TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pos Graduação

Resenha: Pos Graduação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Pode-se dizer que a consolidação do sistema de pós graduação no Brasil, desde o final dos anos 1960, contou também com o investimento consciente, propiciado pelo Estado, em matéria de capacidade adquirida no exterior.

Mas, para ai se chegar, um longo processo deveria ser trilhado. E o primeiro marco especifico desse itinerário situa-se nos anos trinta do século passado. Em 1931, Francisco Campos, a época ministro da Educação e Saúde Publica do Governo Provisório de Getulio Vargas, impunha a “investigação cientifica em quaisquer domínios dos conhecimentos humanos” como finalidade o ensino universitário. Esse decreto institucionaliza também cursos de aperfeiçoamento e de especialização como forma de aprofundamento de conhecimentos profissionais e científicos.

Ainda nos mesmos anos de 1930, a então Universidade de Minas Gerais(futura UFMG) cria seu doutorado em direito, e é criada a Universidade de São Paulo(USP), com forte presença de intelectuais franceses que auxiliaram na implantação desta prestigiosa universidade estadual, com destaque para abertura dos cursos e para a inovação de métodos e técnicas cientificas.

Em 1933, lamenta-se como lacuna na reorganização da vida do pais a inexistência de uma elite numerosa e organizada, instituída sob métodos científicos, a par das instituições e conquistas do mundo civilizado.

A escola propõe-se em contratar professores de renome fora do pais.

No ano de 1941, abre-se curso de mestrado nas escolas, com a presença e o apoio de pesquisadores norte-americanos.

Em 1946, aprova-se o Estatuto da Universidade do Brasil, reconhece a existência de cursos de pós graduação, cuja finalidade se destina à especialização profissional, ficando os cursos de doutorado a critério do regimento da universidade.

Em 1949, o presidente Dutra encaminha ao Congresso o projeto de lei elaborado por uma comissão cujo presidente era o almirante Álvaro Alberto, propondo a criação de um Conselho Nacional de Pesquisa(CNP).

Esse conselho, conhecido hoje como conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico(CNPq), dá grande sustentação a formação de pesquisadores e estudiosos em todas as áreas do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com