TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Tempera

Pesquisas Acadêmicas: Processo De Tempera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  4.162 Palavras (17 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 17

1. MATERIAIS.

Os materiais são constituídos de átomos, e são estes que determinam se o material é um plástico, madeira, metal ou ar... (é a estrutura geral do átomo que diferencia um material do outro).

O domínio e o conhecimento das propriedades dos materiais são importantes para a indústria em geral (metal mecânica, química, elétrica, civil... etc), estas propriedades se referem ao comportamento do material em diversas situações e em níveis de solicitação do normal ao crítico.

Quando escolhemos ou podemos dizer especificamos um material levamos em consideração vários fatores, por exemplo: serem bonitos, baratos, práticos, leves, resistentes, duráveis... etc. Inúmeros fatores podem ser citados uns mais gerais outros mais restritos ao emprego dado para o material.

Os produtos são feitos de materiais que conseguem atender não só, as exigências de mercado, mas também às exigências técnicas de adequação ao uso e ao processo de fabricação.

A especificação de um determinado material só pode ser feita quando se pode prever o que vai acontecer quando solicitado por fatores do cotidiano de trabalho do material (que podem ser: aquecimento, resfriamento, dobramento, tração, torção, lixamento, corte... etc).

Como também a possibilidade da alteração das propriedades originais de um material muitas vezes é desejada até visando facilitar o trabalho com o material, no momento da fabricação, por exemplo.

O comportamento em relação ao processo de fabricação e do modo como à peça será usada, devem ser previstos quando especificamos o material.

Os materiais estão agrupados em duas famílias:

• Materiais metálicos - ferrosos e não-ferrosos.

• Materiais não-metálicos - naturais e sintéticos.

Essa separação em grupos está diretamente relacionada às propriedades desses materiais. Na simples verificação e comparação dos materiais da tabela podemos tirar conclusões sobre as propriedades dos materiais. Por exemplo: os materiais metálicos apresentam plasticidade, isto é, podem ser deformados sem se quebrarem e são bons condutores de calor e de eletricidade. Essa propriedade térmica e elétrica, está ligada à mobilidade dos elétrons dos átomos de sua estrutura. Comparando agora os não metálicos verificamos que na sua maioria são maus condutores de calor e de eletricidade.

MATERIAIS

Metálicos Não-Metálicos

Ferrosos Não – ferrosos Naturais Sintéticos

Aço Alumínio Madeira Vidro

Ferro fundido Cobre Asbesto Cerâmica

Zinco Couro Plástico

Magnésio Borracha

Chumbo

Estanho

Titânio

2. PROPRIEDADES:

Quando pensamos em utilizar um material pensamos em: dureza, fragilidade, resistência, impermeabilidade, elasticidade, condução do calor, etc. Ou seja, pensamos se as propriedades do mesmo suportam as solicitações do trabalho a que devem ser aplicado.

Pensamos em propriedades, estas podem ser:

• Propriedades físicas.

• Propriedades químicas.

2.1. Propriedades físicas:

É o grupo de propriedades que determinam o comportamento do material no momento do processo de fabricação como também durante sua utilização posterior.

2.2. Propriedades mecânicas:

Conjunto de propriedades de grande importância na indústria mecânica. Estas propriedades são aquelas que surgem quando o material está sujeito a esforços de natureza mecânica. O que é avaliado é a capacidade que o material tem para transmitir ou resistir aos esforços que lhe são aplicados (é levado em conta no processo de fabricação e posterior utilização).

• Resistência mecânica: é a resistência à ação de determinados tipos de esforços, como a tração e a compressão.

Exemplo: cabo de aço.

• Elasticidade: é a capacidade que um material deve ter de se deformar, quando submetido a um esforço, e de retornar a forma original quando o esforço termina.

Exemplo: borracha, aço para fabricação de molas.

• Plasticidade: é a capacidade que um material, quando submetido a um esforço tem de se deformar e mantiver está quando o esforço desaparece.

Obs: a plasticidade pode se apresentar no material com maleabilidade e como ductibilidade.

o Maleabilidade: é a propriedade que um material, por exemplo, um aço, apresenta de poder ser laminado, estampando, forjado, entortado e repuxado.

o Ductibilidade: é o oposto de fragilidade, são materiais que, ao sofrerem a ação de uma força, deformam-se plasticamente sem se romperem.

Exemplo: processos que necessitam conformação mecânica, como por exemplo, na prensagem, para fabricação de partes de carroceria de veículos, na laminação, para a fabricação de chapas, na extrusão, para a fabricação de tubos.

• Dureza: é a resistência do material à penetração, deformação plástica permanente, ao desgaste mecânico.

o Em geral materiais duros são também frágeis.

o Quanto maior a dureza maior a resistência ao desgaste.

• Fragilidade: é a baixa resistência aos choques. Podemos dizer que são materiais duros, que tendem a quebrar quando sofrem choques ou batidas.

Exemplo: vidro.

• Densidade: é a medida da quantidade de matéria (massa) que um material ocupa por volume. Por exemplo: tomemos 1cm³ de cortiça, 1cm³

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com