TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção

Monografias: Projeto De Intervenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

JUÇARA SANTOS

PROJETO SOBRE PREVENÇÃO USO DE DROGAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS INTERNAÇÃO PROVISÓRIA

Feira de Santana

2104

EDUCADORES DE MEDIDAS

Colaboradores:

Antonio Jorge (Gerente)

Hilda França (Coordenadora de Saúde Integral)

Edite Ribeiro (Coordenadora Pedagógica)

Pâmella Rocha (Pedagoga)

Valnei Valadão (Coordenador de Orientador)

Feira de Santana

2104

INTRODUÇÃO

O contexto atual apresenta altos níveis de envolvimento de adolescentes e jovens com uso de álcool e outras drogas, gerando grandes problemas referentes à violência e morte de Jovens. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre problemas relacionados à estrutura familiar constata-se que 14% dos jovens infratores possuem pelo menos um filho, apesar da pouca idade, e apenas 38% deles foram criados pela mãe e o pai. Além disso, 7 em cada 10 adolescentes ouvidos pelo Justiça ao Jovem se declararam usuários de drogas, sendo este percentual mais expressivo na Região Centro-Oeste (80,3%). A maconha aparece como o entorpecente mais consumido, seguida da cocaína e do crack. A maior parte dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação (73% dos 14.613 processos analisados) teve seus casos julgados pela Justiça com sentença definitiva, contra a qual não cabe mais recurso. O Nordeste e o Norte foram às regiões onde o CNJ verificou o maior percentual de jovens internos que ainda aguardam julgamento de seus processos (33% e 27% respectivamente).

Neste sentido, verifica-se a necessidade de desenvolver ações de prevenção devem ser pautadas em princípios éticos e pluralidade cultural, orientando-se para a promoção de valores voltados à saúde física e mental, individual e coletiva, ao bem-estar, à integração socioeconômica e a valorização das relações familiares, considerando seus diferentes modelos.

Assim este projeto apresenta elementos que direcione novas possibilidades de desenvolvimento humano incentivando a novas práticas para se obter vida, acesso aos bens culturais, incluindo a prática de esportes, cultura, lazer, a socialização do conhecimento sobre drogas, o fomento do protagonismo juvenil, da participação da família, da escola e da sociedade na multiplicação dessas ações.

Desta forma, este projeto se ancora nos seguintes

Objetivos: Disponibilizar aos educandos e sócios educadores presentes informações atualizadas acerca do consumo de álcool e outras drogas e sua interface com a temática violência, focalizando a prevenção numa perspectiva de direitos humanos e saúde pública; Conscientizar os educandos sobre os perigos do uso álcool e outras drogas; dirigir as ações educativas preventivas de forma continuadas com foco no individuo e seu contexto sócio cultural, buscando incentivar a diminuição e o não consumo de álcool e outras drogas; Estimular a participação ativa dos educandos em ações de prevenção e promoção da saúde;

METODOLOGIA E ETAPAS DO PROJETO

Os métodos para aplicação das medidas socioeducativas são pedagógicos, sociais, psicológicos e psiquiátricos, usando sobre tudo a integração do adolescente em sua própria família e na comunidade. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Neste sentido, a proposta desta atividade é desenvolver medidas socioeducativas com a finalidade de estimular a mudança dos hábitos e costumes na vida dos educandos.

O projeto será realizado em cinco etapas, como segue no cronograma, no turno matutino no espaço de convivência da internação provisória.

ETAPAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com