TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Fabricação

Ensaios: Processo De Fabricação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Dentre os processos de conformação dos metais,pode-se distinguir: os processos convencionais e os processos não convencionais de conformação mecânica. Os primeiros, já largamente utilizados na indústria, envolvem, entre outras, as tecnologias de extrusão, laminação, dobramento, trefilação, forjamento e corte.

Os processos não convencionais de conformação mecânica ocorrem quando se utiliza uma fonte de energia não tradicional, mais especificamente química, elétrica ou térmica, ao invés da energia mecânica. Aplica-se quando os materiais metálicos a serem trabalhados são de conformação dificultada, como os aços temperados, carbonetos, ferros fundidos e materiais cerâmicos,fogem do comum e envolvem tecnologias mais avançadas, como a hidroconformação.

Princípio de funcionamento e características

A hidroconformação é um processo de conformação de peças metálicas por meio da aplicação de forças de deformação combinadas com pressões exercidas por fluidos. Esta tecnologia é muito parecida com a estampagem, diferenciando-se desta por, entre outros aspectos, necessitar somente de uma matriz. A hidroconformação teve suas primeiras aplicações entre os anos de 1940 e 1950, sendo a tecnologia patenteada por Fred Leuthesser, Jr. e John Fox da Companhia Schaible em Cincinnati, Ohio, Estados Unidos da América.

A hidroconformação consiste, essencialmente, na aplicação de uma pressão hidráulica de conformação ao interior de uma peça tubular ou em forma de chapa; na hidroconformação tubular,além da pressão hidráulica de conformação, podem ser utilizados outros mecanismos, como a força axial de conformação (alimentação) aplicada nas extremidades da peça tubular. Pressão hidráulica de conformação e/ou força de alimentação axial realizam a expansão do perímetro da secção transversal da peça de encontro à cavidade do molde onde ela se encontra, a qual confere à peça a forma _nal pretendida. O processo é devidamente monitorizado com controles especiais, como sistemas de automatização que incluem autómatos programáveis,monitorização por computador, etc.

Variáveis no processo

Durante a hidroconformação de tubos e de chapas, podem ocorrer três tipos de defeitos, que resultam de uma manipulação de_ciente dos parâmetros principais do processo, a pressão interna do ruído e o deslocamento axial:

Enrugamento - se a alimentação axial for muito rápida para o nível de pressão interna associado. Este fenómeno ocorre com mais frequência em tubos.

Estricção - é provocado pelo estiramento excessivo resultante de uma pressão interna muito elevada, numa redução significativa da espessura do material. Este fenômeno pode ocorrer em toda a área de deformação (estricção generalizada) ou em regiões concentradas (estricção localizada). Esta última leva o material à rotura.

Rotura - ocorre as mais das vezes após a estricção localizada e é provocado pela pressão interna excessiva.

Estas falhas podem ocorrer devido à instabilidade do material sob carregamentos em que há uma relação inadequada dos parâmetros força de alimentação axial (força dos cilindros axiais) ou deslocamento e a pressão interna.

Aplicação industrial

A hidroconformação é uma técnica de conformação com aplicação crescente nas indústrias automóvel e aeronáutica. A importância que vem assumindo nos últimos anos deve-se ao fato de ela apresentar um conjunto de vantagens, reais e potenciais, relativamente a outros processos de fabrico de peças de maior ou menor responsabilidade estrutural, utilizadas em veículos

Vantagens e desvantagens

As vantagens da hidroconformação relativamente a outros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com