TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Procedimentos

Exames: Principios Procedimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 5

MÓDULO

PRINCÍPIOS, PROCEDIMENTOS E PRÁTICA DE SUPERVISÃO – 80h

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

SUPERVISÃO EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como a supervisão era vista na Grécia Antiga?

era vista a traves do professor como alguém que controlava as atividadesafim de garantir que os aspectos morais e religioso da fossem desenvolvida.

2. Ao longo do tempo, o conceito de supervisão escolar sofreu algumas modificações, passando por três fases: Fiscalizadora, Construtiva e Criadora. Explique cada uma delas.

Fiscalizadora: Tem como objetivo o cumprimento das leis de ensino ,a situação legal dos professores,o cumprimentos de datas e prazos,verificação e documentos escolares.

Construtiva: Esta supervisão tem como objetivo reconhecer a necessidade de melhorar a atuação dos professores.desenvolvendo cursos de aperfeiçoamento deixando os educadores atualizados,e também examinar as falhas na a atuação dos professor.

Criadora: nesta fase o supervisor passa por mudanças de postura profissional que já não e mas chamado de inspetor,mas colaborador e seu objetivo e aperfeiçoamento de todos o processo ensino – aprendizagem.

3. Explique o Projeto de Lei nº 4.106, de 2012, expondo seu ponto de vista sobre o conteúdo.

4. Escolha cinco dificuldades e problemas enfrentados pelo supervisor escolar, elencados no item 7.2, e argumente sobre cada um.

1º poucos apóia dos professores e falta de intercâmbio.

Alguns professores não se permite colabora nas atividades que a supervisão passa,ainda dificulta a atuação junto com outros professores.

2º professor desatualizado e com formação limitada.

A cada momento de nossa vida algo novo acontece hoje principalmente,o professor precisa esta atento com tudo,o aluno não quer mas uma aula monótona tem que ter vida.

Um professor desatualizado acaba sendo alguém limitado que pode ate leva - lo ao fracasso.

3º resistência a mudança.

O profissional da educação não pode ter resistência a mudanças pois esta ária que mas tem novidades.com isso muda e sempre valido dependendo a situação.

Quando passar ater uma resistência logo o profissional não ter um bom desempenho em sua ária de trabalho.

4º desvalorização do profissional pelos próprios professores e funcionários.

Todos precisa ter a ética do trabalho mesmo que alguém fez alguma coisa com o pessoa tem que ter uma postura de não fala ou criticar o profissional em sua areia de trabalho.independente da situação a ética profissional vem primeiro.

5º professor desestimulados.

O profissional desestimulado não faz um bom trabalho pouco tem um desenvolvimento e seu desempenho não e bom,ainda contagia as pessoas que estão ao seu redor.

5. Proponha alternativas, além das citadas no item 7.3 desta unidade, que possam colaborar na solução dos problemas enfrentados pelo supervisor escolar.

- o professor mas atualizado

- equipes mas unidas em pro da educação

- supervisor preocupado com desenvolvimento do professor junto ao aluno.

- equilíbrio ente o supervisor e professor os de mas funcionários.

6. Buscando pela definição do papel do supervisor pedagógico, Vasconcelos (2002), começa por aquilo que a supervisão não é. O que não é função de um supervisor escolar, segundo o autor?

7. Escolha um tema apresentado na unidade e faça um texto argumentativo posicionando-se a respeito.

UNIDADE 2

O SUPERVISOR EDUCACIONAL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Qual o papel do supervisor educacional no contexto atual?

2. Muitas são as ações do supervisor. Escolha cinco ações entre as citadas no fascículo e explique-as.

3. Em que difere a ação supervisora tradicional da renovada? Em sua opinião, qual destas práticas as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com