TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro Socorros - Aranhas

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho

Primeiros Socorros

Animais Peçonhentos

Aranhas

Curso Técnico em Segurança do trabalho

Prof°. Cleriston

Nomes: José Luiz, Uesley, Marcos, José Alessandro

Introdução.

Origem da palavra aranha: Surgiu de uma lenda grega, a tecelã Aracne desafiou a deusa Atena e como castigo foi transformada em aranha.

Aranhas são animais praticamente universais. Conseguem fazer ninhos rapidamente. Apesar de provacarem medo intenso em algumas pessoas, a grande maioria das aranhas não representa maior risco. Destacam-se cinco tipos de aranhas que são consideradas venenosas, podendo causar acidentes graves em adultos ou crianças.

As principais aranhas venenosas são a armadeira e a aranha marrom. Outras aranhas que também estão envolvidas em acidentes são a aranha da grama, as caranguejeiras e as viúvas negras.

As teias de uma aranha são cinco vezes mais fortes do que o aço no mesmo diâmetro.

Além disso, a teia pode ainda se esticar quatro vezes mais que seu comprimento inicial.

As teias resistem à água e a temperaturas até -45°C sem se romperem.

A aranha poderia morrer presa em sua própria teia, mas sua pata é equipada com pêlos que não permitem que isso aconteça.

Aranha Marron.

A aranha marrom é bem menor que a armadeira com 3 a 4 cm de comprimento, com corpo de 1 a 2 cm. Ela apresenta pêlos muito curtos, praticamente invisíveis. São aranhas que fazem teias de aspecto irregular construídas entre tijolos, restos de estruturas de alvenaria, tocos de madeira ou bambu, cantos de paredes e lugares escuros.

[pic 1]

Responsável pelo maior número de acidentes e também pelos acidentes de maior gravidade, não é um aranha agressiva. A maior parte dos acidentes acontece quando a aranha é comprimida sobre a pele da vítima e isso acontece principalmente durante o sono ou quando a pessoa está se vestindo. Logo após a picada, ocorre uma leve dor e somente após algumas horas ocorre uma vermelhidão da pele; após 12 a 24 horas a pele ao redor da lesão fica arroxeada evoluindo após alguns dias para necrose dos tecidos.

A necrose pode levar a formação de uma grande ferida com cicatrização por segunda intenção. Em alguns casos em que a área lesada é muito grande pode ser necessária a reconstrução local com cirurgia plástica. Além dos sintomas e sinais locais há sintomas sistêmicos com rash cutâneo (vermelhidão em várias regiões do corpo), febre, mal-estar, náuseas e vômitos. Os casos mais graves podem se acompanhar de anemia por hemólise (destruição de glóbulos vermelhos).

Tratamento.

Pelo grau de destruição que o veneno causa com necrose de tecidos, deve-se evitar o uso de torniquetes ou sucção no local da picada que podem agravar a necrose. A melhor solução é levar a vítima para um centro médico para receber os primeiros socorros. Sempre que possível é importante capturar a
aranha que causou o acidente para que ela possa ser identificada e no caso da aranha marrom, a vítima pode ser tratada com o soro específico. O tratamento é feito com soro aracnídeo ou antiloxoscélico (específico para aranha marrom).

Aranha armadeira ou aranha da banana.


As armadeiras medem aproximadamente 17 cm de comprimento na fase adulta incluindo as pernas, com o corpo medindo em torno de cinco cm. Elas são de coloração marrom escuro ou acinzentadas com as pernas e o corpo cobertos por pêlos curtos exceto na região próxima aos ferrões onde os pêlos têm coloração avermelhada. Elas não fazem teias e vivem solitárias gostando de locais bem escuros, na natureza ou dentro das casas. Elas têm hábitos noturnos e saem para caçar a noite.

[pic 2]
Imagem cedida por:
Agência FAPESP 
Na fase adulta, as armadeiras medem
aproximadamente 17 cm de comprimento


Os acidentes com aranhas armadeiras ocorrem quando a pessoa se veste ou calça sapatos e também quando limpa ou colhe
frutas ou trabalha no jardim. A armadeira é uma aranha muito agressiva. Ela freqüentemente se esconde entre frutas principalmente cachos de banana. Após a picada, ocorre dor intensa, vermelhidão e sudorese. Os acidentes graves com a aranha armadeira são em crianças. Pode haver náuseas e vômitos e instabilidade hemodinâmica com oscilação da pressão arterial que oscila entre muito alta ou muito baixa, além de alteração do ritmo de batimentos cardíacos.

Tratamento.


Novamente, não se indica o uso de torniquetes ou garrotes. A identificação da aranha é importante para que se use o soro adequado. O tratamento consiste na aplicação local de
anestésico e, nos casos mais graves, deve ser usado o soro

antiaracnídico.

Aranha da grama, aranha de jardim ou tarântula.

Atinge em torno de cinco cm de comprimento incluindo as pernas, com corpo de 2 a 3 cm. É de coloração acinzentada, com pêlos vermelhos perto dos ferrões. Possui uma mancha em forma de flecha sobre o corpo. Vive tanto nos ambientes externos (vegetação) em gramados como dentro de habitações. Embora os acidentes sejam freqüentes, não apresentam gravidade, não sendo necessária terapêutica com soro antiaracnidíco.

[pic 3]

Aranha caranguejeira.

As caranguejeiras são muito grandes, peludas e de cor escura. Embora apresentem uma aparência assustadora, os acidentes são raros e sem gravidade, não sendo necessária terapêutica específica com soro antiaracnídico.

[pic 4]

Viúva negra.

É uma aranha pequena, sendo a fêmea maior do que o macho. A fêmea tem em torno de 3 cm incluindo as pernas (com corpo de até 1,5 cm). Possui cor preta com várias manchas avermelhadas. O macho tem de 1/3 a 1/4 do tamanho das fêmeas. São aranhas que constroem teias em geral em ambiente externo no meio da vegetação, sempre em lugares escuros. É muito encontrada no litoral do Nordeste.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com