TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Eleitoral da Escola Primária

Projeto de pesquisa: Projeto Eleitoral da Escola Primária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE AULA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I

Tema da aula: Projeto eleição no ensino fundamental Data: 15/09/14

Aula para: Ensino Fundamental (I) – 4º ano Disciplinas: Português, Artes e Matemática.

1. Conteúdos:

Neste projeto serão abordadas as disciplinas de Língua Portuguesa, Artes e Matemática. A Língua Portuguesa será através de leitura e escrita informal, e elaboração de discussões, em Artes a confecção de cartazes, urnas, cédulas eleitorais e título de eleitor, e Matemática será trabalhado os números de candidatos, de eleitores, vagas e horário dos programas eleitorais.

2. Objetivos:

Esse projeto tem como finalidade mobilizar os alunos e conscientizá-los da necessidade de votar como exercício da cidadania, promover momentos de discussão de ideias, estimular a procura de informações para seu plano de governo, compreender a cidadania como participação social e política. Levar os alunos a compreender seus direitos e obrigações. Possibilitar uma vivência real da cidadania, mostrando aos pais como é possível o desenvolvimento de um processo eleitoral em que o importante seja sua proposta de governo e condenando veementemente a venda do voto, a propaganda enganosa e o desrespeito ao ser humano nos comícios e nas músicas de campanha. Compreender características fundamentais das eleições, construindo a noção de identidade nacional.

3. Recursos:

• Pesquisar e explicar o processo de eleição do Brasil;

• Analisar propagandas e programas eleitorais;

• Desenvolver um processo de eleição da escola.

• Cartolina para confecções de cartazes e urna;

• Sulfite para confecção cédulas eleitorais e título de eleitor;

4. Estratégias:

Duração: 40 minutos

Pesquisar como é o processo de eleição no Brasil, sendo democracia e explicar. Refletir sobre como a propaganda eleitoral e os programas eleitorais são desenvolvidos e analisar como essa informação é passada a população através também de panfletos e que tipo de texto é utilizado nele.

Simular uma eleição na classe de representante de sala para que os alunos entendam na pratica como funciona uma sessão de votos, contagem e posse.

a) Introdução ao tema da aula:

É necessário, desde cedo as crianças entenderem sobre os procedimentos e cuidados onde a decisão tomada implicará diretamente em um novo dirigente para a cidade, estado e país onde vivem. Com isso vemos a necessidade de motivar a criança na interação dos seus direitos e deveres, pois fará parte de sua vida e que através disso ela possa compreender e desenvolver o mundo que a rodeia, buscando a sua realização como ser humano.

b) Desenvolvimento da aula:

O professor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com