TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posicionamento Macroeconomico

Exames: Posicionamento Macroeconomico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

Um debate macroeconômico persistente refere-se às finanças do governo. Sempre que o governo gasta mais do que coleta de arrecadação tributária, cobre seu déficit orçamentário emitindo títulos públicos. Nós vimos que os déficits afetam a poupança, o investimento e as taxas de juros. Mas, qual a magnitude dos problemas causados pelos déficits orçamentários? Como a dívida pública afeta as futuras gerações? Os formuladores de política fiscal deveriam ou não priorizar o equilíbrio do orçamento do governo?

Faça uma pesquisa e discuta os pontos a favor e contra, se eles existirem. Você consegue se posicionar?

Enquanto os investidores estão felizes em colocar dinheiro porque gostam das perspectivas de um país, isso funciona bem. Mas quando os mercados ficam abalados, porque a China está desacelerando, por exemplo, os investidores nacionais e estrangeiros tiram seus capitais de muitos mercados emergentes e o coloca em redutos seguros, como os Estados Unidos, o que significa que as taxas de juros sobem nos mercados emergentes. Isso é o bastante para prejudicar o crescimento econômico, forçando sua desaceleração.

Os resultados indicam que a estratégia de aumentar a participação de títulos prefixados e indexados ao índice de preços mostra-se adequada para evitar uma deterioração na razão dívida/PIB. Por outro lado, a ampliação do prazo médio da dívida pública ainda não trouxe os benefícios esperados. Uma variável que merece atenção é a credibilidade na condução da política monetária, uma vez que ela é capaz de contribuir tanto para uma redução na dívida pública quanto para o controle da inflação.

O gerenciamento da dívida pública está diretamente relacionado à aquisição de credibilidade da política econômica. Se um país não é capaz de sinalizar aos agentes econômicos que a sua dívida será honrada. Como a aquisição dos títulos públicos que financiam a dívida pública mobiliária é feita pelo setor privado, não é desprezível a influência desses credores na construção dessa credibilidade. Assim, as expectativas do mercado interferem na demanda desses títulos e, portanto, na capacidade de o governo rolar a sua dívida.

Quanto ao efeito da credibilidade sobre a taxa Selic, observa-se que um aumento na confiança tende a provocar uma redução na taxa de juros em determinado período. A justificativa é que com uma credibilidade mais elevada, menor é o esforço do Banco Central para a convergência entre as expectativas de inflação e a meta. A justificativa para o efeito temporário se deve ao fato de a credibilidade na condução da política monetária não estar consolidada no período sob análise. Em relação aos efeitos das estratégias de gerenciamento da dívida pública sobre a taxa Selic, verifica-se que tanto a indexação dos títulos da dívida pública pela Selic quanto à utilização de títulos prefixados contribuem para uma queda temporária na taxa de juros. Esta observação se deve ao fato de que, com o uso dessas estratégias que, implica um menor pagamento para o prêmio de risco.

A utilização da taxa de juros como principal instrumento para a obtenção da meta de inflação e o fato de grande parte da dívida pública estar indexada a essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com