TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro Princípio Da Estratégia Do OceanoAzul

Artigo: Primeiro Princípio Da Estratégia Do OceanoAzul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 5

O Primeiro princípio da Estratégia do Oceano Azul é reconstruir fronteiras do mercado para se libertar da concorrência (oceano vermelho) e criar oceanos azuis. O grande desafio é justamente identificar essas oportunidades com sucesso, pois os gestores não podem se dar ao luxo de atuarem como jogadores em cassino, eles precisam se embasar em algo que defina se a oportunidade é mesmo comercialmente atraente. Os estudos do livro A Estratégia do Oceano Azul levaram à descoberta de padrões, que levam à criação de oceanos azuis. Esses padrões que o livro define como 6 condições básicas para reformular as fronteiras de mercado servem para qualquer tipo de negócio, seja ele B2B, finanças e serviços, varejo, industria e etc.. Esse conjunto é denominado de modelo das seis fronteiras.

Essas fronteiras questionam os seis pressupostos básicos em que se escoram as estratégias de muitas empresas. As empresas tendem a fazer o seguinte:

• Definem seu setor de atuação de maneira semelhante aos demais concorrentes e empenham-se em ser o melhor nesse contexto.

• Analisam seu setor sob a ótica de grupos estratégicos de ampla aceitação ( como automóveis de luxo, carros populares,veículos de família...) e se esforçam para se sobressair no respectivo grupo estratégico.

• Focam no mesmo grupo de adquirentes, seja o de compradores ( como no setor de equipamentos de escritório), seja o de usuários finais ( como no setor de roupas), ou o de influenciadores ( como na indústria farmacêutica).

• Definem de maneira semelhante o escopo dos produtos e serviços oferecidos pelo seu setor.

• Aceitam os apelos funcionais e emocionais do setor.

• Na formulação da estratégia, concentram-se no mesmo ponto no tempo- e geralmente nas atuais ameaças competitivas.

Para se desvencilhar dos oceanos vermelhos, as empresas devem romper fronteiras vigentes que definem as formas de competição. Para tanto, precisam observar as indústrias alternativas, outros grupos estratégicos, diferentes grupos de adquirentes, ofertas de produtos e serviços complementares, distintos apelos funcionais e emocionais do setor e inclusive o curso to tempo.

1. Examine os setores alternativos: Produtos e serviços cujas formas são diferentes, mas que oferecem as mesmas funções ou a mesma utilidade básica são geralmente substitutos uns dos outros. Por outro lado, produtos ou serviços alternativos são aqueles cujas formas e funções são diferentes, mas têm o mesmo propósito. Contadores, softwares e lápis e papel, servem à mesma função. Cinema e Restaurante possuem formas e funções diferentes visto que um oferece prazer gastronômico enquanto o outro oferece entretenimento visual. Porém os dois têm o mesmo propósito de entretenimento. Mudanças de preços, alterações nos modelos ou mesmo uma nova campanha publicitária podem provocar forte resposta por parte dos rivais dentro do setor, mas as mesmas iniciativas em indústrias alternativas passam despercebidas. Os espaços entre indústrias alternativas oferecem oportunidades para inovação de valor. No caso da NetJets, ela buscou uma alternativa entre a compra do próprio avião por parte das empresas e a utilização da aviação comercial. Foram analisados os prós e os contras de cada uma dessas alternativas e se teve a idéia da criação de um ponto intermediário entre as duas. A NetJets oferece um custo inferior ao da compra de uma aeronave, porém um pouco superior ao da utilização dos serviços de aviação comercial, aliado à comodidade da aeronave própria. A NetJets vende à empresa, uma cota de uma aeronave e essa cota dá o direito de uso da aeronave por X horas/ano. Os custos de manutenção são diluídos entre os sócios. Então a idéia é fugir dos concorrentes diretos, os substitutos, e buscar o mercado alternativo, entender porque os clientes fazem escolhas entre eles. Ao se concentrar nos atributos críticos que levam os compradores a optar entre setores alternativos e eliminar ou reduzir tudo o mais, é possível criar o oceano azul de um novo espaço de mercado.

2. Examine os grupos estratégicos dentro dos setores: Grupo Estratégico se refere a um conjunto de empresas que, dentro de um mesmo setor, adotam estratégias semelhantes. Tais grupos estratégicos podem ser geralmente classificados em ordem hierárquica com base em dois critérios: preço e desempenho. A maioria das empresas se concentra em melhorar sua posição competitiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com