral, e sem dúvidas também facilitara no mundo do trabalho, com o trabalho profissional responsável por esse trabalho tão importante, não só nas séries iniciais, assim em gera lna vida escolar.

Percebe-se que a dinâmica de sala de aula sofre uma modificação, pois a utilização do lúdico no processo de ensino- aprendizagem favorece na compreensão das atividades, tornado as aulas mais prazerosas.

2 DESENVOLVIMENTO

Gêneros textuais

Definição:

Os gêneros textuais são os textos materializados em situações comunicativas recontes, encontrados em nossa vida diária e apresentam padrões sócio históricos característicos,ou seja,são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em uma determinado momento histórico.Definimos por composições funcionais,objetivos anunciativos e estilos concretamente realizados na integração de forças históricas,sociais,instituições e técnicas.

Ao contrário dos tipos textuais, os gêneros possuem número ilimitado,enquanto os tipos possuem cerca de meia dúzia de categorias:Narração,argumentação,

exposição,descrição,injunção.Um tipo textual pode aparecer em qualquer gênero textual,da mesma forma que um único gênero pode conter mais de um tipo textual.

Um tipo de textual está contido num gênero e nunca ao contrário.Uma carta,por exemplo,pode ter passagens narrativas,descritivas ,enjoativas,e assim por adiante sem perder sua funcionalidade. Por exemplo: telefonema,sermão,carta comercial,carta pessoal,romance,bilhete,reportagem,aula esportiva, reunião de condomínio, notícia jornalística, horóscopo,receita culinária,bula de remédio,lista de compras,bate papo por computadores,aulas virtuais e assim por diante.

Como eventos textuais altamente maleáveis dinâmicos e práticos.O gênero textual do agrupamento do narrar vem com a ação Meneses da criação da intriga no domínio do verossímil,como os Contos de Fadas,fabula,lenda,narrativa de ficção científica,narrativa de enigma,narrativa mítica,sketch ou história engraçada,biografia romanceada,romance,romance histórico,novel,conto,piada,advinha,tudo isso é um agrupamento que se junta ou não,pois depende do que se é tratado no momento e forma a característica real do gênero.

A narração é um texto narrativo em 1º ou 3º pessoa que contém enredo, conflito,cenário,tempo e espaço com predomínio de verbos de ação,portando o diálogo direto é freqüente,relato de fatos tem a presença do narrado,personagens,enredo,cenário,tempo,apresentação de conflito uso de verbos de ação e geralmente são mesclados de descrições e o dialogo é direto e freqüente.

A importância da linguagem corporal na escola o domínio competente da linguagem corporal é fundamental para os professores em qualquer nível ou modalidade de ensino.Saber utilizar gestos,expressões faciais e a postura corporal ajudam a influenciar positivamente o comportamento dos alunos.Além disso,a linguagem corporal é excelente para expressar emoções e o nosso interesse pelas atividades e pelas pessoas.A utilização das técnicas não verbais,além de necessária,é muito útil,principalmente nos primeiros contatos com uma turma nova pois alguns alunos podem não estar naturalmente interessados nas atividades que lhes serão proposta pedagógica será a sua principal motivação o que perceberão muito mais pela linguagem corporal do professor do que pelo que lhes for dito.

contexto,você pode manifestar esse interesse através de sinais como:

A orientação da posição do seu corpo,a forma e a atenção do seu olhar,o tempo de espera suficiente para permitir que o aluno organize a sua resposta sem interrupção e expressões faciais e gestos e movimentos.No entanto dentro de um ambiente de trabalho coletivo,como uma sala de aula,é necessário saber,a intenção quando e quais utilizar.O entusiasmo,por exemplo é transmitido com o corpo inteiro por meio da intensificação da tensão muscular,do aumento da amplitude dos movimentos e da intensificação das expressões faciais para pontuar as atividades propostas de uma forma envolvente e promovida.Entretanto,é necessário cuidado com os exageros,pois são tão fáceis quanto identificar um entusiasta é descobrir alguém que finge ser deles,o que as crianças percebem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com