TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Atribuições Do Gerente De Produtos

Artigo: Principais Atribuições Do Gerente De Produtos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

Principais Atribuições do Gerente de Produtos

A análise de organizações que optaram pelo sistema de gerência de produtos mostra que não há um padrão no estabelecimento das atribuições e responsabilidades desse tipo de função. As diferenças são decorrentes do tipo de atividade de cada organização, suas políticas e estratégias de marketing, posicionamento de mercado, cultura organizacional, estágio tecnológico e outras variáveis relevantes. Em Estudo realizado com uma amostra constituída de 64 gerentes de produtos de empresas brasileiras produtora de bens de consumo, pertencentes a diversos segmentos de negócios, Santos (1982) identificou as principais atribuições do gerente de produtos no contexto destas organizações, segundo a descrição dos próprios entrevistados:

• Elaborar o plano atual de marketing da linha de produtos; • Realizar testes de mercado para os produtos;

• Planejar e coordenar as pesquisas de marketing dos produtos; • Recomendar a retirada de produtos do mercado;

• Coordenar as atividades de marketing relacionadas com os produtos; • Recomendar modificações nos produtos existentes na linha;

• Planejar e coordenar a execução de ações de propaganda, promoção e merchandising dos produtos; • Planejar e realizar as atividades de lançamento de novos produtos;

• Coordenar grupos de trabalho multidisciplinares para o desenvolvimento de projetos de produtos; • Realizar contatos com clientes, fornecedores, concorrentes, distribuidores, agências de propaganda e outros tipos de organizações;

• Realizar atividades de apoio ao trabalho de venda dos produtos; • Elaborar previsões e orçamentos relacionados com as atividades de marketing de produtos.

A amplitudes das atribuições do gerente de produtos mostra que esse profissional de ter conhecimentos especializados em diversos campos da administração empresarial. Seu sucesso depende, entre outros fatores, de sua habilidade em relacionar-se com os profissionais de outras áreas da empresa e dispor de poder de convencimento e de envolvimento para conseguir a aprovação e execução dos planos e propostas para produtos sob sua responsabilidade.

Tempo na empresa e na função de gerência de produtos

Os estudos desenvolvidos pelos pesquisadores de marketing mostram que o tempo de permanência do gerente de produtos no cargo e na empresa não é longo, fato que pode ser decorrente da facilidade que esse profissional encontra para ascender na carreira profissional dentro da própria organização, como também para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Idade dos gerentes de produtos

A maioria dos gerentes de produtos tem idade inferior a 40 anos, com pode ser visto nos trabalhos dos diversos autores que estudaram esta função no contexto das organizações.

No Brasil, segundo Santos(1982:88), 79,7% dos gerentes de produtos têm idade entre 20 e 35 anos, o que guarda coerência com os resultados dos estudos desenvolvidos por norte-americanos e europeus. Por outro lado, a afirmação de alguns autores de que o cargo é compatível com profissionais em início de carreira não é confirmada pela pesquisa de Santos, pois apenas 10,9% dos entrevistados estavam na faixa dos 20 aos 25 anos. Por outro Aldo, pode-se afirmar que a nova realidade do mercado brasileiro pode estar apontando para a redução da faixa etária nos cargos de gerência de produtos. Esse fenômeno decorre da intensa profissionalização que está ocorrendo nas empresas e também da crescente oferta de profissionais mais jovens no mercado de trabalho. Outro dado interessante da pesquisa realizada por americanos e europeus, refere-se à diferença de idade média do gerente de produtos dos segmentos industrial e de consumo. Um gerente de produtos norte-americano que trabalha com produtos de consumo tem em média 32,9 anos contra 38,7 anos daquele que ocupa a mesma função na área industrial.

Em todas as pesquisas consultadas, chama atenção o caráter masculino dessa função, pois, tanto nos dados referentes aos estudos norte-americanos e europeus com naqueles resultantes de pesquisas realizadas no Brasil, registra-se uma porcentagem de 90 % de gerentes de produtos do sexo masculino. Mesmo admitindo que as pesquisas foram realizadas na década de 80 e que nos últimos anos tem aumentado a participação das mulheres em carreiras executivas, ainda assim se pode afirmar que predomina fortemente o sexo masculino neste tipo de função.

Fonte:

MATTAR, Fauze Najib, 1944 – Gerência de produtos: como tornar seu produto um sucesso / Fauze Najib Mattar, Dilson Gabriel dos Santos – 2. ed. – São Paulo: Atlas, 2003 (p. 27 – 29)

...

Baixar como  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »