TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Alimentação

Casos: Projeto Alimentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

1º parte

A experiência relatada foi desenvolvida na escola Municipal Mitã Rory pela área de Educação Física contemplando os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo do projeto aplicado é sensibilizar os alunos quanto aos hábitos alimentares corretos principalmente na ingestão de legumes , frutas e verduras.Tendo em vista que nesta idade os hábitos alimentares são fundamentais no desenvolvimento e crescimento saudável do corpo, este projeto foi desenvolvido ao observar que os alunos no momento do lanche não ingeriam os legumes e as verduras, constatando esta problemática foram planejadas e desenvolvidas várias ações pedagógicas para tentar sanar este problema.

De início foi realizada uma sondagem sobre o conhecimento que os alunos possuem sobre a importância dos legumes, frutas e verduras em nossa alimentação, em seguida foram distribuídos panfletos coletados nos postos de saúde, o mesmo foi lido e discutido em sala, após foram confeccionados cartazes sobre a alimentação e deixados como recurso visual na sala, também foi feito pesquisa na sala de informática e anotações que em seguida foram compartilhadas em sala de aula, cabe ressaltar que todas as informações que iriam sendo estudadas também eram trabalhadas pelas professoras regentes de sala, também foi passado um documentário sobre alimentação saudável destacando o valor energético dos alimentos.

Os jogos e brincadeiras desenvolvidos nas aulas foram todos contextualizados dessa forma não houve falta de interesse pelas atividades pelo contrário as mesmas se tornaram mais atrativas.

Para finalizar o projeto foi convidado um médico para falar com os pais e com os alunos sobre alimentação, houve uma preocupação que este médico já tivesse experiência e conhecimento sobre a comunidade indígena para que realmente a palestra fosse ouvida e compreendida.

Os resultados do projeto foram avaliados pelos próprios alunos que passaram a ingerir melhor os legumes , frutas e verduras no lanche, passando também a questionar aqueles que não ingeriam, além de explicarem com propriedade sobre a importância de uma boa alimentação.

O projeto foi muito satisfatório tanto na saúde dos alunos quanto na aprendizagem, afinal alunos bem alimentados aprendem mais.

2º parte

Ao analisarmos a prática pedagógica desenvolvida no projeto constatamos que uma prática para ser exitosa precisa partir de uma necessidade, nesse sentido consideramos que a prática descrita é exitosa pois contemplou uma diversidade de ferramentas e estratégias para suprir as necessidades de aprendizagem apresentadas pelos alunos.

Segundo Ausúbel a aprendizagem se define como uma mudança de comportamento, ou seja, o aluno adquire um número crescente de novas ações como forma de inserção em seu meio.

Gimeno Sacristán (1999) coloca que os efeitos das ações realizadas em sala de aula permanecem na pessoa, influenciando suas atitudes, os recursos utilizados no futuro, possibilitando uma análise do que se fez.

Mudanças essas que foram constatas no comportamento dos alunos que não ingeriam legumes, frutas e verduras e conforme as ações iriam sendo realizadas o comportamento dos mesmos eram correspondentes as estratégias e metodologias desenvolvidas pela professora.

No entanto cabe ressaltar que uma prática para ser exitosa em qualquer contexto precisa ser contínua e os resultados devem servir de feed back, ou seja avaliar a aprendizagem global dos alunos e a partir deste ponto apresentar novos conhecimentos respeitando sempre o nível de cada aluno.

Ao analisarmos o projeto concluiu-se que o mesmo pode ser reproduzido em qualquer contexto pois, os hábitos alimentares representam uma problemática de ordem mundial, sendo responsável por causar inúmeras doenças, portanto o mesmo pode ser aplicado em todo o Ensino Básico desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, apenas adaptando as metodologias e o conhecimento ao nível de aprendizagem dos alunos.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com