TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito Linguistico

Artigos Científicos: Preconceito Linguistico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 11

Preconceito Lingüístico Marcos Bagno

O autor ressalta que a maioria dos brasileiros nos dias dizem que “brasileiro não sabe falar português”, o preconceito começa com eles dizendo que o português é muito difícil.

Estes são mitos que fazem parte de um preconceito presente na cultura brasileira

*A mitologia do preconceito lingüístico. Mito 1*

Nos dias atuais há uma forte tendência a lutar contra as mais variadas formas de preconceito, e mostrar que são apenas o resultado da ignorância, ou da manipulação ideológica.

Porem essa tendência não se aplica ao preconceito lingüístico.

Este preconceito é a alimentado diariamente em programas de televisão e de rádio, e até em colunas de jornal e revista e etc. Que pretendem ensaiar o que é ‘certo’ e ‘errado’.

Um dos maiores mitos que estão presentes na mitologia do preconceito lingüístico no Brasil é “A língua português falada no Brasil apresenta uma unidade surpreendente.”

Este mito é prejudicial a educação porque não reconhece a diversidade do português falado no Brasil.

Pois embora a língua falada pela grande maioria seja o português, este português tem um alto grau de diversidade, no só por causa da extensão territorial do país, mas por causa da trágica injustiça social que faz do Brasil o segundo país com a pior distribuição de renda em todo mundo.

Se formos acreditar no mito da língua única existem milhões de pessoas neste país que não tem acesso a essa língua, que é a norma literária, culta empregada pelos escritores e jornalistas, pelas instituições oficiais e órgãos do poder.

O que muitos estudos empreendidos por diversos pesquisadores tem mostrado é que os falantes das variedades lingüísticas desprestigiadas tem serias dificuldades em compreender as mensagens enviadas para eles pelo poder publico, que se serve exclusivamente da língua padrão.

Exemplo dado por Maurizzio Gnerre em seu livro Linguagem, escrita e poder,

é que Constituição afirma que todos os indivíduos são iguais perante a lei,

mas essa mesma lei é redigida numa língua que só uma parcela pequena de brasileiros consegue entender.

A discriminação sócia começa no texto da Constituição.

Muitas vezes os falantes das variedades desprestigiadas deixam de usufruir diversos serviços que tem direito simplesmente por não compreenderem a linguagem empregada pelos órgãos públicos.

É preciso portanto que a escola e todas as demais instituições voltadas para a educação e a cultura abandonem esse mito da “unidade” do português no Brasil e passem a reconhecer a verdadeira diversidade lingüística de nosso país.

*Mito 2*

“Brasileiro não sabe português/ Só em Portugal se fala bem português”

Estas duas opniões são o complexop de inferioridade, o sentimento de até hoje sermos um colônia dependente de um país antigo e mais “civilizado”.

Essa historia de dizer que nós brasileiros não sabemos português e que só em Portugal se fala bem português, trata-se de um preconceito tramitido de geração a geração pelo ensino tradicional da gramática na escola.

O brasileiro sabe português sim, só que é diferente do português falado em Portugal. Quando dizemos que no Brasil se faa português usamos esse nome simplesmente por comodidade e por razão historica, pois fomos colôinia de Portugal. A lingua falada no Brasil ja tem uma gramatica, que cada vez mais se diferencia da grmatica da lingua falada em Portugal. Por isto usamos o termo português brasileiro, para marcar bem essa diferença.

O unico nivel em que ainda é possivel uma compreensão quase total entre brasileiros e portugueses é o da lingua escrita formal, porque a ortografia é praticamente a mesma, com poucas diferenças.

O mito de que “brasileiro não sabe portugues” tambem afeta o ensino de linguas estrangeiras. É muito comum ouvir de professores de linguas estrangeiras a frase” Os alunos já não sabem portugues, imagine se vão conseguir aprender outra lingua”.

Nosso pais e 92 vezes e meia maior que Portugal, e nossa população e quase 15 vezes superior! Quando se trata de língua, temos de levar em conta a quantidade: so na cidade de São Paulo vivem mais falantes de português do que em toda a Europa!

Alem disso, o papel do Brasil no cenário político-econômico mundial e, de longe, muito mais importante que o de Portugal. Portando não tem sentindo nenhum continuar dizendo que os portugueses são os verdadeiros “donos” da língua, enquanto nós a utilizamos (e mal) apenas por “empréstimo”.

E assim como nós brasileiros cometemos nossos “pecados” contra a gramática normativa, os portugueses também cometem os deles,

só que, mais uma vez diferentes dos nossos.

*Mito 3*

“Portugues é muito dificil!”

Esa afirmação é parente da ideia que acabamos de derruber a de que, “brasileiro não sabe português”. O ensino da lingua sempre se baseou na norma gramatical de Portugual, e a maioria das regras que aprendemos na escola não corresponde a lingua que realmente falamos e escremosno Brasil.

Por isto achamos que o portugues é uma lingua “dificil”: porque temos que decorar regras e conceitos que não serão aplicados no dia a dia.

Quando o nosso ensino de portugues se concentrar ao uso real, e verdadeiro da lingua portuguesa do Brasil é bem provavel que ninguem mais continue a repetir essa bobagem.

Devemos entender tambem que toda e qualquer lingua é “facil” para quem nasceu e cresceu rodeado por ela, se existisse lingua “dificil” ninguem no mundo falaria húngaro, chinês ou guarani, e no entanto esssas linguas são faladas por milhôes de pessoas, inclusive criancinhas analfabetas!

Se tanta gente continua a repetir que “português e difícil”é porque o ensino tradicional da língua no Brasil não leva em conta o uso brasileiro do português.

*Mito 4*

“As pessoas sem instrução falam errado”

Se fossemos pensar assim, um professor pós-graduado jamais poderia cometer erros gramaticais pois ele tem “instrução”.

Se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com