TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Em Pesquisa Social

Casos: Projeto Em Pesquisa Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  2.181 Palavras (9 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

TUTOR-

6º PÉRIODO

Desafio de Aprendizagem do modulo de Projeto de Pesquisa em Serviço Social, ministrada pelas Prof. ª a distancia

e sob a orientação da tutora presencial Prof.

Novembro de 2013

Introdução:

O presente Projeto apresenta um esboço sobre a educação no Brasil. Pois a situação da educação em nosso país tem sido alvo de grande preocupação. Devido há um grande desinteresse por parte do governo em investir na área da educação e também a desvalorização em adquirir conhecimento vindo da população.

Ciência, Metodologia e Trabalho Cientifico (ou Tentando escapar dos horrores metodológicos)

Os estudos sobre a ciência têm oferecido uma série de argumentos contrários àquela ideia de ciência que demonstra as coisas, que descobre os fatos e comprova as teorias. Alguns estudos, voltando ao passado, mostravam como certas controvérsias científicas haviam sido resolvidas. Eles mostram que nem sempre a teoria ou a “posição vencedora” detinha as melhores evidências. Alguns cientistas sociais buscaram observar diretamente o cotidiano do interior dos laboratórios. As narrativas que eles nos ofereceram não mostram algo como a descoberta de fatos ou leis. Elas indicam que os fatos científicos são engenhosamente fabricados no interior dos laboratórios e instituições de pesquisa.

No conjunto, toda essa trajetória da reflexão sobre a ciência (que incluiu muitos autores que nem sequer foram mencionados) convida a abandonar de vez aquela noção de que a ciência é uma forma de descobrir a verdade, de demonstrar o que de fato acontece. Essa trajetória no pensamento sobre a ciência nos incita a ver e compreender a ciência como um modo de produzir narrativas, um modo de conversar, um modo de construir argumentos.

Nessa perspectiva, a elaboração de um trabalho científico pode ser vista como uma construção de argumentos feita com a intenção de convencer certo grupo de pessoas, certo auditório específico, a saber, a comunidade de cientistas à qual pertencemos. Toda vez que desejamos convencer alguém através de nossos argumentos, convém tomar como ponto de partida alguns pressupostos que não são controversos, ou seja, que partilhamos com o auditório a que nos dirigimos.

O que parece caracterizar a ciência é que o valor de um trabalho científico é atestado pelos concorrentes. Portanto, a crítica faz parte da dinâmica da produção do conhecimento científico. Em outros termos, a produção do conhecimento científico tem um caráter fiduciário (Box 5), ou seja, sempre partimos de um conjunto de conhecimentos que não colocaremos em dúvidas, tomando-os como se fossem verdades. Enfatizo a expressão “como se fossem” para destacar o aspecto convencional inerente a tais premissas.

O caráter necessariamente fiduciário da produção do conhecimento em geral pode ser ilustrado pela constatação da absoluta disparidade da capacidade de leitura de um ser humano ao longo da sua vida e a quantidade de escritos já produzidos (Box 6). Isto obriga-nos a participar da construção do conhecimento necessariamente a partir de um amplo conjunto de conhecimentos que consideramos a priori válidos, pelo simples “ato de fé” nos juízos cognitivos da comunidade à qual pertencemos. Portanto, alguém que queira produzir um trabalho científico precisa conhecer bem esses pressupostos partilhados da comunidade científica na qual se inscreve ou pretende se inscrever.

Na perspectiva da ciência que ora defendemos, só é possível produzir conhecimento científico utilizando um conjunto de contribuições teóricas de outros autores, e dialogando com tais contribuições. Utilizo aqui o termo contribuições teóricas para indicar um conjunto bastante heterogêneo. Ele pode incluir alguns conceitos ou categorias utilizadas por algum autor e que de algum modo nós utilizamos (por exemplo, a noção de campo, proposta por Bourdieu, ou a noção de paradigma, proposta por Kuhn). Ele também pode incluir hipóteses, possibilidades de explicação de um fenômeno, ou pistas oferecidas por algum autor que levamos em conta na construção de nossa pesquisa. Como pode ser também formado por abordagens mais gerais de um conjunto de fenômenos, ou por uma tentativa mais sistematizada de explicar ou de compreender esse conjunto de fenômenos – o que é comumente denominado „teoria‟. O que caracteriza uma contribuição teórica é ela ser uma formulação criativa feita por alguém. É óbvio o imperativo de indicar de quem tomamos cada uma das contribuições teóricas que utilizamos.

As técnicas de pesquisa (ou se preferirem, os métodos de pesquisa) podem ser vistas como modos de construção de argumentos. Ou seja, elas são procedimentos que visam convencer alguém acerca de algo. Há uma série de regras metodológicas, ou melhor, regras e normas que regem (ou devem reger) a aplicação dessas técnicas. Essas regras são compartilhadas e integram também aquilo que Kuhn chamaria de paradigma (ou matriz disciplinar). Essas regras podem ser consideradas por certa comunidade científica como modos considerados legítimos de construir argumentos. Em outros termos, se, para a produção do conhecimento científico, tivemos que romper com o senso comum, muitas vezes nos apropriando ou mesmo desenvolvendo um vocabulário exotérico, e utilizando ferramentas teóricas e práticas investigativas por vezes bem distantes do senso comum, para dar seguimento a nossas aspirações de ir além dos pares, precisamos de outra ruptura, que nos permita retornar ao senso comum, resgatar a clareza das nossas ideias, de modo que nosso conhecimento seja apropriável por aqueles que, ao fim e ao cabo, contribuam para a transformação com a qual sonhamos.

Projeto de Pesquisa

Tema :

Educação

Problema:

A Educação Geral no Brasil

Justificativa:

O Brasil apresenta, de forma agravada, algumas características próprias de países em desenvolvimento, entre as quais a uma enorme desigualdade na distribuição da renda e imensas deficiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com