TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Freelancers

Artigos Científicos: Produção Textual Freelancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

Se diferenciam pelo fato de trabalharem com “freelancers”, ou seja, pessoas sem vínculo empregatício , independentes e exercendo tarefas específicas em cada setor da empresa. Não possuem um contrato formal com a empresa. Por ter maior flexibilidade e autonomia podem inclusive trabalhar remotamente na sua própria casa, porém tendo um tempo hábil estabelecido pela empresa para entregar os resultados propostos. Em relação a estrutura , enquanto as organizações burocráticas velam pelo rigor em sua estrutura organizacional, empresas como a IBM e outras empresas de vanguarda tendem a ser mais flexíveis em seus processos organizacionais. Como exemplo disso, podemos citar a própria empresa de tecnologia IBM, que precisou mudar de uma empresa com enorme burocracia(fechada em si própria) para um novo modelo, que se chamou de a “NOVA IBM”. Isso porque, toda empresa burocrática sofre com os efeitos negativos desse sistema nas várias camadas de gerenciamento , no que resulta em mais tempo para realizar as tarefas e negócios mais lentos. Porém com um modelo mais flexível e dinâmico as empresas tendem ser mais ágeis e com maior performance. Na IBM, havia anteriormente um problema de integração interna, com uma cultura forte e centralizada bem resistente a mudanças. Porém, devido as constantes mudanças no mercado, houve a necessidade da empresa flexibilizar seu trabalho e agilizar o processo , o que foi logo resolvido pela reformulação sua cultura organizacional. Seu principal objetivo foi a melhoraria na performance de seus empregados por isso adotou-se este sistema mais flexível. Podemos concluir que enquanto os sistemas burocráticos são mais centralizados, dependente dos gestores e possuindo um vínculo mais formal , o sistema mais flexíveis acabam descentralizando este poder, fazendo com que seus colaboradores sejam mais independentes, com mais autonomia e individualidade , mas com responsabilidade para explorarem novos negócios.

02 . Empresas como o Facebook e o Google são exemplos de modelos de empresas com gestão contemporânea inovadora. Usam o modelo de gestão com hierarquia horizontal e participativa, onde propicia ao colaborador uma produção autônoma com base na meritocracia e no autogerenciamento. Resumindo, podemos dizer que as pessoas que trabalham nestas empresas dependerão dos seus méritos , da sua produção e seu gerenciamento pessoal para se estabelecerem na empresa. É um modelo de gestão participativa onde todos os colaboradores cooperam, sem que um dependa do outro, como na maioria das empresas clássicas. Neste tipo de gestão cada colaborador compartilha responsabilidades. Além da flexibilidade, o maior benefício para empresa que adota este sistema é o baixo custo que este tipo de gestão gera a empresa. O que muitas empresas como essas tem feito é investir na qualidade de vidas dos seus colaboradores. Quem visita a sede dessas empresas se depara com um ambiente informal e descontraído, de pessoas vestindo bermudas e chinelos e dispensando o uso de uniforme e outras formalidades.

Outra diferença está no fato que o funcionário tem a seus dispor salas de recreação para descontrair e até redes para dormir. Para uma maior comunicação interna essas empresas possuem canais estratégicos para se comunicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com