TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Coleção

Tese: Projeto De Coleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Tese  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

5.3 Coleção

Segundo Jones (2005), para que um projeto de coleção seja bem sucedido é necessário que, atenda as necessidades da marca, do público-alvo e seu segmento, alinhadas as novas tecnologias e as maiores apostas de tendências do mercado. A partir desse pressuposto o designer deve desenvolver uma coleção atraente aos próprios olhos, a empresa e também ao consumidor.

5.3.1 Projeto de coleção

A metodologia do projeto precisa ser estudada com foco no desenvolvimento de uma coleção para que haja um baixo custo, que pode ser obtida através de um sistema de simulação, que vai de um simples desenho a mão livre até recursos de informática populares. Quanto mais houver investimento nas fases iniciais, mais se economiza na elaboração de protótipos e da fabricação de ferramentas

De acordo com Lobach (2000), o processo de design é tanto um processo criativo quanto um processo de solução de problemas. É subentendida a existência de um problema que pode ser bem definido. São reunidas todas as informações do problema, analisadas e relacionadas criativamente entre si. Criam-se em seguida alternativas de soluções para o problema, que são julgadas segundo critérios estabelecidos. Ou seja, o papel do design é criar, elaborar e desenvolver um produto com o custo mais baixo possível, sem esquecer-se de ser inovador nos aspectos tecnológicos e visuais.

Notamos que para um projeto de coleção ser logrado com êxito, deve ser estudado com cautela, para prever os erros do desenvolvimento do produto e economizar. O ideal é sempre estar tentando melhorar o desenvolvimento criativo para tentar atender ao maior numero de exigências possíveis, para suprir as necessidades do consumidor e da empresa.

5.4 Pesquisa

Para desenvolver uma coleção, é necessário algumas definições para garantir que seremos bem sucedidos em nossas vendas.

A moda segue algumas tendências que precisamos conhecer antes de produzir roupas destinadas para venda. Temos que escolher os tecidos, os aviamentos, as cores e os modelos de acordo com essas tendências. Essa pesquisa vai direcionar para a escolha do tema da coleção, isso ajuda a coleção a manter um padrão.

A pesquisa pode ser feita pela empresa, através de publicações de moda como revistas e catálogos, bem como os sites da internet especializados na área ou contratar uma empresa terceirizada que pesquise as tendências do mercado global ou local, facilitando o processo criativo do designer.

A agência, WGSN, que é especializada em pesquisas de tendências, se diz capaz de capacitar as empresas a antecipar tendências futuras, aumentar a velocidade para o mercado, tomar decisões informadas, produtividade Drive e eficiência da cadeia de abastecimento, reduzir os custos de viagem, minimizar o risco de investimento e maximizar o ROI. Já a INSPIREMAIS faz foruns de tendências por todo o Brasil, muitas vezes em parcerias com fabricas ou com o empresas relacionadas a moda.

Para criar uma coleção é necessário antes, fazer uma pesquisa de mercado sobre tendências, público-alvo da marca e suas características sociais, culturais, físicas, e financeira. O ideal é criar ou manter a identidade da marca, sem deixar de lado a inovação no design e na tecnologia têxtil,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com