TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Gerecias

Trabalho Escolar: Processo Gerecias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 8

PÓLO PRESENCIAL DE CUIABÁ/MT

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

DICIPLINA: Comportamento Organizacional-NR (DMI1364)

TUTOR A DISTÂNCIA ALEX ZOMPERO BEZERRA

Esmeralda Rodrigues dos Santos – RA 419131

Ana Paula Miranda da Silva – RA 424429

Silvania Vasconcelos Caiano – RA 407617

Cristian do Nascimento Oliveira – RA 414959

Lyvia Lorena Pereira de Albuquerque – RA 422153

Cuiabá, 02 de abril de 2013

Introdução

Nesta ATPS (Atividade Prática Supervisionada) apresentaremos o resultado das pesquisas realizadas sobre Comportamento Organizacional, Inovação, o trabalho em equipe e a figura do líder e, por fim, tratamos dos conceitos de percepção e comunicação.

Todos esses conceitos estão interligados e são aplicáveis à área da ciência da Administração denominada Comportamento Organizacional.

O domínio desses conceitos e sua aplicação nas organizações pelos administradores, buscam construir equipes que sejam eficientes (que façam a coisa certa), eficazes (que alcancem os objetivos organizacionais e pessoais) e que, naturalmente, sejam efetivos (que tenham resultados duradouros).

Os textos produzidos ao longo deste trabalho são resultados de pesquisa bibliográfica na literatura indicada, em outros livros de referência, além de pesquisa aplicada por meio de questionário.

Capítulo 1

1) Definição de Comportamento Organizacional

Com base no texto Karla Sampaio, publicado no site www.administradores.com.br, apresentamos a seguinte definição de Comportamento Organizacional:

É uma área da Administração que consiste no estudo sistematizado do comportamento humano nas organizações, com foco nas atitudes individuais e dos grupos. Essa área de estudo tem por finalidade compreender e explicar as causas de determinados comportamentos, prever resultados a serem alcançados com base em ações específicas, além de realizar controle e monitoramento do comportamento humano, visando atingir a eficácia.

2) Comparação de conceitos

O Livro “Comportamento Organizacional e Comunicação” traz conceito de Comportamento Organizacional (CO) do autor inglês Derek Pugh, para quem CO “é o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como do comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”.

Já para ROBBINS e DECENZO, no livro Fundamentos de Administração – Conceitos Essenciais e Aplicações, Comportamento Organizacional (CO) é uma área de estudos que diz respeito à área geral do comportamento, com foco específico nas ações das pessoas no trabalho.

Os conceitos apresentado nas duas publicações tratam do comportamento de indivíduos numa organização, contudo, o conceito do Pugh detalha o objeto de estudo do CO, dizendo da importância tanto do comportamento das pessoas como indivíduos, como dos grupos em que elas participam.

Quanto à comparação sobre Sistemas Aberto e Fechado, apresentamos o seguinte quadro comparativo:

Autor Sistema aberto Sistema fechado

Bertalanffy Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.

Capra Mantém contínua troca de energia e matéria com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não precisa interagir com o ambiente para funcionar. Ex. máquinas, relógio.

Fonte: Fábio Oliveira Campos, “As Organizações e os Sistemas Abertos e Fechados e a Emergência: uma Análise Conceitual”, disponível em www.intercom.org.br

Tanto Bertalanffy como Capra apresentam como exemplos de Sistemas Abertos organismos vivos. Esses exemplos retratam bem a necessidade de trocas constantes com o sistema, no qual é impossível sobreviver sem a troca de energia e de matéria.

Já sobre os Sistemas Fechados, Bertalanffy informa que esses sistemas não precisam nem de entrada nem de saída de material e cita o Universo como exemplo. Sobre esse tipo de Sistema, Fritjot Capra diz que ele não precisa interagir com o meio ambiente para funcionar, ou seja, não precisa nem de entrada nem de saída de material para se manter.

Capítulo 2

De 18/03 a 27/03/2013, o grupo de estudos responsável por esta etapa do trabalho realizou pesquisa sobre o conceito de inovação, por meio de questionário aplicado a vinte pessoas, de diferentes faixas-etárias. O questionário era simples, composto apenas da seguinte pergunta: “para você, o que significa inovação?”, acompanhado do questionamento sobre a idade do respondente.

Os respondentes tinham idade entre 19 e 46 anos, e estavam divididos da seguinte forma:

Faixa-etária Quantidade de respondentes % sobre o total de respondentes

19-25 5

25%

26-30

8

40%

31-46

7

25%

Utilizando o aplicativo Wordle, disponível na internet no site: www.wordle.net, utilizamos o texto das respostas acima como base para geração de nuvem de temas. A nuvem de temas nos auxilia a verificar os temas mais recorrentes da análise. Quanto maior o tamanho da fonte do texto na nuvem de temas, mais relevante (e recorrente) ele foi nas respostas do questionário. Assim, apresentamos abaixo a nuvem de temas construída com base nas repostas do questionário:

Analisando a nuvem acima, verificamos que as palavras mais relevantes são “melhorar/melhoria”, “novo”, “qualquer”, “tecnologia”, “comportamento” e “processo”. A partir disso, podemos formar um conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com