TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programaçao E Controle De Produçao

Monografias: Programaçao E Controle De Produçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHAGUERA-

CAMPOS PAMPULHA

UNIDADE II

DANILO GUIMARÃES DOS SANTOS 6247234261 LOGÍSTICA

DAVID BENTO VIEIRA DA SILVA 6658378366 LOGÍSTICA

LEONARDO DA SILVA FERREIRA 6617347278 LOGÍSTICA

MELQUISEDEC LUCIO GOMES 6889509878 LOGÍSTICA

MIGUEL SIMOES GONÇALVES 6453324533 LOGÍSTICA

RAMON ISAC SILVA FONSECA 6277272028 LOGÍSTICA

THIAGO REGIS RODRIGUES LIMA 6238209802 LOGÍSTICA

VALÊNCIO VINICIUS DA SILVA 6620340126 LOGÍSTICA

ATPS 1ª ETAPA

BELO HORIZONTE

2014

DANILO GUIMARÃES DOS SANTOS 6247234261 LOGÍSTICA

DAVID BENTO VIEIRA DA SILVA 6658378366 LOGÍSTICA

LEONARDO DA SILVA FERREIRA 6617347278 LOGÍSTICA

MELQUISEDEC LUCIO GOMES 6889509878 LOGÍSTICA

MIGUEL SIMOES GONÇALVES 6453324533 LOGÍSTICA

RAMON ISAC SILVA FONSECA 6277272028 LOGÍSTICA

THIAGO REGIS RODRIGUES LIMA 6238209802 LOGÍSTICA

VALÊNCIO VINICIUS DA SILVA 6620340126 LOGÍSTICA

ATPS 1ª ETAPA

Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Planejamento e Controle de Produção, com o intuito de graduação como parte da avaliação referente ao 3° semestre.

Professor(a): Prof. Marcilio Evangelista

BELO HORIZONTE

2014

PCP Planejamento e Controle de Produção

No dicionário de língua portuguesa, a palavra produção tem como significado: ato ou efeito de produzir; realização; criação de um valor econômico; feitura de coisas que atendem as necessidades econômicas do homem. A partir dessa descrição, de fatos épicos e de obras, que o homem, de forma planejada executou, que deu-se o início do PCP.

Essa organização remonta desde o momento que o ser humano executava ações de caça e pesca para a sua sobrevivência, podendo já ser entendida como uma forma de planejamento, mas é na antiguidade, na construção de uma pirâmide ou na organização de uma cidade, que passou-se a exigir técnicas de planejamento e controle da produção.

A inovações tecnológicas, baseadas na mecânica, passam a ser valorizadas, com isso, a criação de máquinas e equipamentos darão início a Revolução Industrial.

Para que uma empresa possa funcionar adequadamente, ela precisa planejar e controlar adequadamente sua produção. Para isso existe o Planejamento e Controle da Produção (PCP), que visa aumentar a eficiência e eficácia da empresa através da administração da produção.

Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los através da otimização e recursos de entrada. Nele procura-se responder perguntas como: como fazer, quando fazer, o que se deve executar para que as metas para que sejam atingidos os objetivos propostos (CHIAVENATO, 1991).

"O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é a função administrativa que tem por objetivo fazer os planos que orientarão a produção e servirão de guia para o seu controle." (MOTTA, 1987)

Segundo CHIAVENATO (1991), a função PCP é que planeja e programa a produção e as operações da empresa, bem como as controla adequadamente, objetivando aumentar a eficiência e a eficácia através da administração da produção.

TUBINO (1997) considera que o PCP é responsável pela coordenação e aplicação de recursos produtivos de forma a atender da melhor maneira possível os planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional.

Para PEREIRA (1998), o Planejamento e Controle da Produção é um sistema de informações que gerencia a produção do ponto de vista das quantidades a serem elaboradas, de cada tipo de bem ou serviço e o tempo necessário para sua execução.

Portanto, o PCP determina o que vai ser produzido, quanto vai ser produzido, como vai ser produzido, onde vai ser produzido, quem vai produzir e quando vai ser produzido.

Há, entre os autores da área, uma certa divergência quanto as fases ou atividades do PCP. Mas, conforme MACHILINE (1986), a classificação é a seguinte: programação, roteiro, aprazamento, liberação e controle.

A programação e a primeira fase que determina os tipos e as quantidades os produtos a serem fabricados, com base em previsões de vendas e pedidos recebidos. Assim contribuindo para uma diminuição nos custos de produção da empresa evitando gastos desnecessários, como tempo, mão de obra e esperdício de matéria prima.

CHIAVENATO (1991) define a programação como o detalhamento do plano de produção, para que ele possa ser executado de maneira integrada e coordenada pelos diversos órgãos produtivos e demais órgãos de assessoria.

Conforme RUSSOMANO (1979), essa fase, denominada de planejamento da produção, consiste no acerto do programa de produção para um determinado período a partir das perspectivas de vendas, da capacidade de produção e dos recursos financeiros disponíveis.

Iniciada a produção o controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam realizados da melhor maneira possível. O objetivo dessa tarefa é verificar se o prescrito está sendo feito em conformidade com o planejado.

Conforme ZACARRELLI (1987), o controle da produção é a função da administração que planeja, dirige e controla o suprimento de materiais e as atividades de processo de uma empresa, de modo que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos para atender um programa de vendas aprovado, sendo essas atividades realizadas de tal maneira que a mão-de-obra, os equipamentos e o capital disponíveis sejam empregados com o máximo aproveitamento.

A necessidade de aplicação de sistemas de produção na organização do trabalho teve seu começo com a Revolução Industrial, por volta de 1780. Antes dessa época, a fabricação de produtos era regida pela simples divisão do trabalho, dentro de funções especializadas, as quais eram executadas nas casas dos trabalhadores. Esse sistema doméstico era aplicado principalmente nas fábricas têxteis.

Com o passar do tempo, avanço tecnológico em alta e o aumento da competitividade nas organizações, o PCP (Planejamento e Controle de Produção) mostra-se um sistema em constante evolução, por se tratar de técnicas de gerenciamento, homens, operacional e das relações humanas. Aonde o mesmo vem se tornando uma ferramenta de grande importância nas organizações. Juntamente com ele a tecnologia se torna um diferencial, para o alcanço e cumprimento das metas a serem alcançadas.

A eterna busca pela eficiência, faz com que os sistemas de produção estejam em constantes mudanças e que estes sejam bastante dinâmicos. A exigência de uma adaptação constante decorre das múltiplas influências e das incertezas dos ambientes gerenciais modernos. Para isso, o entendimento do passado como forma de se prever o futuro torna-se importante para todos aqueles que querem estar aptos a serem geradores de mudanças dentro de uma organização.

Além da tecnologia deve se observar que a troca de informações tornou o mercado mais exigente e com maior diversidades de opções para os consumidores. Assim como no âmbito externo das organizações, deve haver uma boa comunicação interna de gestores e chão de fábrica, para com que as produções de determinados produtos sejam feitas de maneira consciente, para que não ajam falhas em critério de qualidade e grande produção e pouca procura por parte dos clientes, gerando uma receita negativa para empresa. Acarretando muitas vezes em corte de gastos, demissões e até mesmo no fechamento da organização.

Com base nas informações relatadas, concluímos que o PCP (Programação e Controle de Produção) e o principal fator que proporciona um melhor fluxo no desempenho do chão de fábrica. Onde o mesmo tem a capacidade de prever a demanda de produção e com isso traçar metas para o alcanço dos seus objetivos, trazendo melhor desempenho entre seus setores táticos e operacionais. Assim a produção está ligada diretamente ao sucesso da empresa, visto que hoje não e viável a produção em massa, mas sim a produção para de atender as variáveis necessidades dos clientes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Atlas, 1987. Cap. 1, pp. 23-32.

ZACARELLI, Sérgio Baptista. Programação e Controle da Produção. São Paulo: Pioneira, 1987. Cap. 1 e 2, pp. 21-34.

RUSSOMANO, Vitor Henrique. Planejamento e Acompanhamento da Produção. São Paulo: Ed. Pioneira, 1979. Cap. 3, pp. 37-47.

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação à Administração da Produção. São Paulo: Makron, McGraw-Hill, 1991.Cap. 5, pp. 81-100.

MACHLINE, Claude et al. Manual de Administração da Produção . Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1986, vol. 2. Cap. VI, pp. 247-269.

PEREIRA, E. C. O. ERDMANN, R. H. A evolução do planejamento e controle e o perfil do gerente de produção. Anais XVIII ENEGEP: Niterói, 1998

...

Baixar como  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »