TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Individual

Exames: Portifólio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.130 Palavras (5 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

IARA MENDES CABRAL

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Itabirito

2013

IARA MENDES CABRAL

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Microeconomia e Macroeconomia;Métodos Quantitativos; Ética,Política e Sociedade ].

Prof. Regina Malasisse

Marcelo Viegas

Wilson Sanches

Márcia Bastos

Henry Nonaka

Itabirito

2013

1INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como base mostrar as várias formas de como a economia interfere na vida da população e nas suas escolhas diárias, a importância de se manter bem informado para se ter uma melhor distribuição de sua renda.

2 DESENVOLVIMENTO

Nos dias de hoje a economia brasileira vem crescendo cada vez mais e um dos temas que mais podemos citar, e que são mais expostos e recorrentes nos noticiários é sobre a inflação, taxa de juros e taxa de câmbio, veremos a seguir uma breve explicação e uma aplicação de cada um dos temas.

A inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro, porém no popular é conhecida como o aumento do preço das mercadorias.

Podemos tirar como exemplo a alta no preço do tomate ele chegou a custar o dobro no Brasil em relação aos países vizinhos e liderou a alta dos preços dos alimentos nos supermercados brasileiros nos primeiros três meses do ano, com um aumento médio de 60%.

Em relação a igual período do ano passado, o aumento passou de 120% e o quilograma do tomate chegou aos 10 reais (3,8 euros), isso fez com que os consumidores diminuíssem a compra desse produto.

A taxa de juros indica qual a percentagem a que se investe um capital numa unidade de tempo, é a taxa cobrada para empréstimos de dinheiro, pode-se dizer que é o valor do dinheiro no mercado que se cobra para emprestá-lo ou pedir emprestado, ela pode ser fixa, estável durante o empréstimo ou investimento, ou pode ser também variável, de acordo com a inflação a taxa de câmbio e outros fatores. No Brasil quem faz a regulamentação das taxas de juros para instituições financeiras é o Banco Central do Brasil, ele que calcula e quais valores devem ser acrescentados a produtos, bens serviços, e em seguida repassa as demais organizações financeiras.

Podemos ver um exemplo da taxa de juros com essa notícia vinculada pelo site R7, “Na tentativa de conter a inflação, o governo aumentou nesta quarta-feira (9) a taxa básica de juros (Selic) de 9% para 9,5%. Porém, mesmo evitando o aumento geral de preços, outros “vilões” irão pesar no bolso do consumidor: os juros do cartão de crédito e do cheque especial”. O Governo aumenta a taxa de juros para tentar conter a inflação e consequentemente fica mais difícil para as pessoas adquirirem produtos e com isso há um aumento da demanda e uma baixa dos preços.

A taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país. Algumas notícias sobre taxa de câmbio veiculada nos noticiários; “A taxa de câmbio do Brasil estabilizou-se em um nível considerado “favorável”, diminuindo a necessidade de intervenções na moeda, declarou nesta terça-feira em Nova York o ministro da Fazenda, Guido Mantega”. De acordo com o site www.executivecambio.com.br . Isso nos mostra que o real está caminhando para uma estabilização.

A Estatística e seus métodos quantitativos estão presentes na grande maioria das organizações, seja na análise de dados ou na estimativa de metas, há vários temas, que veremos a seguir, que contribuem para o crescimento de uma empresa. As medidas de tendência central são utilizadas numa amostra como forma de representar todos os valores de determinada amostra num único valor. A medida de tendência central será um tipo de medida escolhida que irá representar uma concentração de medidas em torno do valor estipulado.

Existem três tipos de medida central mais utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com