TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Educativo Transdisciplinar Para A Educação Infantil Ou Séries Do Ensino Fundamental

Casos: Projeto Educativo Transdisciplinar Para A Educação Infantil Ou Séries Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  2.541 Palavras (11 Páginas)  •  1.780 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO DE INTERAÇÃO E ENSINO

PEDAGOGIA

Acadêmicas:

Jeniffer..........................RA...........

DIDATICA

PROF DISTANCIA: Prof.

Campo Grande,MS

Março/ 2014

Introdução:

A professora tendo a ideia de montar o projeto chapeuzinho vermelho, foi com o proposito de tornar sua aula um pouco mais atrativa para os alunos, dinâmica, com a finalidade de estar mais próxima aos alunos, em deixar de valorizar a Língua Portuguesa, usando veículos de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, assim desenvolvendo a linguagem da leitura e da escrita, trabalhando também o resgate da infância, relembrando cantigas antigas, brincadeiras etc.

COTIDIANO ESCOLAR

As séries iniciais são importantes para as crianças, é um encontro entre professor e aluno, onde os sentimentos e os interesses se afloram, o comportamento professor aluno ficam marcados para sempre, e foi visando saber um pouco mais sobre esse afeto professor e aluno, que participamos da aula no pré da escola de educação infantil EDUARDO OLIMPIO MACHADO. É mútua a afetividade entre professor e aluno. Na sala existem alunos com comportamentos variados, desde o mais calmo ao mais enérgico, alguns com raciocínio mais, outros com uma capacidade incrível de absorção de informação, sala mista com muitos meninos e meninas, ao todo são 21 alunos.

As atividades em sala de aula são aplicadas apartir do desenvolvimento de cada aluno, para aqueles que têm certo grau de dificuldade, são desenvolvidos trabalhos diferenciados, visando sempre o mesmo contexto. A professora tem total domínio da sala de aula, antes das atividades propostas existe uma conversar para estabelecer vínculos para que amenize possíveis conflitos em sala de aula que é quase impossível não existir, pois a sala de aula é um lugar onde todas as emoções se afloram, pois foram estabelecidos os combinados antes, e é explicado que para cada ato existe uma conseqüência.

TEMÁTICA

A temática aborda no cotidiano escolar, promovem ao professor e ao aluno a possibilidade de discutir fatos e acontecimentos que ocorrem em nosso dia a dia, tais como a solidariedade, a justiça, a importância do dialogo e a violência se mostra com diversas faces, entre outros. Essas temáticas dá espaço para discussões e debates que fala sobre o que acontece na sociedade, que se encontra menos tolerante e mais estressada, agressiva, a falta de solidariedade, a falta de respeito, ate a falta de amor próprio causa transtornos e conseqüências para toda vida de um ser, embora eles pareçam tão pequenos, nota-se que através de uma boa conversa e porque não dizer, através de desenhos assistidos por eles, acaba de alguma forma despertando a atenção e curiosidade de cada um, que resulta em questionamentos, onde o professor muitas vezes fica sabendo um pouco do que acontece na vida daquele aluno fora da escola. Portanto o que se discute hoje em sala de aula vai refletir amanha na vida de qualquer pessoa, seja para o bem ou para o mal, o começo da formação de caráter social desse ser, será determinante em sua vida.

Podemos abordar assuntos através de varias formas e uma delas são os projetos.

Projeto Chapeuzinho Vermelho

Componente Curricular: Língua Portuguesa.

Eixo Temático: Linguagem oral/ Prática de Leitura/ Produção de Texto/ Análise e Reflexão da Língua.

Noções e Conceito: Nome Próprio; Alfabeto maiúsculo e minúsculo; Sequência Alfabética; Textos de diferentes gêneros . Contos de Fadas (Projetos Chapeuzinho vermelho).

Habilidade: Identificar o alfabeto maiúsculo e minúsculo, fazendo o uso coreto do mesmo. – Escrever corretamente o nome completo; Relacionar o seu nome com os nomes dos colegas; Identificar num conto personagens da história, tempo , espaço e sequência da história.

Situação Didática: - Leitura e escrita de textodiversos; Projeto Chapeuzinho Vermelho(ouvir a história do Chapeuzinho Vermelho, cantar a musica ,produzir textos diversos, confeccionar um teatro de varas, dramatizar a história , Escrita de palavras com letras móvel, caça-palavras, cruzadinhas,Receita (música), Reescrita coletiva do texto.

Recursos: caderno, lápis, borracha, quadro, giz, CD, Livro de história “Chapeuzinho Vermelho”, varetas e cartazes.

Avaliação: Será consideradoa participação em todas as atividades propostas e avaliação diagnóstica.

DESENVOLVIMENTO:

Apresentação das atividades propostas aos alunos

E .M. Dr. Eduardo Olímpio Machado

Campo Grande ____ deMarço de 2014.

Professora:___________________.

Aluno (a): _____________________.

Rotina: - Pauta; - Combinado; - Calendário; -Roda de Leitura: Música da História da Chapeuzinho Vermelho.

LOBO MAU ( BRAGUINHA )

Eu sou o lobo mau

Lobo mau, lobo mau

Eu pego as criancinhas

Pra fazer míngua!

Hoje estou contente,

Vai haver festança, tenho um bom petisco

Para encher a minha pança

CHAPEUZINHO VERMELHO

Lobo mau já morreu, agora estamos emfesta

Posso brincar com ascriança

E passear nas flores

E. M. Dr. EDUARDO OLÍMPIO MACHADO

CAMPO GRANDE _____ de MARÇO de 2014

PROFESSORA: ________________________.

ALUNO (a): _________________________.

ROTINA:

- Pauta

-Combinado

- Calendário

-Roda de Leitura: Leitura de Cordel

Componente Curricular: Matemática.

Eixo Temático: Números e operações/ Tratamento da informação

Noções e Conceito: Leitura e escrita de números; Antecessor e sucessor de um número; Utilização dos fatos fundamentais da adição e da subtração, a partir de situações-problemas; Projeto Chapeuzinho Vermelho ( situação problema envolvendo as 4 operações Monetário Brasileiro, dobro e triplo).

Habilidades: Ler, escrever, comparar e ordenar números até 100; Utilizar os fatos fundamentais da adição e da subtrações – problemas, compreendendo a ideia de juntar de juntar, acrescentar, tirar, comparar e completar.

Situação Didática: Atividade de fixação, ábaco ditado de número utilizado material dourado e jogos diversos.

Recursos: caderno, lápis, borrachas, quadro, giz, calendário, lápis de cor, material dourado, ábaco.

Avaliação: Será considerada a participação em todas as atividades propostas e avaliaçãodiagnóstica.

AVALIAÇÃO PROPOSTA AOS ALUNOS

Componente Curricular: História, Geografia e Ciência.

Eixo Temático: O homem em seu tempo de espaço e vivência; Formas de perceber o tempo e o espaço; Recursos Tecnológicos e Terra e Universo.

Noções e conceitos: Animais, Alimentação, Matéria- Prima, Plantas, Zona Urbana e Rural , Meio de transporte e Estação do ano.

Habilidades: Identificar as caraterísticas de um animal, bem como , sua alimentação e seu habitat; Compreender a transformação dos alimentos e sua origem ; Identificar

elementos da paisagem urbana e rural,; Identificar os meios de transporte e suas funções e Identificar as estações do ano.

Situação Didática: atividades de fixação.

Recursos: caderno, lápis, livro de história Chapeuzinho Vermelho.

Avalição: Será considerada a participação em todas as atividades propostas e avaliação diagnóstica.

ATIVIDADES DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E CIÊNCIAS

1) Marque com (x) as características do lobo:

( ) feroz ( ) mamífero ( ) carnívoro ( ) doméstico ( ) quadrupede

( ) manso ( ) herbívoro ( ) corpo coberto de pelo ( ) selvagem

( ) bípede.

2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pelos.

Escreva o nome de cinco animais que tem as mesmas características.

3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos?

4) De onde vem a água que os animais bebem?

5) Escreva nomes de plantas que servem de alimentação para o homem?

6) Escreva nomes que chapeuzinho levou para vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria- primaque serve de alimento para o homem e animais? Ele pode ser transformação em vários produtos industrializados. Diga o nome de alguns.

7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria- prima.

Leite Carne

Tomate couro

8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais?

9) Você tem cachorro em casa? Quais cuidados que você, deve ter com ele?

10) Como deve ser o local onde os animais vivem.

OBJETIVO DO PROJETO CHAPEUZINHO VERMELHO

Resgatar as histórias das primeiras infâncias, procurando trabalhar com as crianças para aprendizagem das da leitura e escrita de uma maneira mais inocente e fácil de ser assimilada,

Trabalhando com leitura corporal e a gesticulação, enturmando professor com aluno, aluno com aluno.

Assim gerando uma relação afetiva entre professor e alunos e no ambienteescolar, fazer com as crianças reflitasobre princípios éticos, morais, culturais, com apresentação de vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvimento de argumentar.

Procurando fazer os alunos apreender á desenvolver textos narrativos, descritivos, bilhetes, receitas, anuncio, e procurar trabalhar de todas as formas com linguagem oral e escrita.

PLANEJAMENTO DE ARTES:

COMPONENTES CURRICULARES: Educação Artística

EIXO TEMÁTICO: Pintura da Mascara do personagem do Lobo Mau / Recortar o desenho do lobo mau

NOÇÕES E CONCEITOS: Leitura do livro do conto chapeuzinho vermelho, cores primarias e secundarias, pintura , colagem, recortes.

Habilidades: Aprender definir as cores, Ao segurar o lápis possuir coordenação motora,Quando o aluno segurar a tesoura para recortar obter mais força nos dedinhos e na mão para recortar auxiliando na coordenação motora, trabalhando o físico e mental.

Situação Didática: pintura, colagem, recorte, montagem da mascara do lobo mau.

Recursos: atividade xerocopiada, lápis de cor, tinta guache, pincel, tesoura, lápis e borracha,

Avaliação: Será avaliado aquelealuno que participa, se o aluno tem alguma dificuldade de definir as cores, observar se aluno tem alguma dificuldade na coordenação motora.

Relatório do desenvolvimento do Projeto Chapeuzinho Vermelho

O Projeto Chapeuzinho Vermelho, foi trabalhado no dia 25 de Março de 2014, no Programa Mais Educação, a professora trabalhou vestida de chapeuzinho vermelho e propôs as crianças uma cesta de café da manhã, com bolo, balas, pirulitos, e refrigerante, com atividades de língua Português, Matemática, Ciências, História Geografia e Artes, as crianças se divertiram bastantes, todas as atividades propostas foram feitas , todas as crianças participaram , tiraram fotos, as crianças criaram um vinculo com a professora teve uma total interação entre a professora e os alunos com muito respeito, carinho, e cooperação com a professora, sendo que entre os alunos ouve os mesmos processo.

A criança é um grande pesquisador

A criança busca o seu próprio meio de trabalho, ela cria o seu próprio material, a criança se expressa, ela argumenta, questiona e apresenta fundamento do que diz, amadurece como sujeito capaz de algo próprio, a criança constrói sua própria história. Na entrevista com Pedro Demo, ele relata sobre a busca da criança pela educação construtivista, aquela criança que desperta sonhos e curiosidades.

A pesquisa é o significado doprocesso educacional, independentemente do nível de ensino. É necessário primeiro distinguir a pesquisa como principio cientifico. No ramo pedagógico devemos trabalhar de modo educativo, não como construção de técnica do conhecimento. É uma educação que questiona osindivíduos o saber e o pensar.

Hoje estamos em uma educação de ter história própria e não copiada.

Bibliografia

ENTREVISTA COM PEDRO DEMO WWW.CRIANCAEUMGRANDEPESQUIZADOR.COM

Cite: pts.slideshare.net/SILVANA222/projeto-chapeuzinho-vermelho-educaçao-infantil

www.projeto.chapeuzinho.vermelho

Livro Educação Artística

Autoras: Célia de Deus Diniz /Solange Valadares volume:1 Editoras FAPI

...

Baixar como  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »