TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Fazendo Arte

Dissertações: Projeto Fazendo Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto

FAZENDO ARTE

Rio Novo do Sul – ES

Abril de 2010

Índice

I – APRESENTAÇÃO

II - JUSTIFICATIVA

III – OBJETIVOS

IV – ÁREA DE ABRANGÊNCIA

V – BENEFICIÁRIOS

V I – METAS

VII – SISTEMÁTICA OPERACIONAL

VIII – RESULTADOS ESPERADOS

IX – AVALIAÇÃO

I – APRESENTAÇÃO:

A educação transforma vidas e fornece base e conscientização num contexto geral, o presente projeto prevê implantar metodologia inovadora na educação, para absorção infanto-juvenil, estando fora ou no do contexto escolar, trabalhando de forma lúdica questões educacionais e culturais, envolvendo pais e/ou responsáveis, em abordagem informal visando um processo continuo, reativo e pro ativo de aprendizagem sobre assuntos relevantes como; religiosidade, cultura, recreação e lazer.

II – JUSTIFICATIVA

O Estatuto da Criança e do Adolescente especifica que toda criança deverá estar protegida de ações que possam prejudicar seu desenvolvimento. No entanto, a realidade de transgressão a esse direito atinge uma parcela significativa de crianças, que têm seu cotidiano permeado por variadas formas de violência, sua visibilidade, no entanto, vem ganhando novos contornos, principalmente, na proporção e extensão que vem ocorrendo nas duas últimas décadas, no Brasil.

Se o direito a educação é assegurada na Constituição Federal de 1988, vem para afirmar as propostas cujo artigo 227 determina que:

É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, violência, crueldade e opressão.

O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), sancionada em 20 de Dezembro de 1996, reafirma estas leis:

Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

É através da educação que a sociedade atinge a capacitação individual, permite a compreensão da realidade e o meio em que vive, neste contexto, o Projeto FAZENDO ARTE, surge para resgatar a infância e proporcionar o acesso ao mundo imaginário e mágico da arte e cultura, reconhecendo a importância desse direito e a valorização da educação como fonte de desenvolvimento social.

Aproveitar o espaço já existente é a intenção, junto ao CRAS ( brinquedoteca), implantando o projeto, com apresentação de teatro, pinturas,leituras, recreação, reuniões exploraticas, integrando pais e/ou responsáveis à nova realidade de trabalhar princípios básicos da educação, temas relevantes para a formação do cidadão.

O projeto justifica-se pelo despertar crianças e adolescentes para o mundo das expressões artísticas, além de manter contato com toda família, não se pode dissociar o homem a arte.

Visando ocupar o tempo ocioso de forma produtiva e criativa, a fim de evitar situações de violência física e psicológica, exploração infantil, riscos de acidentes, entre outras vulnerabilidades que estão sujeitas proporcionando-lhes condições para o fortalecimento da auto-estima, expandir a arte é transmitir às pessoas a valorização do seu eu através de uma linguagem própria, e assim entender as diferenças, confrontando-as, unificando-as e conhecendo-as. A arte traz em sua bagagem a globalização em que estamos inseridos, e através da musica, do teatro, da pintura e de tantas outras formas de expressão artística é que abrimos nossa mente e a tornamos mais ativa proporcionando maior agilidade e perspicácia na resolução de problemas.

As oficinas passam a ser um lugar de trabalho coletivo para construir junto um saber, dividindo-se em vários momentos. Estas oficinas provocam o movimento que analisa a realidade pessoal, grupal e coletiva.

III – OBJETIVOS

GERAL

Estabelecer um espaço atraente propiciando condições favoráveis ao desenvolvimento educacional e social, amplo integrando pais e/ou responsáveis às atividades, despertando a arte, educação e reflexão.

ESPECÍFICOS

• Fortalecer os valores éticos, morais e familiares;

• Oferecer um ambiente lúdico com atividades de lazer, educação e cultura;

• Conscientizar pais e/ou responsáveis sobre questões básicas de educação;

• Estimular vínculos afetivos entre pais e filhos;

• Desenvolver hábitos e responsabilidades;

• Ocupar o tempo ocioso;

• Respeitar a individualidade de cada um;

• Despertar a criatividade;

• Incentivar o auto conhecimento.

IV – ÁREA DE ABRANGÊNCIA

Crianças e adolescentes que residem no Município Rio novo do Sul.

V – BENEFICIÁRIOS

Crianças e adolescentes em idade escolar e seus responsáveis.

V I – METAS:

Dentre as metas previstas, destacamos as seguintes:

• Despertar o interesse pelas artes;

• Valorizar a cultura artística pessoal;

• Absorver crianças e adolescentes em idade escolar;

• Envolver pais e/ou responsáveis.

VII – SISTEMÁTICA OPERACIONAL

Tem-se observado importantes progressos das crianças, manifestados nos seus desenhos, dramatizações, textos, etc., que se apresentam de forma mais expressiva e variada. As crianças estão descobrindo que podem exprimir o seu próprio mundo e estão conhecendo outros universos, ampliando as próprias possibilidades de desenvolvimento e de expressão criativa. Estão descobrindo que têm valor, que existem e são importantes para outros.

Partindo deste pressuposto, “que a educação e a base de tudo” este projeto foi desenvolvido para atender às crianças e adolescentes em situação de risco social e pessoal, crianças e adolescentes em idade escolar, bem como seus familiares, residentes no Município de Rio Novo do Sul (ES). As atividades serão realizadas semanalmente, durante 12 meses, em 2 turnos (matutino e vespertino) , nos horários de 08 às 11:00h e 13:00 às 16:00 h, acolhendo 25 alunos por turno, sob do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O funcionamento das oficinas tem como finalidade principal a realização de atividades que promovam conhecimento e prevenção acerca da temática abordada, utilizando alguns métodos, tais como: Reuniões com as famílias juntamente com profissionais multifuncionais, nutricionista, advogado, pedagogo, psicólogo, médico, etc. abordagem através de apresentação de vídeos educativos, palestras, dinâmicas, passeios culturais (transporte cedido por parceiros), pinturas, teatro de fantoches e/ou em grupo executado pelas próprias crianças, entre outros, que promova noções de religiosa, cultual, social, utilizando métodos pedagógicos adequados e educativos.

Trabalhamos as várias áreas do conhecimento simultaneamente através de projetos didáticos de forma que a aprendizagem ocorra de forma significativa e contextualizada.

O projeto “FAZENDO ARTE” inicialmente trabalhará com 3 oficinas básicas:

OFICINA DO SABER: propicia um ambiente favorável ao desenvolvimento das crianças, onde podem experimentar descobrir e crescer, contando com o o apoio de profissionais capacitados e dedicados.Projeto oferece período para tarefas escolares, para ser produzidas fora do espaço escolar, bem como atividades para ajudá-las no aprendizado, tem como objetivo mostrar que a educação é o caminho para formar um cidadão crítico.

• Sugestões:

1. Caça-palavras

2. Dominó de letras e números;

OFICINA DOS ARTEIROS: brincar pode ser um modo integrar tempo e espaço. A brincadeira possui uma lógica imaginativa, lógico-lúdica; desta forma o adulto que não brincou pode resgatar seus impulsos lúdicos, vendo seu filho crescer e brincar com ele. Através do envolvimento da comunidade poderemos despertar nos adultos os preceitos de uma infância feliz.

Brincar com a arte é incentivar e resgatar vários tipos de brincadeiras com as quais as crianças já não têm mais contato por falta de espaço ou segurança (amarelinha, adivinha, bambolê, queimada, cama-de-gato, etc.) e essa iniciativa traz sempre muita alegria às crianças, pois o brincar é, para o universo infantil, a forma essencial e verdadeira de se comunicar com o mundo que as cerca, de se relacionarem com as pessoas, com os objetos, de descobrirem a si mesmas, de explorarem os espaços reais e também os imaginários. O brincar é a linguagem viva das crianças, elas constroem seu conhecimento com brincadeiras, jogos, jogos dramáticos, e jogos com regra e se os adultos estiverem em sintonia, enxergando a criança como uma pessoa em crescimento, seu afeto e respeito prevalecerão.

• Sugestões de brincadeiras:

1. Amarelinha;

2. Aboleta;

3. Chicotinho queimado;

4. Forca;

5. Que bicho sou eu?

OFICINA DE ARTE E CULTURA: A proposta é oferecer um espaço para a manifestação artística, de natureza pacífica, conectando elementos e técnicas, com uma orientação não interventiva. A oficina consiste em exercícios corporais de relaxamento, uma meditação introdutória, sintonizando com a energia de paz, e uma parte de prática artística (pintura).

Esta atividade abre espaço para outras formas de expressão artística, como a dança e a música.

Ao oferecer esta atividade com regularidade, pretendemos criar também um espaço de discussão sobre, a expressão artística, que é, em si, um recurso muito eficaz para colocar o ser humano em contato direto com suas potencialidades.

Promover o encontro de crianças com a arte do brincar. Através de técnicas manuais elas são levadas a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da sua cultura, gerando, portanto um sentimento de identidade e cidadania.

Sobras de papelão viram móbiles coloridos, bambolês se transformam em carros e livros de histórias infantis dão o contorno desse mundo de fantasia!!!!

O objetivo é oferecer um ambiente acolhedor, enfim, abrir um espaço para propor a expressão livre das emoções de cada pessoa, oferecendo a oportunidade de expressar a paz através da arte e também de transformar as emoções negativas em positivas. Nesse caso, a expressão artística é, em si, uma forma de meditação.

• Sugestões:

1. Pintura livre;

2. Teatro;

3. Contos;

4. Filmes educativos, culturais e religiosos;

• Desafiando Gigantes

• A virada;

• Prova de fogo;

• Compromisso Precioso;

• Ponte para Terabíthia.

VIII - RESULTADOS ESPERADOS:

Espera-se a conscientização das crianças, adolescentes e pais e/ou responsáveis e por conseqüência a comunidades em geral, a promoção de valor social, cultural e religioso, bem como a valorização do amor e respeito ao próximo, entendendo a relevância do valor social a fim de que estes tenham mesmas condições e oportunidades de se inserirem na sociedade como pessoas, conscientes e com percepção critica e analítica.

IX – INVESTIMENTOS:

PROJETO “FAZENDO ARTE”

DISCRIMINAÇÃO QTD P.UNIT TOTAL

TV 29" 1 R$ 599,00 R$599,00

APARELHO DVD 1 R$ 129,00 R$129,00

DVD's DIVERSOS 20 R$19,90 R$398,00

FANTOCHES DIVERSOS 15 R$14,90 R$ 94,40

LIVROS INFANTIS 30 R$ 1,99 R$ 59,90

TINTA GUACHE 100 R$0,60 R$60,00

PINCEL 50 R$0,30 R$ 15,00

R$1355,30

X – AVALIAÇÃO:

O acompanhamento e a avaliação serão executados através do interesse e participação das pessoas envolvidas no projeto: como recebeu a proposta, levantamento de questionamentos, sugestões, etc.

...

Baixar como  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »