TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Fabricaccao

Artigo: Processo Fabricaccao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  4.112 Palavras (17 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 17

ETAPA 2

Aula-tema: Processo de fabricação – Escolha do processo de fabricação.

Essa Etapa é de extrema importância, pois dela dependerão as etapas seguintes e igualmente a etapa anterior. Importante para o entendimento de processo de fabricação a partir da escolha de um produto, sendo um tema ideal para ser feito em grupo. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

INTEGRANTES \ EXPERIENCIAS

Bruno Stanziani Grigonis – RA:1106275975

Experiências em vendas e Tecnologia da Informação (TI)

Tiago Camilo – RA: 1142332150

Experiência na área da Qualidade com produtos de injetora de borracha no ramo da indústria de auto pecas.

Vanderlei Gomes - RA- 1157349736-

Área da Qualidade com processo de Solda, Estamparia, vidros automotivos, Logística e representação comercial

Keny Alves – RA: 1108343126

Mecânico de teste de equipamentos submarinos, montagem indústria aeronáutica.

Descrição das atividades do grupo:

Integrante FUNCAO

Bruno Stanziani Grigonis Formatação e artes

Tiago Camilo Pesquisa e planejamento

Vanderlei Vieira Pesquisa e planejamento

Keny Alves Avaliação dos métodos e processos de fabricação

Realizar um brainstorming, anotando todas as idéias de processo inovador que surgirem na equipe, sem desconsiderar nenhuma (desde a mais simples até a mais fantasiosa).

Brainstorming:

Moldes de fundição; Molde em areia verde; Molde em areia seca; Molde mecânico;

Modelo de cera descartável em moldes para microfusão; Molde coquilha; Fundição por injeção; Molde metálico; Moldes permanentes; Fundição sob pressão; Fundição por centrifugação; Fundição de precisão; Fundição contínua;

Passo 2 (Equipe)

Debater as idéias que restaram do passo anterior até entrarem em consenso sobre o processo a ser desenvolvido pela equipe. Lembrem-se de que o trabalho deverá ser desenvolvido em equipe, o que significa que todos devem envolver-se e colaborar para o sucesso do mesmo. Daí vem à importância do consenso quanto ao processo a ser desenvolvido.

Processo a ser desenvolvido é: Fundição em caixa com molde em areia seca.

Molde em areia seca; Este tipo de molde se consolida em altas temperaturas (entre 200 e 300°C). Este método utilizado para aumentar a resistência mecânica e a rigidez do molde de fundição. Este processo permite a modelação de peças de grandes dimensões e geometrias complexas. A precisão dimensional é boa e o acabamento superficial é bom, pois o corrugamento das peças causado pela areia é bem menor.

O molde deve satisfazer algumas propriedades, tais como: Maior resistência mecânica para suportar a pressão do metal líquido despejado; geração de poucos gases, para impedir a erosão do molde e conseqüente contaminação do metal; maior estabilidade; e um melhor acabamento das peças fundidas. O recipiente utilizado para a confecção do molde é chamado “caixa de moldagem”.Para se produzir o molde, coloca-se a peça modelo dentro da caixa de moldagem e a mesma é preenchida com areia peneirada, previamente preparada com aditivos orgânicos a fim de melhorar suas características. Gradativamente, a areia é colocada e compactada. Preenchido o molde, a superfície deve ser nivelada. Polvilha-se esta superfície com areia de separação e em seguida faz-se a preparação da caixa de moldagem superior. Uma nova caixa deve ser posicionada sobre a caixa anterior, onde se posicionam bastões para criação dos canais de enchimento e dos massalotes. Preenche-se e compacta-se esta caixa da mesma forma anterior. Abre-se a caixa de moldagem e retira-se o molde, deixando um espaço para que se possa vazar o metal líquido. Depois de pronto, o molde deve ser seco em estufas apropriadas, às temperaturas que variam de 150º à 300ºC. Com o molde já pronto, é possível vazar o metal.

Passo 3 (Equipe)

Avaliar todos os processos de fabricação estudados no curso e sua adequação ao projeto proposto.

Moldes permanentes; A aplicação mais conhecida é a da fundição de "lingotes", ou seja, peças de forma regular, cilíndrica ou prismática, que irão sofrer posteriormente processamento mecânico. Os moldes nesse caso, serão chamados de "lingoteiras".

Molde em areia verde; Processo genericamente utilizado, em que o material de moldação consiste na mistura de uma areia de Sílica com uma argila, sendo que este último assume a função de aglomerante. Faz-se o enchimento da caixa de moldação com a mistura e calca-se bem. É um processo relativamente simples que exclui o recurso a equipamento muito especializado. Consiste na elaboração do molde com areia úmida modelada pelo formato do modelo da peça a ser fundida. É o método mais empregado na atualidade, serve para todos os metais. É especialmente apropriado para peças de tamanho pequeno e médio.

Não é adequado para peças grandes, de geometria complexas, nem para acabamentos finos, pois ficam as marcas de corrugamento da areia, e sua tolerância dimensional é reduzida.

Molde mecânico; Atualmente, ao invés da conformação em areia de forma convencional por compactação manual, usa-se um tipo molde mais compactado chamado de molde mecânico. Trata-se de um sistema desenvolvido para que o material de conformação do molde seja comprimido através de equipamento pneumático ou hidráulico cujas cavidades mecânicas (negativo) ou formas recebam o metal com maior tamanho densidade ou pressão, de forma a suportar os esforços sem que ocorram desmoronamentos durante o preenchimento. Este sistema foi desenvolvido para resolver as deficiências da utilização dos moldes em areia verde, menos resistente.

Molde coquilha; Atualmente, ao invés da conformação em areia usa-se um tipo de molde fixo e maciço chamado "coquilha". Trata-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com