TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Gerenciais

Casos: Processos Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Esta atividade realizada em grupo vem nos mostrar como aplicar conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negocio. Preparara para ser um empreendedor, ensinando lidar com orçamento, investimento, recursos materiais, administração de pessoal, estratégica, plano de negócios e gestão de processos, etc.

Etapa 1 passo 2

As empresas não agem na base do improviso, e nem querem depender da sorte ou do acaso. Tudo nelas é cuidadosamente planejado para que possa ser feito da melhor maneira possível. Segundo Idalberto Chiavinato o planejamento representa a primeira função administrativa , por ser exatamente a que serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle. O fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia. Não se trata de adivinhar o futuro, mais sim de reconhecer que como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções sobre o futuro. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação a eventos futuros. O planejamento é realizado no nível institucional da empresa , e estão totalmente voltados para a tarefa primaria da empresa de se relacionar com o mercado, e com isso, se defrontar com a incertezas geradas pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente geral. O professor Kenneth Coelho Correa diz que planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriada que devem ser executadas para atingir esses objetivos. Maximiano 2006 diz que planejamento compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir produtos, serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir.

Passo 2

Para Roberto Shinyashiki expressar sobre planejamento é muito simples, pois ele nos dá uma visão de que no planejamento um empreendedor sabe que existem duas batalhas ao mesmo tempo, a do presente e do futuro, e que o verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que esta escrito nas entrelinhas e se antecipa.

Paulo Barreto dos Santos diz que a globalização é um fenômeno no mundo dos negócios, imprevisível e irresistível, gostemos dela ou não. O profissional do futuro tem que ficar ligado.

Os dois textos embora tratem do mesmo tema são completamente diferentes, o texto do professor Roberto trata que o verdadeiro empreendedor olha para tudo com uma visão diferente, uma visão empreendedora, para Paulo Barreto trata que os novos empreendedores futuros ou atuais vão se encontrar daqui em diante. Assim entendemos que os dois textos tem uma grande importância do planejamento estratégico, tático ou operacional, portanto o importante é sempre planejar para não haver falhas.

Passo 3

O que é planejamento?

Planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

Quais os tipos de planejamentos?

O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões a cerca de empreendimentos que afeta ou deve afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo, é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, isto é no nível institucional. É um processo contínuo de tomada de decisão e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa. Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mais sim de considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente.

Planejamento tático é a função administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados. O planejamento tático se refere ao nível intermediário da organização, ou seja, ao nível dos departamentos ou unidades de negocio da empresa, como tal ele é elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu órgão , tendo por base planejamento estratégico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso.

Planejamento operacional se preocupa basicamente com “o que fazer” e com o”como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Refere se especificamente as tarefas e operações realizadas no dia a dia no nível operacional. Como esta inserindo na lógica de sistema fechado, o planejamento operacional focaliza a otimização e a maximização de resultado, ao passo que o planejamento tático esta voltado para resultados apenas satisfacientes. Por meio do planejamento operacional, os administradores visualizam e determinam ações futuras dentro do nível operacional que melhor conduzam ao alcance dos objetivos da empresa.

Etapa 2

Organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com