TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas Estéticos e a Auto Estima

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O objetivo principal desse estudo foi identificar muitos fatores que estão relacionados a Problemas Estéticos e a Autoestima, sendo muitos pontos importantes abordados.

Desde como a Sociedade pode influenciar e afetar na vida de diversos indivíduos, pois hoje ela e através da Mídia possuem um forte efeito na vida das pessoas, com isso o mercado de cosméticos vem crescendo cada dia mais.

Sendo assim a mídia e a Sociedade impõem os padrões de beleza, levando os consumidores investir em produtos que possam atingir a esse padrão imposto, muitos buscam pelo embelezamento e até mesmo em vencer o envelhecimento.

A vaidade nos tempos que vivemos hoje tem ultrapassados os limites, muitos ignoram a dor do próprio corpo optando por cirurgias plásticas, e o pior com esse excesso de vaidade são os diversos tipos de problemas como doenças agravantes, como o caso de pessoas Anorexias, Vigorexia, pessoas Obesas, com vitiligos, entre outros.

Muitos desses problemas passam ser emocional, podendo gerar frustação, aceitação de como ela é, comprometendo nas relações sociais e na sua própria autoestima.

Porém através da Estética é possível recuperar essa autoestima, pois ela possui uma forte relação, ela influencia através da beleza, na imagem pessoal chegando assim no emocional das pessoas.

Gerando assim algo positivo na aparência e pela busca da melhora, e como último recurso para levantar à autoestima.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente vivencia-se mais um marco histórico, que está mudando drasticamente a maneira de pensar e agir das pessoas, onde a vaidade ultrapassa os limites para um corpo perfeito, desde o inicio dos tempos à beleza é algo que se chama a atenção, onde a beleza sempre foi cultuada, assim o comércio se hierarquizou criando o mercado de embelezamento.

A mídia de certa forma impõem os padrões de beleza, e a busca pelo embelezamento, vencer o envelhecimento, faz com que o mercado de cosmético avance cada vez mais e levando os consumidores investir em produtos que possam atingir aos padrões de beleza gerados pela Mídia e a Sociedade e muitas pessoas acaba ignorando a dor do próprio corpo optando por cirurgias plásticas, escravizando a si mesmo para obter o sucesso almejado.

Além do mais a mídia gera uma pressão externa onde possui uma forte influência nos indivíduos e sua percepção de si sobre a autoestima. A beleza passa ser um valor social garantindo assim sucessos ou fracassos.

A Sociedade e o Marketing tem gerado um pesado fardo, para se chegar nesse ideal. E para se sentir bem, muitos buscam por procedimentos estéticos, cirurgias plásticas para melhorar a aparência segundo os padrões sociais e estéticos definidos.

A beleza tem um grande efeito no comportamento e nas relações dos indivíduos. Cirurgia plástica aumenta a autoestima e a harmonia interna alternando relações interpessoais. Sendo uma saída para a insatisfação e o desequilíbrio da conexão do corpo e mente.

Onde pela estética acaba sendo um caminho para melhorar a imagem social e aumentar a autoestima garantindo assim um lugar na sociedade. Pois existe um sentimento de exclusão sendo ao mesmo tempo danoso onde às pessoas pagam fortunas para se livrar dessa sensação.

Dessa forma o outro ou a sociedade acaba influenciando diariamente nas suas decisões, nos sentimentos de bem estar e na auto aceitação. Com os acontecimentos cotidianos, a flutuação no humor, os acontecimentos diários e as transformações causados pelo tempo, fica difícil manter uma homeostase, manter um equilíbrio interno em seus próprios sentimentos.

Para muitas mulheres a beleza está relacionada à idade sendo imposta também pela sociedade, onde tem que ter boa aparência sendo a beleza corporal, dando retorno positivo às pessoas belas. Fazendo assim com que as pessoas busquem por cirurgias, cosméticos, maquiagens, vestimentas, não importando pelos investimentos tanto físicos, emocionais e financeiros.

A vaidade gera um impacto negativo sobre a autoestima e quanto maior essa vaidade pode-se dizer que será maior a autoestima. Uma vez que a valorização estética ocorre na Sociedade. O corpo, a moda, beleza são essenciais à vida, passando a ser preocupação com a aparência e suas conquistas. E como resultado dessa preocupação e vaidades surge cada vez mais à busca por procedimentos estéticos, sendo cirúrgicos ou não.

Além do mais quando a vaidade passa ser é um valor universal e esses produtos de belezas passam a ser necessidade fundamental, muitas vezes passa ser também prejudicial trazendo consequências em nome da aparência, gerando alguns problemas estéticos até mesmo doenças como a bulimia onde existe um exagero na ingestão de comida seguido de indução de vômito, anorexia nervosa que é a obsessão por um corpo com peso muito abaixo do normal, vigorexia sendo essa a obsessão em prática de exercícios físicos, ortorexia que é a mania de comer exclusivamente o que considera saudável e quando surgem essas doenças podem ser fatais.

Existem pessoas que são acometidas por patologias como o vitiligo onde pode provocar alterações emocionais, comprometendo assim a autoestima e nas relações sociais. O problema da pele pode gerar na pessoa frustação e descontentamento, insatisfação quanto ao ideal estético pela sociedade atual, gerando ainda mais pressão social podendo resultar nas alterações da pele.

Muitos que sofrem dessa patologia sentem culpa e vergonha trazendo consequência na qualidade de vida. As pessoas acometidas pela doença devem procurar recursos para enfrentar as situações e alcançar êxito com a saúde.

Entre as propostas de tratamento encontram-se foto quimioterapia, micro pigmentação, cirurgia e terapia onde se pode obter uma conduta para a melhoria da qualidade de vida e até da própria pele.

Toda doença é gerada pela própria pessoa através de suas emoções, como é o caso de manchas na pele, de alguma maneira sentimos ameaçados, quando não conseguimos transmitir nossos pensamentos elas aparecem no rosto e indicam manchas na nossa comunicação.

As rugas simbolizam as marcas da vida, quanto vemos o mundo envelhecer, mais envelhecemos não se permita emoções pesadas, pois farão tencionar os músculos do rosto sem que se perceba, cada pensamento de ódio, tristeza refletira em seu rosto.

São numerosos infortúnios que geram a desesperança e causam a infelicidade nos corações, trazendo consigo os complexos de inferioridade, estresse, depressões, muitos sofrimentos são reflexos de seus pensamentos. Muitas doenças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (67 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com